Menu
Busca sábado, 21 de abril de 2018
(67) 9860-3221

Verão começa hoje com temperaturas superiores à média histórica

21 dezembro 2012 - 09h56

A estação mais quente do ano, caracterizada pelo calor e pela recorrência de pancadas de chuva, começou nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, às 9h11, no horário de Brasília. O verão incide sobre o hemisfério sul até o final de março e será marcado por temperaturas superiores à média histórica, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação deve registrar temperaturas máximas em torno dos 35ºC, em Apodi, no Rio Grande do Norte, e mínimas em torno de 12ºC, em Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

A previsão é que as chuvas fiquem acima da média na região Sul e abaixo do normal na região Nordeste. Nas demais áreas, o índice pluviométrico ficará dentro do padrão histórico. O Inmet não descarta, no entanto, a possibilidade de excesso de precipitação no Norte, Centro-Oeste e Sudeste durante os três primeiros meses do ano.

O verão 2012/2013 não será afetado pela influência do fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico. “Em julho, o El Niño deu sinais de que iria se manifestar, mas recuou. Se a tendência tivesse se confirmado, ele elevaria as temperaturas e intensificaria a seca no Nordeste”, afirma o meteorologista Mozar de Araújo Salvador, do Inmet.

De acordo com ele, a previsão é que outro fenômeno climático iniba parte das chuvas no Nordeste.

Com a temperatura das águas do Atlântico Norte mais quentes que o normal e as do Atlântico Sul mais frias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), área próxima à linha do Equador, fica alojada ao norte de sua posição climatológica.

“A ZCIT é uma faixa permanente de convergência de ventos que gera muita nebulosidade. Ela se movimenta ao longo do ano, sempre aproximando-se do hemisfério mais quente, ou seja, daquele onde é verão. Esse é o principal sistema que gera chuva no Nordeste durante este período”, destaca Mozar.

Com a anomalia na temperatura de superfície do mar, a zona de convergência não consegue se aproximar o suficiente do Nordeste brasileiro para provocar chuvas, o que pode intensificar a estiagem em algumas áreas.

O Inmet também prevê os índices máximos e mínimos médios para as 290 cidades brasileiras onde estão instaladas as estações de meteorologia do instituto.

O cálculo das temperaturas é feito a partir das médias dos índices máximo e mínimo, para os meses de janeiro, fevereiro e março, entre os anos de 1961 e 1990. Veja as previsões:

###Região Sudeste
A região Sudeste deve registrar a maior temperatura média, com 33,9ºC nos municípios de São Fidélis (RJ) e Aimorés (MG) durante o mês de fevereiro. Já a mínima prevista é de 12ºC em Campos do Jordão (SP).

###Região Sul
Na região Sul, a temperatura máxima média deve ser de 33ºC em Foz do Iguaçu (PR) durante o mês de janeiro. A mínima será de 12,3ºC, em março, na cidade de Palmas (PR).

###Região Nordeste
O Nordeste registrará mais calor em janeiro em Apodi (RN), com 35,4ºC. Já a temperatura média mais baixa para a região será de 17ºC, na cidade de Morro do Chapéu (BA), no mês de janeiro.

###Região Norte
A temperatura média mais alta da região Norte deve ficar em 33,7ºC, no mês de março, em Boa Vista (RR). Por outro lado, a mínima ocorre em São Félix do Xingu (PA), com 19,6ºC, em janeiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL DOS BRASILEIROS
Brasília celebra 58 anos e filha de JK diz que cidade é sonho do pai realizado
AGENDA
Doenças raras e superação da violência são temas de audiências na ALMS
MS-164
Argentino é preso em MS tentando levar maconha até o Rio de Janeiro
BR-163
Dupla é presa tentando trazer veículos furtados até Dourados
BRASIL
Campanha de vacinação dos povos indígenas começa hoje
DOURADOS
Adolescente que comprava maconha no Paraguai para revender é apreendido
JARDIM GUANABARA
Homem é preso acusado de abusar de criança em Dourados
FAMOSOS
Thiago Fragoso se afasta de “O Outro Lado do Paraíso" por problemas de saúde
FUTEBOL
Quatro árbitros de MS são escalados para os Brasileiros das Séries C e D
DOURADOS
Demissões aumentam, mas acumulado do ano ainda é positivo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE
Dourados inaugura a primeira geladeira solidária nesta sexta-feira
ABRIGO
Fazendeiro morto por pistoleiros já hospedou membro do Comando Vermelho
Morador da Rocinha foi preso com documento falso quando vigiava posto da PRF, na BR-463, uma das principais rotas do narcotráfico
POLÍCIA
Mulher é presa com crack do Paraguai na Rodoviária de Dourados
TRÊS LAGOAS
Homem procura delegacia após investir carro em bitcoin e não ter retorno prometido