segunda, 18 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
IMUNIZAÇÃO

2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa na segunda

15 novembro 2019 - 11h00Por Da Redação

O Ministério da Saúde informou esta semana que 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será desenvolvida no período de 18 a 30 de novembro. A campanha e direcionada à vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia de mobilização nacional, o chamado de Dia D será no dia 30, um sábado.

Diante da situação epidemiológica no Brasil e do cenário de baixas coberturas vacinais, os organismos de saúde reforçam a necessidade de realização da campanha de vacinação contra o sarampo, com o intuito de captar os adultos de 20 a 29 anos de idade, ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos, com o pensamento de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados.

O objetivo é vacinar seletivamente (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações – PNI) contra o sarampo os adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

Nesta 2ª etapa da campanha os próprios adultos são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e, deve comparecer aos serviços de vacinação, levando a caderneta de vacinação para avaliação, aplicação da vacina se necessário for e registro da mesma.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

DOURADOS

Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, e o Departamento de Atenção Básica farão estratégias para possibilitar o melhor acesso da população neste período de campanha. No período de 18 a 29, todas as unidades de saúde estarão atendendo a comunidade dessa faixa etária nos horários de rotina de atendimento.

No dia 30, o Dia D, estarão abertas das 8h até 17h, as unidades de saúde da Seleta, Vila Rosa, Maracanã, Santo André, Cabeceira Alegre, Izidro Pedroso, Idelfonso Pedroso, Cachoeirinha, Parque das Nações II, Vila São Pedro, Vila Vargas, Vila Formosa e Ithaum.

Também haverá dois pontos de vacinação volante, no Hipermercado Extra, das 8h até 12h, e no Shopping Avenida Center, das 12h até 20h.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá