Menu
Busca quinta, 19 de abril de 2018
(67) 9860-3221
BANNER CORPAL TOPO SITE
EDUCAÇÃO

Docente da UEMS lança obra 'Mulheres, violência e justiça no século XIX'

24 outubro 2017 - 09h42Por Da Redação

A professora e pesquisadora, Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, da unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lançará o livro "Mulheres, violência e justiça no século XIX”, publicado pela Paco Editorial, na Sala de Atos, na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, no dia 27 de outubro, às 18 horas, durante a realização do III Seminário Internacional de História do Tempo Presente 2017.  

Na obra, a autora apresenta uma reflexão surgida das pesquisas com processos criminais envolvendo as mulheres com a violência no século XIX e os procedimentos da Justiça. Procura mostrar as múltiplas faces da violência que atingia as mulheres, famílias, as instituições e a sociedade civil. Marinete Rodrigues desvela um universo marcado pelas lutas femininas em busca de sobrevivência e Justiça, no momento em que o Império brasileiro reformula a legislação e as práticas jurídicas.

Priorizando o período que vai de 1830 a 1890, entre o Código Criminal de Primeira Instância do Império do Brasil e o novo Código Penal decretado no início da República a autora demonstrou, segundo a leitura do professor, Dr. Gildo Magalhães Filho (USP), que os conflitos de interesse e a busca de uma justiça pautada por injustiças maiores, como a da escravidão. “O quadro revelado descortinou a violência praticada pelas e contra as mulheres, em etnias e classes diversas, naturalmente refletindo que o último plano da ordem social e econômica era aquele em que estavam as mulheres pobres. Nos juízos da época, a culpa pela violência cabia sempre ao lado mais fraco e raramente foi possível encontrar como causas da violência a admissão da corrupção, do abuso da força e da ganância dos poderosos”.

Marinete A. Zacharias Rodrigues é pesquisadora e professora no Curso de História e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, na UEMS, em Amambai. Tem publicado pela Paco Editorial o livro Criminalidade e Relações de Poder em Mato Grosso – 1870-1910.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÃO
Veículos roubados são recuperados pela PRF em MS
CULTURA
Ciclo de Cinema Latino-Americano é destaque em abril em Dourados
DOURADOS
Comad prepara a Semana Nacional de Combate às Drogas
DOURADOS
Ex-alunos do Colégio Anglo Unigran recebem medalhas em Olimpíada Brasileira de Física
GERAL
Governador Azambuja cumpre agenda no Sul do Estado amanhã
Reinaldo irá entregar obras no município de Douradina
SEGURANÇA
Cidades têm R$ 271 mi disponíveis para campanhas e fiscalização de trânsito
TRÁFICO
Maconha e ‘super-maconha’ é apreendida pela PRF
ECONOMIA
Prévia da Confiança da Indústria recua em abril
ORDEM DO DIA
Parlamentares analisam quatro Projetos de Lei nesta quinta-feira
Em primeira discussão, os PLs 14/2018, devem ser analisados após o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação
FORAGIDO
Polícia identifica comparsa do roubo em Ceim de Dourados

Mais Lidas

ITAPORÃ
Mortos em troca de tiros após assalto eram de Dourados
SEGURANÇA PÚBLICA
Em comunicado, PCC convoca integrantes para “alerta geral”
TENSÃO EM MS
Presos tentam impedir pente-fino na PED, mas agentes fazem ‘limpa’
DOURADOS
Após invadir Ceim, dupla ameaça vigia de morte e rouba equipamentos