Menu
Busca segunda, 17 de junho de 2019
(67) 9860-3221
RURAL

Atestado de vacinação contra Influenza Equina é obrigatório para transporte de animais

06 outubro 2017 - 19h05Por Da Redação

Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) alerta que desde julho, conforme a Portaria Iagro/DDSA 3573/17, é obrigatoria a apresentação do atestado de vacinação contra a Influenza Equina (gripe equina) para que se possa emitir a Guia de Trânsito Animal (e-GTA/GTA manual) de equídeos para aglomeração com finalidade comercial e aglomeração sem finalidade comercial.

Visando preservar as condições sanitárias do rebanho equídeo sul-mato-grossense das doenças de notificação obrigatória, as instruções do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), e considerando a vacinação como principal ferramenta de controle da Influenza Equina, a Iagro faz o alerta aos criadores, promotores e participantes de leilões, exposições,  laçadas e outros eventos onde haja aglomeração de animais, para a importância e detalhes da medida, que vale para o trânsito dentro e fora do Estado.

Segundo o Diretor presidente da Agência, Luciano Chiochetta, o trânsito é permitido se acompanhado do atestado de vacinação, e-GTA ou GTA manual e demais exames obrigatórios. Já os atestados de vacinação de outros estados são válidos, desde que constem os dados e a resenha do equídeo, além de constar a vacina (laboratório/marca) utilizada com seu respectivo número do lote/partida e data de validade, o número da Nota Fiscal do produto, a data da vacinação e a assinatura e carimbo do médico veterinário devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Luciano esclarece ainda que o prazo de carência para emissão de e-GTA ou GTA manual que estava estabelecido para no mínimo 15 dias, só começará a ser exigido a partir do dia 20 de outubro próximo. A  a validade da imunização para emissão da Guia é de no máximo 360 dias  e os equídeos com idade inferior a 6 meses são isentos da apresentação de atestado de vacinação contra Influenza Equina, desde que acompanhados da mãe portando atestado.

O Presidente ressalta ainda que, conforme a Portaria, está permitida a apresentação de cópia autenticada em cartório ou pelo serviço veterinário oficial (SVO) do comprovante de vacinação do passaporte equino, desde que conste todos os dados exigidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLÊNCIA
Na fronteira, dois corpos são encontrados em distância de 100 metros
BALANÇO
Vacinação contra a gripe ultrapassa 90% de cobertura em Dourados
SEGUNDA SEM CARNE
Receita: Quibe de berinjela
BRASIL
Maia diz que comissão pode aprovar Previdência na semana que vem
REGIÃO
Funtrab tem 419 vagas de emprego em todo o MS
CASSEMS
‘Cozinha Experimental’ ensina receitas saudáveis a base de biomassa de banana verde
TRÊS LAGOAS
PMA autua infrator em R$ 5 mil por incendiar resíduos em terreno com prejuízo à vizinhança
BRASIL
Exportações brasileiras crescem 10% em maio com vendas para os EUA
DIA DA MANICURE
Homenagem à manicure
MATO GROSSO DO SUL
Relação de aprovados no Programa de Estágio Remunerado da PGE já está disponível

Mais Lidas

PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
POLÍCIA
Casal contratado para levar maconha até Campo Grande é preso em Dourados
FURTO
Jovem é preso enquanto furtava bicicleta dentro de residência em Dourados