Menu
Busca domingo, 26 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
ELEIÇÃO

Arquitetos e urbanistas escolhem nova gestão do CAU/MS amanhã

30 outubro 2017 - 19h20Por Da Redação

Nesta terça-feira (31) acontece a 3ª eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo que vai definir quem serão os conselheiros federais e estaduais, que por sua vez escolherão os presidentes – do CAU/BR e do CAU/MS. 

Em Mato Grosso do Sul, 1.595 profissionais estão aptos a votar. A votação será durante todo o dia 31 de outubro, exclusivamente pelo endereço www.votaarquitetoeurbanista.com.br, conforme o horário de Brasília. O voto é facultativo apenas para quem tem 70 anos ou mais. 

Três chapas concorrem ao pleito no CAU/MS e cada uma contém 9 candidatos a conselheiro titular e 9 para suplente, além de uma vaga de conselheiro federal (titular e suplente) do CAU/BR. Os eleitos cumprirão mandato no triênio 2018-2020. No site do CAU/MS é possível conhecer as chapas e as propostas de cada uma. 

A coordenadora da Comissão Eleitoral de Mato Grosso do Sul, arquiteta e urbanista Vera Lúcia Giraldelli Peri, considera o processo eleitoral uma oportunidade para fortalecer o CAU. “O Conselho tem o papel de regular e fiscalizar o exercício da profissão, além de defender os interesses e a segurança da sociedade com um planejamento urbano eficiente que assegure qualidade de vida, defenda o meio ambiente e o patrimônio cultural da nossa cidade e do país”.

Função do CAU/BR e dos CAU/UF

O CAU/BR e os Conselhos Estaduais são autarquias federais uniprofissionais dotadas de personalidade jurídica de direito público, que constituem serviço público federal e têm a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo principal do CAU é regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, defender o interesse e a segurança da sociedade. Nessa estrutura federativa, o CAU/BR é a instância normativa e recursal. Ou seja, aprova as normas que regulam a profissão, como as atividades que só podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas, o Código de Ética e as Tabelas de Honorários; e julga em grau de recurso os processos realizados pelos CAU/UF.

Os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDRO JUAN
Polícia paraguaia prende mais um fugitivo de penitenciária na fronteira
SIDROLÂNDIA
Prefeitura encerra hoje seleção com 221 vagas para professores
DOURADOS
Jovem morre no Hospital da Vida após sofrer acidente na BR-262
FUTEBOL
Corumbaense e Maracaju se enfrentam hoje pela 1ª rodada do estadual
CAPITAL
Acidente com três veículos termina em morte de jovem de 28 anos
TELEVISÃO
Nelsinho Trad diz que sabatina para embaixada dos EUA será antes do Carnaval
JARDIM ITÁLIA
Mulher morre ao podar mangueira e cair da altura de cinco metros
IVINHEMA
Confusão em posto termina com um morto e outro ferido por PM de folga
LOTERIA
Mega-Sena acumula m ais uma vez e prêmio vai a R$ 47 milhões
ECONOMIA
IPVA 2020: prazo para pagamento à vista com desconto de 15% termina na sexta

Mais Lidas

DOAÇÃO
Órgãos captados em Dourados vão salvar vidas em três Estados
DOURADOS
Motociclista bate em caminhão da coleta de lixo e fica em estado gravíssimo
MS
Homem é acusado de colocar sedativo no leite para abusar de enteada
DOURADOS
Designação para escolas e Ceim’s acontece neste sábado