Menu
Busca domingo, 23 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
ACERTOS

Agepan inicia análise técnica para a revisão tarifária da Sanesul

07 julho 2015 - 09h41

#####Da Redação

A Agepan, por meio da Diretoria de Regulação Econômica, realizou no dia 1º/7 a 1ª Reunião Técnica Tarifária do Setor de Saneamento, visando subsidiar os estudos da revisão tarifária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Sanesul. Na reunião, com a presença do diretor de Administração e Finanças, André Soukef, e técnicos das áreas de contabilidade, concessão e desenvolvimento empresarial da concessionária, foi definida a metodologia de fornecimento das informações para o procedimento regulatório.

“Essa interação mais próxima com os agentes (prestadores do serviço) é a forma mais correta de obter informações e chegar aonde queremos. É papel do regulador criar essas condições e é papel do agente do serviço fornecer os subsídios”, disse, na abertura da reunião, o diretor de Regulação Econômica da Agepan, Valter Almeida da Silva.

A reunião marcou o estabelecimento de um modelo de trabalho em que a equipe da Gerência de Regulação Econômica e Tarifária da agência estará dentro da concessionária, em contato direto com coordenadores de área e técnicos designados, para coletar todos os dados necessários ao estudo econômico-financeiro que dará base à revisão.

O levantamento está sendo feito para que a Agepan possa definir o percentual tarifário a ser aplicado na revisão solicitada pela empresa de saneamento, justificada por itens como a alta da energia elétrica, a variação dos custos operacionais, a variação na cotação de materiais aplicados, a retração no consumo, e o plano de investimentos. Análises serão feitas para demonstrar o real impacto de cada item na tarifa e qual a necessidade de recomposição.

Entenda

Existem dois mecanismos pelos quais as tarifas de saneamento podem ser alteradas. Eles estão previstos nos contratos e permitem a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão:

Reajuste Tarifário

Ocorre anualmente, em data pré-estabelecida e consiste em um mecanismo de atualização das tarifas, em decorrência dos efeitos da inflação no período.

Revisão Tarifária

Ordinária - É uma atualização tarifária mais abrangente que o simples reajuste. Ocorre a cada 4 anos, em média, com a finalidade de restabelecer ou de preservar o equilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão, visando a conservação dos valores reais das tarifas, a cobertura dos investimentos e dos custos operacionais e a melhoria na qualidade do serviço. A revisão consiste em uma análise detalhada de todos os componentes da tarifa e o resultado da revisão tanto pode indicar aumento como redução tarifária.

Extraordinária – é semelhante à revisão periódica citada anteriormente, mas, como o nome já diz, está relacionada com acontecimentos extraordinários e pontuais, ou seja, dissociados da conjuntura ordinária. Uma revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, por pedido da concessionária ou proposta pela agência reguladora, em decorrência de fatores alheios ao controle, como um novo contexto econômico, a desvalorização cambial e alteração imprevista no custo de insumos, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Luisa Sonza relata críticas após procedimento: 'Acharam feio'
MEDIDA
ANP vai fazer consulta para substituir GNL importado por gás doméstico
TEMPORAL
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados
LADÁRIO
Três pessoas ficam feridas em capotagem de carro
INVESTIGAÇÃO
Polícia Federal reforça versão de que agressor de Bolsonaro atuou sozinho
CAPITAL
Carreta tomba com 27 toneladas de agrotóxico
POLÍTICA
Temer viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU; Toffoli assume Presidência
PONTA PORÃ
PM recebe solicitação por desentendimento familiar e captura foragido
CAPITAL
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 42kg de maconha e skank após fuga de condutor

Mais Lidas

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa acusada por tráfico e por alterar a cena do crime
DOURADOS
Jovem foi espancada até a morte no Pelicano
DOURADOS
Jovem é encontrada morta no Jardim Pelicano
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação conjunta prende cinco Policiais Rodoviários Federais em MS