Menu
Busca domingo, 18 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018
EDUCAÇÃO

Docente da UEMS lança obra 'Mulheres, violência e justiça no século XIX'

24 outubro 2017 - 09h42Por Da Redação

A professora e pesquisadora, Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, da unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lançará o livro "Mulheres, violência e justiça no século XIX”, publicado pela Paco Editorial, na Sala de Atos, na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, no dia 27 de outubro, às 18 horas, durante a realização do III Seminário Internacional de História do Tempo Presente 2017.  

Na obra, a autora apresenta uma reflexão surgida das pesquisas com processos criminais envolvendo as mulheres com a violência no século XIX e os procedimentos da Justiça. Procura mostrar as múltiplas faces da violência que atingia as mulheres, famílias, as instituições e a sociedade civil. Marinete Rodrigues desvela um universo marcado pelas lutas femininas em busca de sobrevivência e Justiça, no momento em que o Império brasileiro reformula a legislação e as práticas jurídicas.

Priorizando o período que vai de 1830 a 1890, entre o Código Criminal de Primeira Instância do Império do Brasil e o novo Código Penal decretado no início da República a autora demonstrou, segundo a leitura do professor, Dr. Gildo Magalhães Filho (USP), que os conflitos de interesse e a busca de uma justiça pautada por injustiças maiores, como a da escravidão. “O quadro revelado descortinou a violência praticada pelas e contra as mulheres, em etnias e classes diversas, naturalmente refletindo que o último plano da ordem social e econômica era aquele em que estavam as mulheres pobres. Nos juízos da época, a culpa pela violência cabia sempre ao lado mais fraco e raramente foi possível encontrar como causas da violência a admissão da corrupção, do abuso da força e da ganância dos poderosos”.

Marinete A. Zacharias Rodrigues é pesquisadora e professora no Curso de História e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, na UEMS, em Amambai. Tem publicado pela Paco Editorial o livro Criminalidade e Relações de Poder em Mato Grosso – 1870-1910.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUU!!
Agatha Moreira aparece nua em clique compartilhado por fotógrafo
AGENDA
Assembleia promove capacitação para 6ª edição do Parlamento Jovem
EDUCAÇÃO
Inscrições do Fies começam na próxima segunda-feira
TUR
MS é um dos melhores categorizados no Mapa do Turismo Brasileiro 2018
RÚSSIA 2018
Embaixadora da Copa do Mundo da Rússia visita sede da CBF
BRASIL
Previdência não será única PEC parada durante intervenção no Rio
RIO BRILHANTE
Jovem tem a casa atingida por tiros após discussão em bar por volume de som
ECONOMIA
Energia: em fevereiro bandeira segue verde para consumidores
CAMPO GRANDE
Carro de luxo com R$ 48 mil em débitos é apreendido em blitz
GRUPO B
Compromisso na Copa Verde faz FFMS alterar data de jogo do Corumbaense

Mais Lidas

MARACAJU
Homem é assassinado brutalmente por adolescentes
SUL DE MS
Homem morre após fugir e capotar veículo carregado com maconha
RESGATE
Casal é encontrado com vida após 10h de sequestro na Capital
TRÁFICO
Mato-grossense é presa com maconha na rodoviária de Dourados