Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2019
(67) 9860-3221
UNIGRAN

CRO/MS lança cartilha sobre protocolos farmacológicos em Dourados

17 maio 2019 - 06h46Por Da Redação

Com o apoio da Ungran, o CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), lançou a cartilha ‘Protocolos farmacológicos recomendados na prática odontológica’, na manhã da última quarta-feira, dia 15 de maio, que objetiva auxiliar os cirurgiões-dentistas na aplicação de medicamentos em tratamentos odontológicos. 

O documento foi elaborado em conjunto pelos profissionais Alcides Moreira, que é docente do curso de Odontologia da Unigran, Júlio César Leite e Rodrigo Balejo, e traz atualizações em protocolos medicamentosos indicados no exercício da profissão.

Durante o lançamento, Alcides também ministrou a palestra ‘Farmacologia na prática odontológica’, como parte do projeto de Educação Continuada do Conselho, para cirurgiões-dentistas de Dourados e região.

Silvânia da Silva Silvestre Cabral, secretária do CRO-MS, explicou como a iniciativa de elaborar a cartilha surgiu. “O Conselho Regional de Farmácia [CRF] nos procurou e apontou alguns problemas com a prescrição de medicamentos pelos profissionais. Então, entramos em contato com os três professores da área de farmacologia para entender o que estava acontecendo e achar uma solução.

Como na Odontologia a prescrição de antibióticos e outros medicamentos é diferente da dos médicos, constatamos que muitos colegas tinham dúvidas. Assim, fizemos um levantamento dos farmacológicos mais utilizados pelos profissionais do estado e, a partir daí, criamos a cartilha, que é a primeira de Mato Grosso do Sul. O resultado está um sucesso e todos os municípios estão pedindo a palestra do professor Alcides e exemplares”, disse.

Moreira, organizador da cartilha, apontou que havia a necessidade das prescrições terem maior embasamento científico. “A utilização e a prescrição de medicamentos era mais embasada de maneira empírica, pela experiência dos colegas e sem muito conhecimento técnico ou científico. Por isso, o CRO reuniu representantes da área, de três instituições de ensino do estado, para montar os protocolos medicamentosos indicados, tanto no âmbito público quanto privado, baseados em evidências científicas”, informou.

O professor destacou também a preocupação da Unigran não só com a formação, mas também com a atuação dos profissionais. “A Unigran tem um curso de Odontologia muito bem conceituado e tem um papel de grande importância na formação de novos profissionais. Mas ela se preocupa também com a atuação profissional deles, ou seja, com sociedade como um todo, por isso sempre apoia o CRO, principalmente nas formações continuadas, atuando na extensão universitária e beneficiando tanto a classe odontológica quanto os pacientes que vão receber um atendimento com mais qualidade e segurança”, apontou.

Já o delegado da Delegacia Regional do CRO-MS em Dourados, Efraim Neres Santana, destacou que a cartilha atende as mudanças ocorridas na área. “A Odontologia mudou muito. Hoje temos uma gama de opções medicamentos e essa cartilha vem para servir como uma base para os colegas, uma apostila prática para eles usarem no dia a dia e esclarecerem qualquer tio de dúvidas. Certamente vai beneficiar todos os profissionais independente da área de atuação”, finalizou.

Participaram do evento, profissionais de dez municípios: Dourados, Itaporã, Jateí, Sete Quedas, Caarapó, Douradina, Fátima do Sul, Maracaju, Naviraí e Paranhos.Todos os profissionais receberam um exemplar da cartilha. Mais informações podem ser obtidas na Delegacia Regional de Dourados do CRO-MS ou pelos telefones (67) 3421-1608 e 99258-4824.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRESO NA LAVA JATO
Justiça autoriza transferência de Eduardo Cunha para o Rio de Janeiro
SOCIAL
Famílias de baixa renda podem solicitar abatimento na conta de luz
PMA
Dono de imobiliária é autuado por prejuízo em área protegida durante construção de loteamento
FUTEBOL FEMININO
Seleção Brasileira começa trabalhos nesta tarde visando a Copa do Mundo
AMBIENTAL
Homem é autuado por desmatamento ilegal de 10 hectares em Corguinho
SAÚDE
Saúde confirma mais duas mortes por dengue em Dourados
DOURADOS
Mulher é presa na rodoviária com droga que seria levada para o interior de SP
POLÍCIA
Motorista de caminhonete receberia R$ 6,5 mil para levar droga até São Paulo
GUERRA DAS FRUTAS
Mulher Melão e Mulher Pêra trocam farpas no palco do "Superpop"
DECISÃO
Moro lamenta retorno do Coaf ao Ministério da Economia

Mais Lidas

POLÍCIA
Após pescaria, marido encontra desconhecido na frente de casa e ameaça mulher com arma em Dourados
DOURADOS
Preso em operação estava sob monitoramento por assalto
PEDRO JUAN
Três suspeitos de chacina na fronteira são presos pela polícia paraguaia
PEDRO JUAN
Seis morrem e uma criança fica ferida após ataque de pistoleiros na fronteira