Menu
Busca segunda, 17 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
BONITO

CNPq: Presidente diz que soluções para os problemas brasileiros virão da ciência

09 agosto 2018 - 19h20

O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dr. Mario Neto Borges, abriu o I Encontro Latino Americano de Horticultura, que ocorre juntamente com o 55º Congresso Brasileiro de Olericultura, com a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional”. A solenidade foi na manhã desta quinta-feira (9), em Bonito.

De acordo com ele, o país já vem sofrendo de baixos investimentos em ciência, tecnologia e inovação há muito tempo. “Portanto, nós além de mantermos o investimento que tem sido feito, mesmo nos momentos de crise, é preciso que este recurso seja ampliado, como sendo uma forma exatamente de superação dessa crise. Porque é através da ciência, tecnologia e inovação que as nossas empresas vão se tornar mais competitivas, que as soluções para os problemas brasileiros, seja ele de qualquer natureza, acabam sendo resolvidos pelos cientistas, que vão usar a ciência exatamente para buscar a melhor solução e o melhor produto para a sociedade brasileira”, destacou.

O presidente do CNPq também ressaltou que no mundo moderno todas as nações desenvolvidas, tanto economicamente como socialmente, estão baseadas na chamada 'economia do conhecimento', ou seja, a sustentação do desenvolvimento se dá através de investimentos.

O CNPq publicou, nesta quinta-feira, uma carta aberta para alertar a população para a proposta inicial do Governo Federal de redução em R$ 400 milhões do orçamento da agência para o próximo ano.

“Todos nós como país, como sociedade, precisamos estar atentos ao fato de que Brasil só será uma grande nação, do ponto de vista econômico, social, cultura e científico se os investimentos em ciência, tecnologia e inovação forem mantidos e ampliados”, enfatizou o Dr. Mario Neto Borges, durante o evento.

Ainda na solenidade de abertura, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos Costa, destacou o importante papel das Universidades para o desenvolvimento social, cultural e econômico dos estados brasileiros.

Em sua fala, o reitor citou a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-americana (UniRILA), uma ação das Universidades de Mato Grosso do Sul, juntamente com Instituições do Paraguai, da Argentina e do Chile para desenvolver a rota que vai encurtar encurtar os caminhos para as exportações e importações do Brasil até a Ásia e a América do Norte.

“O projeto tem sido liderado, não só pelos empresários e governos dos países, mas também pelas Universidades. Esse protagonismo das nossas Universidades vai, com certeza, mudar a forma de relacionamento do Brasil com a América do Sul e com a América Latina, como um todo”, disse o reitor.

Já o professor da UEMS e organizador do evento, Antônio Correa de Oliveira Filho, falou sobre a importância do evento e enfatizou que o I Encontro Latino-americano de Horticultura foi pensado para gerar mais integração entre os estudantes, pesquisadores, extensionistas e produtores do Brasil e dos países vizinhos.

“A ciência tem pouco diálogo, pouca interação entre os institutos de pesquisas e universidades. A localização de Mato Grosso do Sul, que está no meio da América do Sul, oportuniza a realização de eventos como estes. O que vemos retratado na Imprensa é, na maioria das vezes, relacionado aos problemas de fronteira, mas existe a academia, as universidades, as instituições de pesquisas que têm resultados de interesse para todos! Por isso nós pensamos esse ambiente onde estudantes, pesquisadores, extensionistas e produtores tem essa possibilidade de ouvir os conferencistas destes países”, relatou.

Sobre o evento

O 55º CBO e o I Encontro Latino-americano de Horticultura ocorrem de até esta sexta-feira (10), no Centro de Convenções de Bonito. Sendo promovidos pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH)  e, nesta edição, realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER); Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO); e Sistema Famasul.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Assaltante tenta roubar policial que fazia ‘bico’ como motorista de aplicativo e acaba morto
2019/2020
Amamsul empossa nova diretoria para próximo biênio
RECORD
“Canta Comigo” volta para programação especial de fim de ano
LEGISLATIVO
Câmara de Dourados limpa pauta na última sessão ordinária de 2018
MATO GROSSO DO SUL
Abertas inscrições para professores atuarem nas unidades da Escola da Autoria
NAVIRAÍ
Homem é encontrado decapitado em terreno baldio
MÉTODO SUPERA
Seu cérebro está preparado para 2019?
EM FUNDO FALSO
PRF apreende 1,5 tonelada de maconha e 46kg de skunk no Sul do MS
CAMPO GRANDE
Novos dirigentes do TRT/MS tomam posse nesta segunda-feira
BRASIL
Inscritos no Mais Médicos devem se apresentar nos municípios até amanhã

Mais Lidas

ABV
Homem é preso por tentativa de furto em supermercado de Dourados
QUINTINO BOCAIUVA
Bombeiros combatem incêndio em apartamento no centro de Dourados
DOURADOS
Homem de 35 anos é preso acusado de estupro de vulnerável
CAMPO GRANDE
Motociclista encontra bilhete em retrovisor quebrado: 'Caráter'