Menu
Busca segunda, 22 de abril de 2019
(67) 9860-3221
ESTADO

Agepan vai checar reclamações sobre aumento da fatura de energia elétrica

12 fevereiro 2019 - 16h50Por Da Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) a dar início a uma Fiscalização/Análise de Demanda relativo a Reclamação do Faturamento da empresa Energisa Mato Grosso do Sul (EMS). A decisão ocorre em função de várias reclamações de consumidores a respeito do aumento das faturas de energia feitas à distribuidora.

O procedimento fiscalizatório adicional sobre essa demanda vai ser inserido no processo de acompanhamento do Plano de Melhorias da concessionária, atividade já em andamento e que integra o Contrato de Metas entre as duas agências. O Contrato é um instrumento do Convênio que o Estado, por meio da Agepan, mantém com a Aneel, e especifica as atividades descentralizadas a serem realizadas em um determinado período. 

Para a fiscalização das reclamações sobre a fatura, já nesta semana estão sendo tomadas as providências operacionais e elaborado o planejamento dos procedimentos que serão adotados pela Câmara Técnica de Energia, unidade da Diretoria de Gás e Energia da Agepan responsável pelas fiscalizações. 

A Agência deverá extrair uma amostra de unidades consumidoras (considerando os diversos grupos, subgrupos e estrutura tarifária), e fazer a conferência da aplicação das tarifas da Resolução Aneel vigente. Também solicitará da concessionária a relação dos processos de refaturamento ocorridos nos meses de dezembro e janeiro e conferir as motivações.

A distribuidora deverá apresentar, complementarmente, a relação das reclamações ocorridos nos meses de dezembro e janeiro referentes a faturas, variação de consumo e erro de leitura e desse universo de reclamações serão extraídas amostras, sendo verificado a solução da distribuidora para essas ocorrências. Na amostra, poderão ser conferidas em algumas unidades consumidoras a leitura nos medidores. 

Após a fiscalização, uma Nota Técnica, contendo todos os parâmetros e procedimentos adotados e a conclusão final sobre a análise, será emitida e encaminhada diretamente para a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE/Aneel).

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPO
Semana começa com avisos de tempestades em várias cidades de MS
SENADO
Projeto proíbe corte de água antes de três meses de inadimplência
SEMANA SANTA
Feriadão termina com três mortes nas rodovias estaduais de MS
DOURADOS
Torcedores urinam em comércios e deixam avenida emporcalhada após jogos
DOURADOS
Homem é preso após oferecer cocaína a policiais militares
INTERNACIONAL
Presidente palestino diz não confiar no novo plano de paz dos EUA
DOURADOS
Homem encontrado morto no rio Dourados foi deixado no local pelo sobrinho no sábado
DOURADOS
Motociclista morre ao bater na traseira de carreta no Terra Roxa
TELEVISÃO
Elenco decepciona em prova do “MasterChef” e internautas reclamam
CRIME AMBIENTAL
Paranaense é preso com 25 quilos de pescado ilegal em veículo

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem é encontrado morto no Rio Dourados
DOURADOS
Rapaz é ferido com duas facadas e socorrido ao HV
TRAGÉDIA
Casal morre em acidente de moto próximo a Ponta Porã
POLÍCIA
Casal é preso por tráfico, após entrega de crack, no Cachoeirinha