Menu
Busca segunda, 24 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
CONGRESSO INTERNACIONAL

Direitos humanos e Finanças Públicas é tema de palestra em congresso

12 junho 2015 - 16h15

Os participantes do 2º Congresso Internacional de Direito Financeiro, que aconteceu no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), na tarde da quinta-feira (11/06), assistiram a palestra proferida pelo professor Luís Rodolfo de Souza Dantas.

O tema abordado por Souza Dantas foi a “Interfaces entre Direitos Humanos e Finanças Públicas: Problemáticas Doutrinárias, Legislativas e Jurisprudenciais”.
Ele destacou que as liberdades custam ao Estado, pois a garantia dos diretos individuais e sociais, como a educação, saúde e segurança necessitam de recursos para serem oferecidos aos cidadãos.

O palestrante falou da importância da “teoria da reserva do possível” na discussão deste tema. “Sabemos, por exemplo, que a saúde no Brasil não é de primeira qualidade e os governos se utilizam de mecanismos de procrastinação dos investimentos, como o contingenciamento de despesas, para dizer que não dispõe de verbas para garantir a saúde da população”, afirmou.

O princípio da reserva do possível, explicou, é uma construção jurídica germânica originária de uma ação judicial que objetivava permitir a determinados estudantes cursar o ensino superior público embasada na garantia da livre escolha do trabalho, ofício ou profissão. Neste caso, ficou decidido pela Suprema Corte Alemã que, somente se pode exigir do Estado a prestação em benefício do interessado, desde que observados os limites de razoabilidade.

Os direitos sociais que exigem uma prestação de fazer estariam sujeitos à reserva do possível no sentido daquilo que o indivíduo, de maneira racional, pode esperar da sociedade, ou seja, justificaria a limitação do Estado em razão de suas condições sócioeconômicas e estruturais.

Luís Rodolfo de Souza Dantas - É bacharel em Direito pela PUC/SP (1994). Possui mestrado (2002) e doutorado (2007) em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Professor do Mestrado em Direitos Humanos e da Faculdade de Direito do UNIFIEO. Foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001-2013) e chefe de seu núcleo temático de Filosofia e Teoria Geral do Direito de 2007 a 2012.



Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPO
Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
FAMOSOS
Luisa Sonza relata críticas após procedimento: 'Acharam feio'
MEDIDA
ANP vai fazer consulta para substituir GNL importado por gás doméstico
LADÁRIO
Três pessoas ficam feridas em capotagem de carro
INVESTIGAÇÃO
Polícia Federal reforça versão de que agressor de Bolsonaro atuou sozinho
CAPITAL
Carreta tomba com 27 toneladas de agrotóxico
POLÍTICA
Temer viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU; Toffoli assume Presidência
PONTA PORÃ
PM recebe solicitação por desentendimento familiar e captura foragido
CAPITAL
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 42kg de maconha e skank após fuga de condutor

Mais Lidas

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa acusada por tráfico e por alterar a cena do crime
TEMPORAL
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados
POLÍCIA
Presos em Dourados são transferidos para capital
POLÍCIA
Homem sofre tentativa de homicídio em Dourados