Menu
Busca sexta, 21 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
MS

Descentralização do licenciamento ambiental requer responsabilidade e capacitação

16 junho 2015 - 19h45

Assessoria

A descentralização do licenciamento ambiental em Mato Grosso do Sul “é uma ação necessária para desafogar o Imasul [Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul] e para dar mais agilidade às outorgas aos empreendimentos que desejam se instalar em nosso Estado. Temos, atualmente, 12 municípios aptos a licenciar atividades de impacto ambiental local. Nosso objetivo é ampliar esse número, mas faremos isso de forma responsável, dando orientação e capacitação”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, na manhã desta terça (16), durante a abertura do Seminário “Descentralização do Licenciamento Ambiental”.

O evento aconteceu no auditório do Imasul, no Parque dos Poderes e é uma das atividades do governo do Estado na agenda do Mês do Meio Ambiente. Após a abertura do Seminário, o secretário Jaime Verruck, que também é presidente do Imasul, assinou Termo de Cooperação Técnica com municípios do interior do Estado e fez a entrega simbólica de kits de escritório (composto por mesa, armário, cadeira e computador) para fomentar o processo de descentralização do licenciamento ambiental.

“Estamos apostando na descentralização, dando infraestrutura e capacitando os municípios para que eles estejam aptos a conceder essas autorizações ambientais. Além disso, já realizamos neste ano algumas ações importantes, como a publicação de um novo manual de licenciamento ambiental, com uma série de novidades. Também estamos revendo procedimentos internos no Imasul para que o processo de emissão das licenças seja mais ágil”, afirmou Verruck.

Atualmente, 12 municípios sul-mato-grossenses têm autorização do Imasul para fiscalizar e conceder licenças: Amambai, Campo Grande, Corumbá, Itaquiraí, Maracajú, Naviraí, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Nova Andradina, Dourados. Essa responsabilidade só é conferida aos municípios que possuem técnicos capacitados para desempenhar critérios necessários. “Mesmo assim, um técnico do Imasul faz o acompanhamento nesse local para verificar como está sendo executado todo o processo de licenciamentos”, lembrou o secretário.

Cerca de 70 pessoas, entre prefeitos e técnicos dos órgãos ambientais de vários municípios do interior participam do Seminário “Descentralização do Licenciamento Ambiental”. A previsão é de que o evento encerre às 16h. No período da manhã os participantes assistiram a painéis com técnicos do Imasul, que falaram sobre competências, legislação, fiscalização, etc. A previsão é de que os trabalhos sejam encerrados às 16h.

A partir de amanhã, até sexta-feira (17 a 19 de junho), será realizado o Curso “Licenciamento e Fiscalização Ambiental”, direcionado a técnicos e representantes dos órgãos ambientais dos municípios do interior do Estado.

Até o fim deste mês outras atividades serão promovidas pelo Imasul e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). No dia 28 de junho será realizada a Corrida Volta do Segredo, no Parque Estadual Matas do Segredo. No dia 30 de junho acontecerá o lançamento do SIG/MS – Portal Mapas MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, blitz educativa é realizada no Centro
FUTEBOL
Goiás recebe a Ponte Preta em busca da liderança da Série B
OPORTUNIDADE
IFMS abre inscrições em concurso público para técnicos-administrativos
CULTURA
Confira a programação do FIT para este final de semana
CAARAPÓ
Presidente da Câmara assume o Executivo após cassação de prefeito
MAUS TRATOS
Fazendeiro é autuado em mais de R$ 300 mil por deixar gado com fome e sede
DOURADOS
MP investiga vazamento de esgoto que matou mais de 5 mil peixes em Dourados
ELEIÇÕES 2018
Defesa prevê que até 14 estados podem pedir apoio para as eleições
DOURADOS
Prefeitura inaugura sala para corretores de imóveis no CAM
DOURADÃO
Estádio passa por readequações para 2019

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia fecha entreposto de drogas e prende três no Jardim Colibri
DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
DOURADOS
Esquema começou há 1 ano e maconha era armazenada em pneus
DOURADOS
PF apreende mais de 150 quilos de cocaína na Guaicurus