Menu
Busca quinta, 17 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
CULTURA

Estudantes da Rede Estadual de Ensino exibem seus talentos em Mostra Cultural

23 outubro 2017 - 13h50Por Da Redação

Durante dois dias, Campo Grande foi palco de exposição de pinturas em tela e apresentações de música, dança, teatro, cinema, capoeira e circo dos estudantes de mais de 100 escolas da Rede Estadual de Ensino, durante a Mostra Cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul e MS in Concert, realizados pela Secretaria de Estado de Educação (SED), nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Nesta edição, toda a temática foi relacionada à celebração dos 40 anos de Mato Grosso do Sul, ressaltando os elementos culturais e artísticos que caracterizam o Estado em suas diferentes regiões, como os costumes, as tradições, os povos e as contribuições culturais. “Este é um momento ímpar, de muita alegria para os estudantes, que podem mostrar o que estão fazendo para valorizar a nossa cultura”, afirmou a secretária da SED, Maria Cecilia Amendola da Motta.


Abrindo a Mostra, o grupo de teatro da EE Joaquim Murtinho se inspirou nas palavras de Manoel de Barros para uma apresentação que destacou os desafios e pressões do cotidiano. Para a integrante do grupo, Maria Eduarda, o momento foi de emoção. “Estava todo mundo muito nervoso e ansioso, mas quando a gente subiu ao palco se entregou, e foi maravilhoso”, explicou a estudante do 3º ano do ensino médio, que a partir do ano que vem, terá que conciliar a paixão pelo teatro com a universidade. Maria Eduarda pretende cursar Física.

Jonilson Silva da Cruz é professor na EE Dom Bosco, de Corumbá, e, duas vezes por semana, no contraturno das aulas, orienta 16 estudantes no projeto de dança da escola. “Trabalhamos muito com a tradição folclórica, com a regionalidade. Desenvolvemos um trabalho de pesquisa antes de montar a coreografia. E poder se apresentar é muito importante para eles, porque enriquece e ajuda a ver como os colegas estão trabalhando”, explicou o professor, que da plateia não conseguia conter a alegria e o orgulho de seus estudantes dançarinos.

Como parte da programação da Mostra, o Festival de Música das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul – MS in Concert 40 Anos, que recebeu, nas duas noites do evento, orquestras e conjuntos compostos por estudantes da Rede Estadual, a maioria integrante do Programa “Arte e Cultura na Escola”, desenvolvido no contraturno escolar com atividades artísticas variadas.


Este ano, a Mostra Cultural contou com uma novidade, participações especiais que, além de enriquecer o evento, inspiraram os estudantes, que puderam ver de perto artistas consagrados do Estado. Entre os convidados, o cantor Chicão Castro, que com sua banda abriu a primeira noite de apresentações do MS in Concert. Para ele, que começou a carreira aos 15 anos de idade, o evento trouxe muitas lembranças boas. “Meu primeiro show foi no colégio onde eu estudava e comecei a tocar em outros colégios”, lembrou. Para os estudantes, o cantor deixou um recado: “nunca desistir dos nossos sonhos”.

O evento ainda contou com o espetáculo de dança “Deslimites”, do grupo Funk-se, baseado na obra do poeta Manoel de Barros; performance teatral do ator Isac Zampieri, com o poema “Águas”, de Manoel de Barros. No encerramento do MS in Concert, a trajetória da Música de MS 40 Anos com Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira, Ju Souc e Renan Nonato.

A abertura da Mostra, organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura da SED, foi prestigiada pelo secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery; e pelo presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda, parceiros do evento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARANHOS
Operação contra traficantes que abasteciam morros cariocas prende dois em MS
CRIATIVIDADE
Conheça a casa flutuante dobrável desenvolvida para vítimas de terremotos
ATENÇÃO
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana em MS
BALANÇO
Guarda apreendeu quase 2t de drogas na rodoviária de Dourados em 2018
EMBOSCADA
Dupla morta em atentado foi executada a tiros de pistola 9mm
BRASIL
Brasil bate recorde de mortes violentas em 2017
NOVELA
Nova personagem de Letícia Persiles aparece no presente em ‘Espelho da Vida’
TOMA LÁ, DA CÁ!
Comitiva do PSL com dois parlamentares de MS na China é chamada de "semianalfabeta" por "guru" de Bolsonaro
VINGANÇA
Após execução, fronteira entra em alerta para “guerra sangrenta” por domínio do tráfico
ATAQUE
Jornalista sofre 3º atentado em três anos e tem carro incendiado

Mais Lidas

DOURADOS
Rapaz assassinado em emboscada foi preso por tentativa de furto a caixa eletrônico
NOVA LEI
Multa mínima para quem capturar Dourado na próxima temporada de pesca será de R$ 2,7 mil
INQUÉRITO CIVIL
Denúncia leva MP investigar recursos destinados à Saúde de Dourados
DOURADOS
Seis são apontados por participação em emboscada que matou interno do Semiaberto