Menu
Busca sexta, 22 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Docente da UEMS lança obra 'Mulheres, violência e justiça no século XIX'

24 outubro 2017 - 09h42Por Da Redação

A professora e pesquisadora, Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, da unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lançará o livro "Mulheres, violência e justiça no século XIX”, publicado pela Paco Editorial, na Sala de Atos, na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, no dia 27 de outubro, às 18 horas, durante a realização do III Seminário Internacional de História do Tempo Presente 2017.  

Na obra, a autora apresenta uma reflexão surgida das pesquisas com processos criminais envolvendo as mulheres com a violência no século XIX e os procedimentos da Justiça. Procura mostrar as múltiplas faces da violência que atingia as mulheres, famílias, as instituições e a sociedade civil. Marinete Rodrigues desvela um universo marcado pelas lutas femininas em busca de sobrevivência e Justiça, no momento em que o Império brasileiro reformula a legislação e as práticas jurídicas.

Priorizando o período que vai de 1830 a 1890, entre o Código Criminal de Primeira Instância do Império do Brasil e o novo Código Penal decretado no início da República a autora demonstrou, segundo a leitura do professor, Dr. Gildo Magalhães Filho (USP), que os conflitos de interesse e a busca de uma justiça pautada por injustiças maiores, como a da escravidão. “O quadro revelado descortinou a violência praticada pelas e contra as mulheres, em etnias e classes diversas, naturalmente refletindo que o último plano da ordem social e econômica era aquele em que estavam as mulheres pobres. Nos juízos da época, a culpa pela violência cabia sempre ao lado mais fraco e raramente foi possível encontrar como causas da violência a admissão da corrupção, do abuso da força e da ganância dos poderosos”.

Marinete A. Zacharias Rodrigues é pesquisadora e professora no Curso de História e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, na UEMS, em Amambai. Tem publicado pela Paco Editorial o livro Criminalidade e Relações de Poder em Mato Grosso – 1870-1910.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RURAL
Ministério da Agricultura prepara MP que muda inspeção sanitária
UEMS
Palestra sobre meditação será nesta sexta-feira em Dourados
LEÃO
Entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 começa dia 7 de março
IGUATEMI
Homem é preso após simular suicídio da namorada que matou enforcada
TEMPO
Sexta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
UAU
Bruna Griphao deixa tanquinho à mostra durante passeio na cachoeira
RORAIMA
Venezuela fecha fronteira com o Brasil no horário determinado por Maduro
BR-060
Perseguição acaba com 3 presos e caminhonete com maconha apreendida
REPASSES
Ministro do STF dá mais um ano para Congresso regulamentar a Lei Kandir
CAPITAL
PM encontra saco com 78 quilos de maconha em terreno baldio

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
Prorrogadas inscrições em processo seletivo para contratação de Assistentes de Atividades Educacionais
MAIS UM
Délia exonera secretário de Saúde e adjunta assume o posto
TURISMO
Deputado "mata" trabalho para passar nove dias em peregrinação
AMAMBAI
Homem mata a ex-mulher a facadas na frente dos sete filhos