O XIV Encontro de Iniciação Científica, XI Salão de Pesquisa Docente e IX Mostra de Pós-Graduação da Unigran debateu neste ano a ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’. O evento contou com palestras, apresentações de pesquisas em banners, de projetos e ideias inovadoras, além de uma mesa-redonda sobre ‘O papel educativo dos Comitês de Ética: impasses e desafios’.
Para a abertura, o convidado foi o advogado José Luiz Richetti, que ministrou uma palestra sobre ‘O Significado de Trabalho e Dignidade’. O palestrante destacou principalmente que é através do trabalho que se constrói o conceito de pessoa.
“Pessoa significa ser por si e ser para si. Então, o conceito de dignidade, necessariamente passa pela construção por cada indivíduo do conceito de pessoa. Ela precisa se preparar, adquirir habilidades, pôr em prática e, quando isso acontece e ela consegue se tornar autossuficiente e autossustentável, nós temos o aperfeiçoamento do conceito de pessoa”, afirmou.
Conforme Richetti, todos nascem humanos, mas pessoa é um conceito que se constrói na existência e, a colocação das habilidades criadas em prática, é que vai proporcionar a autossuficiência e a autossustentabilidade.
“Quando uma pessoa consegue autossuficiência e a autossustentabilidade nós estamos a um passo do conceito da dignidade, porque daí a pessoa consegue ser ela, produzir civilidade, produzir valor e auxiliar a civilização. A formação acadêmica faz parte da aquisição de conhecimentos e habilidades para que depois do aluno, o profissional as colocando em prática se torne uma pessoa autossuficiente e a autossustentável”, pontuou.
A noite de encerramento foi marcada pela premiação dos melhores trabalhos, pesquisas e projetos científicos. Foram apresentados trabalhos nas mais diversas áreas de conhecimento. Nesta edição, os eixos temáticos abrangiam: Ciência, Tecnologia e Inovação, Ciências Biológicas e produtos naturais, Ciências da Saúde, Diversidade e Cultura, Educação e Ética, Habitação e Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Produção Vegetal, Mídia e Comunicação, Negócios empresariais e agronegócios e O Estado, a dignidade e a promoção do ser humano.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Cade aprova compra da Nextel pela Claro sem restrições

Filme “Ensaio sobre a Cegueira” será debatido no Cineclube de sábado
Para Petrobras, controle de preços de combustíveis não se justifica

Renato Câmara reforça pedido para que Escola Nelson de Araújo continue sob a gestão do Estado

Menor estava bêbada quando atropelou e matou mulher
Homem é preso após agressões a esposa e filha

INSS cria programa para identificar benefícios irregulares

Apreensões sobem e mais de 114t de drogas são incineradas em Dourados em 2019

Mais de 70 educadores recebem homenagem na Câmara Municipal
Ordem do Dia: PPA e LOA seguem para a Redação Final
Mais Lidas

Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar

Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi

Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
