A denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-geral, Moreira Franco, foi lida na tarde de hoje (26) no plenário da Câmara dos Deputados. Agora, caberá à Câmara notificar o presidente e os ministros sobre a denúncia, o que só deve ocorrer amanhã (27). A leitura da peça, que tem 260 páginas, durou cerca de cinco horas e meia.
Coube a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), segunda-secretária da Mesa da Câmara, fazer a maior parte da leitura da peça. A outra parte foi lida pelo deputado JHC (PSB-AL), que é o terceiro secretário da Câmara. A denúncia elaborada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente, ministros e outros peemedebistas é pelos supostos crimes de organização criminosa e obstrução da Justiça. A peça foi apresentada pelo ex-procurador Rodrigo Janot e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a aceitou e encaminhou a denúncia à Câmara.
A notificação ao presidente e aos ministros ocorrerá de forma individualizada, ou seja, cada um será notificado e receberá uma cópia da peça. O Palácio do Planalto informou que, a exemplo do que ocorreu na notificação da primeira denúncia contra o presidente, caberá ao subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Valle Rocha, receber as três notificações.
As notificações deverão ser entregues amanhã (27), uma vez que ainda é necessário fazer a cópia do material da denúncia encaminhada à Câmara pelo STF. Ainda não está definido quem fará a entrega das notificações, mas na primeira denúncia o documento foi levado ao Palácio do Planalto pelo primeiro secretário da Câmara, deputado Giacobo (PR-PR).
Depois que os denunciados forem notificados, será encaminhado uma cópia da peça também à Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) da Câmara, onde a denúncia será apreciada. Os denunciados têm até 10 sessões plenárias da Casa para apresentarem suas defesas. A partir daí, a CCJ tem cinco sessões para apreciar a matéria, votar e encaminhar a deliberação ao plenário da Câmara.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Universidades estudam como reduzir emissões de CO2 na atmosfera
MEIO AMBIENTEGoverno vai remunerar quem atua na conservação ambiental
CONCURSO11 órgãos abrem inscrições para 1,4 mil vagas nesta segunda-feira

Família procura por homem que desapareceu na região de Taquarussu

Festival em meio a 'reserva natural' acontece hoje em Dourados
Última rodada do Brasileirão 2019 será disputada neste domingo
ECONOMIACom a certeza de dinheiro na conta, servidor estadual faz planos com 13°
INTERNACIONALPelo menos 43 pessoas morrem em incêndio em fábrica da Índia

Portaria homologa tarifas de pedágio de ponte sobre o Rio Paraguai

Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
Mais Lidas

Deputado perde Carteira de Habilitação ao cair em blitz da Lei Seca

Casal aparece e relata que “sumiço” foi por contratempo com celular
Plenário do Senado pode votar o Pacote Anticrime ainda neste ano
