Menu
Busca segunda, 18 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
AGRICULTURA

Ferrugem volta a assombrar lavouras de soja

23 junho 2015 - 09h20

Terror dos sojicultores no início do século, a ferrugem asiática pode ressurgir como uma ameaça grave às lavouras brasileiras nos próximos anos. Estudos conduzidos pelo consórcio nacional de combate à doença comprovaram cientificamente que o fungo Phakopsora pachyrhizi está se tornando resistente aos principais químicos utilizados no seu controle. Sem a perspectiva de entrada de novas moléculas de fungicidas no mercado, especialistas alertam que é preciso revisar os protocolos de manejo para que a doença não fique sem controle.

O problema é monitorado no campo desde 2004, em lavouras experimentais espalhadas por todo o país. “Percebemos que os produtos vêm perdendo eficiência porque o fungo [causador da ferrugem] está ficando menos sensível aos defensivos”, aponta a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy.

A especialista explica que os fungicidas utilizados para controlar a ferrugem se concentram em três modos de ação: triazóis, estrobilurinas e carboxamidas. O aumento no número de aplicações anuais e a longa janela de cultivo favoreceram a seleção natural de fungos mais resistentes ao trio, aponta. “Moléculas que controlavam até 90% dos fungos causadores da doença tiveram a eficiência reduzida para um intervalo entre 20% e 40%”, detalha.

A resistência já era esperada pelos técnicos, mas preocupa pela rapidez com que aconteceu. “Isso ocorreu com outras doenças fúngicas. O problema é que há casos extremos de até dez aplicações do produto na mesma área, indicando que houve erro no manejo da ferrugem”, salienta o agrônomo e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, Erlei Reis. Como não há previsão de entrada de novos químicos no mercado brasileiro no curto prazo, o quadro pode se agravar. “O que preocupa é a possibilidade resistência múltipla, que poderia nos deixar sem nenhum químico disponível para fazer o controle”, complementa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Beneficiários de programas sociais tem conta de luz com tarifa reduzida
DOURADOS
Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino começa nesta segunda-feira
TRÊS LAGOAS
Polícia Federal prende seis e apreende quase uma tonelada de cocaína
INFORME PUBLICITÁRIO
Altas temperaturas elevaram consumo de energia em MS
TEMPO
Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
SHOWBIZZ
Isis Valverde completa 32 anos, posa de biquíni e filosofa na web
CICLISMO
Bonito Cross fecha primeira edição com Mountain Bike e Duathlon
UFGD
Estão abertas as inscrições para o 6º Festival Douradense de Música
ECONOMIA
Ao menos 14 órgãos abrem inscrições para preencher quase mil vagas
EMPRÉSTIMO
Sem regra rígida para consignado, bancos mantêm assédio a idosos

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncia anônima, Polícia fecha “boca de fumo” no jardim Itália
POLÍCIA
Para defender a mãe de agressão, adolescente mata padrasto a tiros
Homem é assassinado a tiros de pistola na região de fronteira
TRÁFICO
Homem de 27 anos é preso com 185 quilos de maconha em residência