Menu
Busca quarta, 12 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
CRIME AMBIENTAL

Fazendeiro é multado em R$ 1,5 mi por desmatamento

25 setembro 2017 - 10h14

Durante fiscalização nas propriedades rurais na região do Pantanal do Rio Negro, no município, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana autuaram ontem (24) à tarde, um fazendeiro por desmatamento ilegal.

O proprietário rural desmatou uma extensa área de 1.500 hectares de vegetação nativa, medidos em GPS pelos Policiais, na propriedade localizada às margens do Rio Negro, com uso de máquinas de esteiras, derrubando diversas árvores de grande porte. Este foi o maior desmatamento registrado pela PMA nos últimos dois anos.

O infrator apresentou aos Policiais, uma licença ambiental (Autorização Ambiental Eletrônica) para a limpeza de pastagem, que não permite o desmatamento, o qual envolvia árvores de grande porte.

A licença de limpeza só permite a derrubada de arbustos, com diâmetro abaixo de 32 centímetros na altura do peito (Circunferência a altura do Peito - CAP, que é considerada a 1,30 metros de altura da vegetação), com uso de roçadeiras ou foices. Essas licenças são retiradas online no site do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), para facilitação aos proprietários rurais, em razão de serem atividades de baixo impacto, porém, alguns proprietários aproveitam para realizar desmatamentos e tentam justificar com essas autorizações.

As atividades foram paralisadas e as máquinas apreendidas. O proprietário da fazenda, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.500.000,00 pelo desmatamento ilegal na fazenda. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PARDA), junto ao órgão ambiental.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AREZZO
Eu apoio o projeto Natal para Todos - Dourados Brilha
DOURADOS
DOF recebe PMs de Goiás para curso especializado
ARTIGO
Tempo de balanço... da vida!
TRAGÉDIA
Catedral de Campinas recebe flores em homenagem a vítimas de atirador
FRONTEIRA
Homem é preso após ser flagrado guinchando carro com droga
ESTADO
Contribuintes com débitos de ICMS já podem aderir ao Refis 2018
CAMPO GRANDE
Confusão por dívida termina com morador de rua ferido na cabeça
TEMPO SECO
Dourados tem manhã com sensação térmica acima dos 35ºC
DOURADOS
Vereador diz que votará em chapa encabeçada por Pepa
CULTURA
Projeto reúne seis corais no Shopping Avenida Center

Mais Lidas

DOURADOS
Contador e esposa são presos na segunda fase da Operação Pregão
TRAGÉDIA
Neto matou avó com duas facadas nas costas
TRAGÉDIA EM ITAPORÃ
Antes de assassinato, menor discutiu com a avó porque queria vir para Dourados
DOURADOS
Polícia prende acusado de agredir e esfaquear idosa em assalto