Menu
Busca terça, 18 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
FLAGRANTE

Caminhões são apreendidos carregados com madeira ilegal

20 agosto 2019 - 12h50Por Da Redação

Durante fiscalização no entroncamento das rodovias MS-306 e MS-223, no local denominado Trevo da fazenda Monarca, no município de Costa Rica, policiais militares ambientais abordaram ontem (19), três caminhões transportando madeira serrada, onde após verificar a documentação pertinente, constatou-se o transporte irregular da carga.

A carreta de placas de Alto Araguaia (MT), era conduzido pelo motorista (34), residente em Rancharia (SP) e estava carregada com 12.597 m3 de madeira serrada. O Veículo saiu de Sinop (MT) com destino a São Paulo (SP), possuía Memorial descritivo de transporte, porém, não mencionava todo o trajeto a ser percorrido.

A segunda carreta era conduzida pelo motorista de 37 anos, residente em Guararapes (SP), que fazia o trajeto de União do Sul (MT) a Bertioga (SP), continha a carga de 35.311 m3 de madeira serrada, possuía o Memorial Descritivo de Transporte, mas também não mencionava todo o trajeto a ser percorrido.

Na mesma fiscalização, mais uma carreta carregada com 35.311 m3 de madeira serrada foi apreendida. O motorista (61) residente em Sinop (MT) vinha de União do Sul (MT) com destino a Cambé (PR) e durante a fiscalização constatou-se que o Memorial Descritivo de Transporte estava incorreto, bem como a carga com excesso de 9.800 m3 de madeira.

Essa exigência no documento ambiental de transporte é obrigatória e sua falta constitui-se em crime e infração administrativa. A identificação do itinerário serve para evitar que se retirem madeiras ilegais de outros locais com o documento.

Ainda durante a fiscalização um pescador (57), residente em Votuporanga (SP), também foi autuado em R$ 1.000,00 por transporte irregular de pescado. Entre as espécies encontradas em seu veículo Chevrolet S10, estavam Piavuçu, Piau-três-pintas e Piapara, que estando além da cota, totalizando 15 kg, alguns também fora da medida, sendo o infrator encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica.

Na operação foram contabilizados R$ 25.965,40 em multas, apreendidos 83.219 m3 de madeira e 15 kg de pescado.

As carretas e com respectivas cargas de madeira foram apreendidos, bem como o pescador e o pescado foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Os responsáveis pela empresa transportadora da madeira responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Autonomia do BC aumenta chances de inflação baixa, diz Campos Neto
PRESÍDIO MILITAR
Policial militar acusado de homicídio tem preventiva decretada
EDUCAÇÃO
IFMS publica segunda chamada para turmas iniciantes de idiomas
BATAGUASSU
Animais transportados irregularmente são apreendidos em caminhão
BRASIL
Bolsonaro pedirá perícia independente sobre a morte de miliciano
DOURADOS
Ações contra a dengue rendem mais de 50t de entulhos recolhidas
NOVA ANDRADINA
Suspeito de estuprar adolescente de 14 anos é preso durante operação
ASSEMBLEIA
CPI quer periciar medidores de energia para saber se há irregularidades
OPERAÇÃO HÓRUS
Homens são presos por furto e receptação de sal em fazenda
DOURADOS
Polícia apreende carro abarrotado de drogas na Presidente Vargas e prende quatro pessoas

Mais Lidas

DOURADOS
Ferido com tiro no peito, entregador chega pilotando moto na UPA
DOURADOS
Líderes de motim que causou estragos na Unei são levados à delegacia
DOURADOS
VÍDEO: Internos 'batem grade' e queimam colchões em princípio de rebelião na Unei
FRONTEIRA
Festa termina com aniversariante e convidado assassinados por pistoleiros