Menu
Busca quarta, 20 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
ORIENTAÇÕES

Corpo de Bombeiros inova e emite certificados de vistorias na Caravana da Saúde

07 julho 2015 - 08h14

Alinhados à política do Governo do Estado de levar atendimentos ágeis e de qualidade à população, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) inovou e levou para a Caravana da Saúde, no município de Paranaíba, atendimentos de atividades técnicas com pedidos e emissões de certificados de vistorias e plantão tira dúvidas.

No complexo montado pelo Governo na Avenida João Rodrigues, em frente a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foram realizados 425 atendimentos com consultas e orientações a empresários e a população em geral, sobre prevenção e combate à incêndios, busca e salvamento, primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar, além é claro, da tradicional exposição dos materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros.

A ação facilitou a vida de Anderson Calassa, dono de um restaurante no município, que com o fluxo intenso de clientes no estabelecimento, não tinha tempo para ir até o Corpo de Bombeiros buscar orientações sobre o projeto de combate a incêndio para a instalação de gás, que precisava ser modificado. O problema foi solucionado durante a visita a Caravana da Saúde.

“Nós consultamos as normas aqui mesmo e esclarecermos as dúvidas e passamos ao empresário todas as informações que ele precisa para realizar o projeto. Nesse caso específico, ele vai precisar contratar um profissional cadastrado junto ao Corpo de Bombeiros para fazer um projeto de proteção contra incêndio e pânico na central de gás dele”, explicou o major Washington Douglas de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros em Paranaíba.

O empresário que saiu com um formulário nas mãos, com todas as informações do que ele precisa fazer, aprovou o atendimento. “Eu preciso mudar esse projeto da central de gás, com a interligação de um botijão no outro e não sabia nem por onde começar, agora com esse atendimento aqui ficou tudo muito fácil”, afirmou.

Mais inovação

Outra inovação do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, é o Sistema On-line de Certificado de Vistoria. De forma inédita a instituição oferece aos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços considerados de baixo risco a regularização das edificações por meio da internet.

“Reduz a burocracia, já que antes era necessário o preenchimento de muitos papéis, agiliza o serviço da corporação que vai ao local apenas para realizar as vistorias e melhora a qualidade dos serviços prestados à população, visto que o certificado é emitido on-line e a pessoa não precisa mais se deslocar aos Bombeiros”, explicou o coronel Esli Ricardo de Lima, comandante do Corpo de Bombeiros.

Inicialmente o serviço atende apenas estabelecimentos com até 200 m2 de área construída, considerados de baixo risco. Trata-se das edificações de saídas diretas para as vias públicas e que não possuem comunicações com vizinhos e não destinados a reuniões com mais de 100 pessoas, sem vendas ou armazenamento de gases e líquidos combustíveis, inflamáveis e produtos químicos.

Para acessar o serviço basta entrar na página do Corpo de Bombeiros na internet, através do endereço [www.cbm.ms.gov.br](http://www.bombeiros.ms.gov.br/). Após a realização do cadastro no sistema, será emitido um Certificado de Vistoria On-line do Corpo de Bombeiros, documento suficiente para a regularização da edificação no quesito segurança contra incêndio e pânico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Pistoleiros atacam suboficial na fronteira
DOURADOS
Mulher que encomendou morte de marido é transferida para presídio
THETAHEALING
Capital sedia curso sobre cura energética no final de semana
EM BRASÍLIA
Reforma da Previdência deve incluir interesses de estados e municípios, diz Reinaldo Azambuja
SUSTO
Cascavel é capturada em cômodo de casa na Capital; veja vídeo
DARUK
PF prende homem em operação contra pedofilia em MS
BRASIL
MEC vai rever texto da base de formação de professores
ASSEMBLEIA
Cota zero volta a ser debatida com sugestão de autorização para captura de jacarés
CAMPO GRANDE
Veneno em carne crua mata cinco animais na Capital
BRASIL
Gabaritos do Enade 2018 já estão disponíveis no site do Inep

Mais Lidas

CRIME EM 10 DE FEVEREIRO
Acusados de matar jovem a facadas em Dourados se apresentam à polícia
DOURADOS
"Lata de sardinha": universitários sofrem com ônibus lotados para chegar até Universidades
TRÁFICO
Trio é preso com mais de meia tonelada de cocaína
DOURADOS
Polícia busca imagens para chegar a motociclista que atropelou e matou criança