Menu
Busca sábado, 19 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
ARTIGO

As origens históricas e sociais do Estado do Mato Grosso do Sul

11 outubro 2019 - 13h25Por Fernando Machado

O Estado de Mato Grosso do Sul foi criado pela Lei Complementar Nº 31, de 11 de outubro de 1977, através do desmembramento do território do Estado de Mato Grosso. Conforme art. 3º desta Lei, a capital do estado seria a cidade de Campo Grande. Harry Amorin Costa, engenheiro de formação e servidor do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento, foi nomeado pelo Presidente Ernesto Geisel, como o primeiro Governador de Estado.

Contudo, a divisão do Estado do Mato Grosso que deu origem ao Mato Grosso do Sul é apenas um dos capítulos de uma rica história que marcou a formação do povo sul-matogrossense. 

O início do povoamento da região se deve ao contato de padres jesuítas espanhóis e de tribos indígenas que habitavam o território. O ideal catequético dos missionários europeus proporcionou a criação dos primeiros povoados. Todavia, muitos deles foram destruídos com o avanço de portugueses em busca de metais e de escravos para a produção nos engenhos de cana-de-açúcar.

Como esta área era de disputas entre espanhóis e portugueses, o Rei de Portugal, Dom João V, criou a capitania de Mato Grosso no ano de 1748, com objetivo de manter em segurança o território português e para explorar os metais preciosos na região. Este território seria oficialmente reconhecido a Portugal com o Tratado de Madri de 1750. Nesta época, foram construídas instalações militares, as quais daria origem aos atuais municípios de Corumbá (Forte Coimbra e Albuquerque) e Miranda (Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego). 

Após a independência do Brasil, por ordem do então Ministro da Guerra Duque de caxias, foram construídas as colônias militares de Nioaque, do Dourados (atual município de Antonio João) e de Taquari (atual Coxim). Nas terras férteis entre os córregos Prosa e Segredo, foi fundado o Arraial de Santo Antonio de Campo Grande, dando origem ao município de Campo Grande em 1899.

A região atraiu migrante mineiros, paulistas e gaúchos, promovendo intenso crescimento econômico na região em virtude da pecuária e do cultivo de erva-mate, por meio de ações públicas e de núcleos de povoamento particulares (Batayporã, Ivinhema e Naviraí, por exemplo).

Já no final do século XIX, começaram a surgir movimentos de insatisfação dos sulistas com relação ao distanciamento da capital Cuiabá. No século XX, foram deflagradas revoltas pela emancipação da região, como a de Jango Mascarenhas (1901), de Bento Xavier (1911) e a formação do Estado de Maracaju (1930), cujo governador temporário foi Vespasiano Martins. 

Em 1943, foi implantada a Colônia Federal de Dourados, visando a ocupação agrícola da região e criado o Território Federal de Ponta Porã, com objetivo de fortalecer a fronteira oeste brasileira na divisa com o Paraguai, ambos fundamentais para a futura emancipação do estado. 

Assim, a partir da década de 50, o crescimento econômico do sul do Mato Grosso, baseado na pecuária e no cultivo de grãos, tornava iminente a separação do território, a qual seria reconhecida pelo Governo Federal em 11 de outubro de 1977. Como citam Gressler, Vasconcelos e Perez, o pronunciamento do então Ministro do Interior, Mauricio Rangel Reis: “Nasce nova Unidade da Federação, que tem por capital a bela cidade de Campo Grande. A data histórica de 11 de outubro de 1977 ficará gravada na memória do povo do Mato Grosso do Sul”.

Parabéns Mato Grosso do Sul pelos seus 42 anos!

*Doutor em Direito

OLIVEIRA, Heleninha. Usina Velha: raios de chaminé. Dourados: M.H.I. de Oliveira, 2009.

GRESSLER, Lori; VASCONCELOS, Luiza; PERES, Luiza. História do Mato Grosso do Sul. Guarulhos: FTD, 2013. 

GRESSLER, Lori; SWENSSON, Lauro Joppert. Aspectos históricos do povoamento e da colonização do estado de Mato Grosso do Sul. L.A. Gressler, 1988. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIA DE FINADOS
Inscrições para ambulantes começam na próxima semana
BRASIL
Agências da Caixa abrem neste sábado para saque do FGTS
DOURADOS
Homem é assaltado por travesti após parar carro no Centro
FUTEBOL
Dois jogos abrem a 27ª rodada do Brasileirão neste sábado
CAPEY
Homem foge e abandona carro com quase meia tonelada de maconha
DOURADOS
Mãe de criança morta após parto segue internada sob escolta
LOTERIA
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões
CINEMA GRATUITO
"Saneamento básico, o filme" será apresentado pelo hoje no Cineclube
DOURADOS
Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado
POLÍCIA
Do interior de presídio, líder do PCC ordenou 28 assassinatos em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado tomba veículo na Joaquim Teixeira Alves
DOURADOS
Além de droga, pente-fino na PED encontrou cachaça, roteador de internet e ‘sky gato’
DOURADOS
Alvo de furtos e abusos no trânsito, avenida passa a ser monitorada por câmeras
DOURADOS
Prefeitura abre licitação para vender folha de pagamento do funcionalismo