terça, 19 de março de 2024
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ECONOMIA

Vendas do varejo crescem 0,7%, revela pesquisa do IBGE

13 novembro 2019 - 12h35Por Agência Brasil

As vendas no varejo cresceram 0,7% em setembro na comparação com agosto. Segundo informou hoje (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este é o quinto resultado positivo consecutivo. O segmento acumulou ganho de 2,4%.

O instituto informou ainda que, com o maior dinamismo da atividade comercial nos últimos três meses, o índice de média móvel no trimestre encerrado em setembro (0,6%) “acentua ritmo de crescimento frente à estabilidade que vinha sendo observada entre março e junho de 2019”.

Na comparação com setembro de 2018, o varejo cresceu 2,1%, sendo a sexta taxa positiva seguida. Com estes resultados, os índices do setor foram positivos tanto para o fechamento do terceiro trimestre de 2019 (2,6%), como para o acumulado dos nove primeiros meses do ano (1,3%).

As comparações são em relação a iguais períodos do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos 12 meses, saindo de 1,4% em agosto para 1,5% em setembro, “sinaliza estabilidade no ritmo de vendas”.

Varejo ampliado

O varejo ampliado - que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção - teve expansão de 0,9% no volume de vendas, se comparado a agosto de 2019. Significa a sétima taxa positiva seguida. No período, acumulou ganho de 4,0%.

A média móvel do trimestre encerrado em setembro, que é de 0,6%, mostrou aumento no ritmo das vendas, em relação à média móvel no trimestre finalizado em agosto, quando ficou em 0,3%.

Em relação a setembro de 2018, o comércio varejista ampliado cresceu 4,4%, sexta taxa positiva consecutiva. O indicador acumulado no ano indica alta de 3,6% e de 4,4% no terceiro trimestre de 2019. Nos últimos 12 meses, ao passar de 3,7% até agosto para 3,8% até setembro, também apontou estabilidade nessa comparação.

Atividades

De acordo com o IBGE, sete das oito atividades analisadas pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) tiveram resultados positivos em setembro, o que favoreceu a taxa de 0,7% do varejo.

Os destaques ficaram com móveis e eletrodomésticos (5,2%), tecidos, vestuário e calçados (3,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%), combustíveis e lubrificantes (1,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (0,5%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%).

A única taxa negativa deu-se nos itens equipamentos e material para escritório, informática e comunicação com queda de 2,0%, após avanço de 3,8% no mês anterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL

Mulher sai para trabalhar e ao voltar encontra marido morto

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 67 milhões nesta terça-feira
LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 67 milhões nesta terça-feira

Conselho dos Direitos da Mulher debate "Dourados sem Misoginia"
POLÍTICA

Conselho dos Direitos da Mulher debate "Dourados sem Misoginia"

PM e Prefeitura realizam Roda de Conversa na Reserva Indígena
DOURADOS

PM e Prefeitura realizam Roda de Conversa na Reserva Indígena

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade
REGIÃO

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade

DOURADOS

Cursos de idiomas da UFGD estão com inscrições abertas até quinta

COTAÇÃO

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne

TEMPO

Terça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

TEMPO

Onda de calor extremo em Dourados deve chegar ao fim hoje

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave