Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2019
(67) 9860-3221
FIM DE FOLGA

Confira lista de cuidados na volta para casa do feriado

05 novembro 2017 - 10h15Por Da Redação

O feriado do Dia de Finados chegou ao fim e é hora de voltar para casa. Para aqueles que vão pegar a estrada há algumas preocupações a mais, como o aumento do tráfego de veículos e os imprevistos climáticos como: calor e chuva. Escolher a hora de menor movimento faz parte da programação de viagem, por isso, o ideal é se planejar com antecedência.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) listou alguns cuidados básicos que são indispensáveis à segurança no trânsito.

Chuva

Com a pista molhada, a atenção deve ser maior ainda. Evite freadas bruscas e procure dirigir a uma velocidade menor. Cuidado com as poças na estrada e, em casos de chuvas torrenciais, o ideal é encostar no primeiro posto de serviços e esperar diminuir.

Crianças

É obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos infantis para crianças menores de sete anos e meio. Use o equipamento ideal para cada faixa etária. A recomendação de especialistas é que menores de 12 anos sejam transportados somente no banco traseiro. Esses cuidados são indispensáveis à segurança dos pequenos. Outro lembrete: todos os passageiros do veículo devem estar de cinto de segurança, inclusive os do banco de trás.

Documentação

Confira se você está com toda documentação em dia e se não se esqueceu de pegar o RG, a carteira de motorista e o documento do veículo.

Limpadores dos vidros

Jogue água no vidro e ligue o limpador. Se a limpeza não for uniforme, é sinal que as palhetas estão ressecadas ou desgastadas e podem comprometer a visibilidade. A troca é necessária.

Luzes

Cheque as lâmpadas dos faróis alto, baixo e de neblina, além das luzes dos freios e das setas de direção (pisca-pisca). Se possível, faça a regulagem do facho dos faróis, que iluminam menos e ofuscam a visão dos motoristas contrários quando estão mal regulados.

Neblina

Diminua a velocidade e acenda os faróis baixos e os de neblina (nunca utilize o farol alto, que diminui ainda mais a visibilidade). Se for preciso parar, procure um local. Não pare no acostamento.

Pneus

Verifique o estado de todos os pneus, inclusive o estepe. Faça a calibragem de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário. É preciso também checar o triângulo, o macaco e as chaves de roda — você pode precisar deles no trajeto.

Refeições

Procure fazer refeições leves antes de pegar a estrada. Comer demais ou ingerir comidas pesadas pode causar sonolência ou mal-estar durante a viagem.

Sono

Nunca pegue a estrada com sono. Caso a sonolência chegue durante a viagem, pare em um posto de combustível e descanse — não é o ideal, mas ajuda.

Prudência

A maioria dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. Respeite a sinalização, as leis de trânsito, os limites de velocidade da via e mantenha distância segura em relação ao veículo da frente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Dada Favato, filha de Romário ostenta corpão em passaio na cachoeira
BR DISTRIBUIDORA
PGR pede condenação de Fernando Collor a 22 anos e 8 meses de prisão
CAPITAL
Com tuberculose, adolescente de 14 ans aguarda uma vaga em hospital
NOVA ANDRADINA
Bombeiro ajuda salvar vida de recém-nascido que se engasgou
DOURADOS
Capacitação de agentes de saúde vai alterar atendimento nas Unidades
RIO BRILHANTE
suspeito de matar dono de oficina com pistola .40 é preso
LEÃO
Um terço ainda não declarou IR a cinco dias do fim do prazo
BATAGUASSU
Polícia apreende 413 quilos de maconha em pátio de posto desativado
LIBERDADE
Carlos Ghosn paga R$ 17,8 milhões de fiança e é solto no Japão
CAMPO GRANDE
Homem suspeito de estuprar sobrinhas durante 3 anos é preso

Mais Lidas

DOURADOS
Vídeo mostra momento em que carona desce da moto e executa dono da lava-rápido no Jardim Pantanal
CAMPO GRANDE
Empresa demite funcionário por debochar de currículos em redes sociais
DOURADOS
Mulher é presa dentro de ônibus com 19 pacotes de skunk
DOURADOS
Auditoria da CGU revela irregularidades e superfaturamentos em contratos da Funsaud