Menu
Busca segunda, 19 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

?Dourados é confirmada como cidade celebração da Tocha Olímpica

03 julho 2015 - 13h45

Da Redação

ourados foi confirmada nesta sexta-feira como uma das 83 cidades do Brasil chamadas “Cidades Celebração” no Revezamento da Tocha Olímpica da Olímpiadas Rio 2016. São cidades onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento. Haverá inclusive shows musicais nacionais e outras atrações esportivas e culturais. Durante o percurso pelo Brasil a tocha passará por 300 cidades em todas as regiões.

Em solenidade ocorrida pela manhã em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff, foi apresentada também a tocha olímpica. A informação de que Dourados havia sido escolhida já havia sido feita pela representante do Comitê de Organização da Rota do Revezamento ao prefeito Murilo em abril.

A Tocha chegará da Grécia a Brasília, em data ainda a ser decidida, entre abril e maio do próximo ano. De lá seguirá para Goiás, Minas Gerais, Espirito Santo e Nordeste. Em Teresina (PI) será embarcada em avião, passará por algumas cidades do norte e chegará a Campo Grande.

Da capital sul-mato-grossense retoma o percurso terrestre, pernoitando em Dourados, de onde segue para Presidente Prudente (SP) e lá descendo para o sul do Brasil. A jornada se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã.

"Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da Chama Olímpica com o calor humano brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem pública, entre outros. Algumas cidades também organizarão celebrações para marcar o fim do Revezamento da Tocha Olímpica em cada dia", explica o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Com elementos que representam o Brasil em seu design, a tocha da Olimpíada do Rio 2016 foi apresentada na cerimônia. O desenho da tocha foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos. A tocha é produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado - pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta. O modelo do objeto é definido por três palavras, movimento, inovação e brasilidade, e conta com cores e elementos que ilustram o céu, as montanha, o mar e o chão, este último representado pelo calçadão de Copacabana.

Além das 300 cidades que receberão o revezamento propriamente dito, outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. O trajeto completo será divulgada no início de 2016. O percurso da tocha terá sua jornada no Brasil durante 90 a 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com o objeto nas mãos. Percorrerá 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10.000 milhas aéreas.

Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016. Ao todo, serão disputadas 35 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) sediarão jogos do futebol.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Maísa Silva, de 16 anos, posta foto de biquíni e rebate assediador: "Nojento"
COSTA RICA
Serralheiro é preso sob suspeita de abusar criança de 5 anos em quitinete
OPORTUNIDADE
De máquina de escrever a estante, leilão oferta 12 lotes a partir de R$ 100
POLÍTICA
Bolsonaro sai em defesa de Tereza Cristina: ela tem nossa confiança
CAMPO GRANDE
Homem que se jogou do nono andar de hotel passa por cirurgia no braço
CONCURSOS
Ao menos 13 órgãos abrem inscrições nesta segunda para 1300 vagas
CAMPO GRANDE
Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro destruído pelo fogo
CONCURSO
Itaporanense conquista o título de Mister Personalidade de Las Américas
IGUATEMI
Mulher contratada por presidiário é presa com explosivos na MS-295
EMPREGO
Idosos no mercado de trabalho é recorde, mas sem carteira assinada

Mais Lidas

TEMPORAL
Fortes ventos derrubam mais de 30 árvores e deixa rastro de destruição em Dourados
FACADAS
Traficante brasileiro mata namorada dentro de cela no Paraguai
TEMPORAL
Ventos fortes derrubam árvores em Dourados
CACHOEIRINHA
Mulher denuncia e marido é encontrado em ponto de distribuição de drogas