Menu
Busca terça, 19 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
ACERTOS

Agepan inicia análise técnica para a revisão tarifária da Sanesul

07 julho 2015 - 09h41

#####Da Redação

A Agepan, por meio da Diretoria de Regulação Econômica, realizou no dia 1º/7 a 1ª Reunião Técnica Tarifária do Setor de Saneamento, visando subsidiar os estudos da revisão tarifária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Sanesul. Na reunião, com a presença do diretor de Administração e Finanças, André Soukef, e técnicos das áreas de contabilidade, concessão e desenvolvimento empresarial da concessionária, foi definida a metodologia de fornecimento das informações para o procedimento regulatório.

“Essa interação mais próxima com os agentes (prestadores do serviço) é a forma mais correta de obter informações e chegar aonde queremos. É papel do regulador criar essas condições e é papel do agente do serviço fornecer os subsídios”, disse, na abertura da reunião, o diretor de Regulação Econômica da Agepan, Valter Almeida da Silva.

A reunião marcou o estabelecimento de um modelo de trabalho em que a equipe da Gerência de Regulação Econômica e Tarifária da agência estará dentro da concessionária, em contato direto com coordenadores de área e técnicos designados, para coletar todos os dados necessários ao estudo econômico-financeiro que dará base à revisão.

O levantamento está sendo feito para que a Agepan possa definir o percentual tarifário a ser aplicado na revisão solicitada pela empresa de saneamento, justificada por itens como a alta da energia elétrica, a variação dos custos operacionais, a variação na cotação de materiais aplicados, a retração no consumo, e o plano de investimentos. Análises serão feitas para demonstrar o real impacto de cada item na tarifa e qual a necessidade de recomposição.

Entenda

Existem dois mecanismos pelos quais as tarifas de saneamento podem ser alteradas. Eles estão previstos nos contratos e permitem a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão:

Reajuste Tarifário

Ocorre anualmente, em data pré-estabelecida e consiste em um mecanismo de atualização das tarifas, em decorrência dos efeitos da inflação no período.

Revisão Tarifária

Ordinária - É uma atualização tarifária mais abrangente que o simples reajuste. Ocorre a cada 4 anos, em média, com a finalidade de restabelecer ou de preservar o equilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão, visando a conservação dos valores reais das tarifas, a cobertura dos investimentos e dos custos operacionais e a melhoria na qualidade do serviço. A revisão consiste em uma análise detalhada de todos os componentes da tarifa e o resultado da revisão tanto pode indicar aumento como redução tarifária.

Extraordinária – é semelhante à revisão periódica citada anteriormente, mas, como o nome já diz, está relacionada com acontecimentos extraordinários e pontuais, ou seja, dissociados da conjuntura ordinária. Uma revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, por pedido da concessionária ou proposta pela agência reguladora, em decorrência de fatores alheios ao controle, como um novo contexto econômico, a desvalorização cambial e alteração imprevista no custo de insumos, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Trio é preso com mais de meia tonelada de cocaína
COXIM
Idosa de 80 anos é agredida a pauladas por jovem que invadiu casa
ESPORTE
Funed conclui elaboração de calendário anual de atividades esportivas
APOSENTADORIA
Bolsonaro fará pronunciamento na TV para defender reforma da Previdência
PROJETO
UFGD seleciona shows musicais para o projeto Celebração 2019
CAMPO GRANDE
Júri é suspenso após advogada chorar e ameaçar suicídio
NOVA ANDRADINA
Adolescente que sufocou a filha de 28 dias fará tratamento psiquiátrico
RIO
Justiça nega indenização a Bolsonaro por declarações de Jean Wyllys
UEMS
Estão abertas as inscrições para Intercâmbio Sanduíche no Canadá
CAPITAL
Dupla em moto atira contra carro de autoescola; motorista é atingido

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore
NOVA ANDRADINA
Mãe de 16 anos mata filha de apenas 21 dias
DOURADOS
Um ano após pedido de demissão, ex-secretário de Délia retorna à prefeitura