Menu
Busca quarta, 11 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Encontro de Iniciação Científica da Unigran fomenta a pesquisa acadêmica

19 novembro 2019 - 12h50Por Da Redação

O XIV Encontro de Iniciação Científica, XI Salão de Pesquisa Docente e IX Mostra de Pós-Graduação da Unigran debateu neste ano a ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’. O evento contou com palestras, apresentações de pesquisas em banners, de projetos e ideias inovadoras, além de uma mesa-redonda sobre ‘O papel educativo dos Comitês de Ética: impasses e desafios’.

Para a abertura, o convidado foi o advogado José Luiz Richetti, que ministrou uma palestra sobre ‘O Significado de Trabalho e Dignidade’. O palestrante destacou principalmente que é através do trabalho que se constrói o conceito de pessoa. 

“Pessoa significa ser por si e ser para si. Então, o conceito de dignidade, necessariamente passa pela construção por cada indivíduo do conceito de pessoa. Ela precisa se preparar, adquirir habilidades, pôr em prática e, quando isso acontece e ela consegue se tornar autossuficiente e autossustentável, nós temos o aperfeiçoamento do conceito de pessoa”, afirmou. 

Conforme Richetti, todos nascem humanos, mas pessoa é um conceito que se constrói na existência e, a colocação das habilidades criadas em prática, é que vai proporcionar a autossuficiência e a autossustentabilidade.

“Quando uma pessoa consegue autossuficiência e a autossustentabilidade nós estamos a um passo do conceito da dignidade, porque daí a pessoa consegue ser ela, produzir civilidade, produzir valor e auxiliar a civilização. A formação acadêmica faz parte da aquisição de conhecimentos e habilidades para que depois do aluno, o profissional as colocando em prática se torne uma pessoa autossuficiente e a autossustentável”, pontuou.

A noite de encerramento foi marcada pela premiação dos melhores trabalhos, pesquisas e projetos científicos. Foram apresentados trabalhos nas mais diversas áreas de conhecimento. Nesta edição, os eixos temáticos abrangiam: Ciência, Tecnologia e Inovação, Ciências Biológicas e produtos naturais, Ciências da Saúde, Diversidade e Cultura, Educação e Ética, Habitação e Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Produção Vegetal, Mídia e Comunicação, Negócios empresariais e agronegócios e O Estado, a dignidade e a promoção do ser humano.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO
Cade aprova compra da Nextel pela Claro sem restrições
CINEMA GRATUITO
Filme “Ensaio sobre a Cegueira” será debatido no Cineclube de sábado
ECONOMIA
Para Petrobras, controle de preços de combustíveis não se justifica
DOURADOS
Renato Câmara reforça pedido para que Escola Nelson de Araújo continue sob a gestão do Estado
CAMPO GRANDE
Menor estava bêbada quando atropelou e matou mulher
BONITO
Homem é preso após agressões a esposa e filha
BRASIL
INSS cria programa para identificar benefícios irregulares
FRONTEIRA
Apreensões sobem e mais de 114t de drogas são incineradas em Dourados em 2019
DOURADOS
Mais de 70 educadores recebem homenagem na Câmara Municipal
LEGISLATIVO DE MS
Ordem do Dia: PPA e LOA seguem para a Redação Final

Mais Lidas

CAARAPÓ
Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
GRANDE DOURADOS
Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados