Menu
Busca terça, 19 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
CONGRESSO INTERNACIONAL

Direitos humanos e Finanças Públicas é tema de palestra em congresso

12 junho 2015 - 16h15

Os participantes do 2º Congresso Internacional de Direito Financeiro, que aconteceu no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), na tarde da quinta-feira (11/06), assistiram a palestra proferida pelo professor Luís Rodolfo de Souza Dantas.

O tema abordado por Souza Dantas foi a “Interfaces entre Direitos Humanos e Finanças Públicas: Problemáticas Doutrinárias, Legislativas e Jurisprudenciais”.
Ele destacou que as liberdades custam ao Estado, pois a garantia dos diretos individuais e sociais, como a educação, saúde e segurança necessitam de recursos para serem oferecidos aos cidadãos.

O palestrante falou da importância da “teoria da reserva do possível” na discussão deste tema. “Sabemos, por exemplo, que a saúde no Brasil não é de primeira qualidade e os governos se utilizam de mecanismos de procrastinação dos investimentos, como o contingenciamento de despesas, para dizer que não dispõe de verbas para garantir a saúde da população”, afirmou.

O princípio da reserva do possível, explicou, é uma construção jurídica germânica originária de uma ação judicial que objetivava permitir a determinados estudantes cursar o ensino superior público embasada na garantia da livre escolha do trabalho, ofício ou profissão. Neste caso, ficou decidido pela Suprema Corte Alemã que, somente se pode exigir do Estado a prestação em benefício do interessado, desde que observados os limites de razoabilidade.

Os direitos sociais que exigem uma prestação de fazer estariam sujeitos à reserva do possível no sentido daquilo que o indivíduo, de maneira racional, pode esperar da sociedade, ou seja, justificaria a limitação do Estado em razão de suas condições sócioeconômicas e estruturais.

Luís Rodolfo de Souza Dantas - É bacharel em Direito pela PUC/SP (1994). Possui mestrado (2002) e doutorado (2007) em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Professor do Mestrado em Direitos Humanos e da Faculdade de Direito do UNIFIEO. Foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001-2013) e chefe de seu núcleo temático de Filosofia e Teoria Geral do Direito de 2007 a 2012.



Deixe seu Comentário

Leia Também

COXIM
Idosa de 80 anos é agredida a pauladas por jovem que invadiu casa
ESPORTE
Funed conclui elaboração de calendário anual de atividades esportivas
APOSENTADORIA
Bolsonaro fará pronunciamento na TV para defender reforma da Previdência
PROJETO
UFGD seleciona shows musicais para o projeto Celebração 2019
CAMPO GRANDE
Júri é suspenso após advogada chorar e ameaçar suicídio
NOVA ANDRADINA
Adolescente que sufocou a filha de 28 dias fará tratamento psiquiátrico
RIO
Justiça nega indenização a Bolsonaro por declarações de Jean Wyllys
UEMS
Estão abertas as inscrições para Intercâmbio Sanduíche no Canadá
CAPITAL
Dupla em moto atira contra carro de autoescola; motorista é atingido
POLÍTICA
Câmara suspende decreto presidencial sobre sigilo de dados públicos

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore
NOVA ANDRADINA
Mãe de 16 anos mata filha de apenas 21 dias
DOURADOS
Um ano após pedido de demissão, ex-secretário de Délia retorna à prefeitura