Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221

Talibã e Al Qaeda dão início à sua vingança por Bin Laden

13 maio 2011 - 08h20

A milícia que protegeu o mentor do 11 de Setembro e a rede criada pelo terrorista mais famoso da história já deram início à sua campanha de vingança pela morte de Osama bin Laden nesta sexta-feira. O Talibã atacou no Paquistão, matando pelo menos 80 pessoas em atentados suicidas cometidos contra um centro paramilitar da polícia na região noroeste do país. O atentado foi reivindicado pelos talibãs como sua primeira ação de vingança por Osama. Já a Al Qaeda entrou em ação no Iêmen, matando mais cinco pessoas. Dois homens suspeitos de pertencer à rede terrorista atingiram um grupo de soldados com um foguete antitanques. A emboscada contra o veículo do Exército ocorreu perto da localidade de Marib, ao leste da capital iemenita, Sanaa.

Os insurgentes talibãs, ligados à Al Qaeda e autores de uma campanha de atentados violentos no Paquistão, já haviam ameaçado executar represálias contra Islamabad e as forças de segurança do país, acusadas de cumplicidade no ataque de um comando americano que matou bin Laden, há onze dias, no norte do país. O ataque da manhã desta sexta, em Shabqadar, vilarejo do noroeste do Paquistão, foi cometido por um homem que estava em uma motocicleta - ele detonou a bomba que transportava no momento em que cadetes, já sem uniforme militar, pretendiam subir nos ônibus que os levaria para casa para dez dias de férias, informou Nisar Jan Marwat, chefe de polícia do distrito de Charsada.

O atentado teve como alvo o centro de treinamento de uma unidade paramilitar da polícia responsável por vigiar as fronteiras paquistanesas. Mais tarde, quando os policiais e as equipes de emergência atendiam aos feridos, outro homem-bomba, também em uma moto, provocou uma nova carnificina. "Pelo menos 80 pessoas morreram, 69 delas militares e onze civis", afirmou Bashir Ahmed Bilur, ministro da província de Jiber-Pajtunjwa, onde aconteceu a tragédia. Mais de 140 pessoas ficaram feridas, 40 delas em estado grave, segundo fontes médicas. "Estava sentado no ônibus e esperava meus colegas. Estávamos felizes por termos a chance de ver nossas famílias e escutei alguém gritar 'Deus é grande' antes de uma forte explosão", contou o cadete Ahmad Ali. "Depois ouvi uma segunda explosão. Saí do ônibus todo ensanguentado."

Retaliação - O ataque desta sexta foi a ação terrorista mais violenta do ano no Paquistão. "É uma primeira ação para vingar o martírio de Osama. Ela foi executada por dois de nossos combatentes", confirmou por telefone Ehsanullah Ehsan, porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP). "Esperem grandes ataques no Paquistão e no Afeganistão", ameaçou. O TTP, que jurou lealdade à Al Qaeda em 2007, é o principal responsável pelos cerca de 450 atentados que mataram mais de 4.300 pessoas em todo o país em quase quatro anos. Em 2007, a organização terrorista decretou a "guerra santa" contra Islamabad por seu apoio a Washington na guerra ao terror. Shabqadar fica perto das zonas tribais na fronteira com o Afeganistão, reduto dos talibãs paquistaneses e principal santuário da Al Qaeda no mundo.

A região também serve de retaguarda aos talibãs afegãos, sobretudo à rede Haqani, que tem como alvo prioritário a força militar americana, que corresponde a dois terços de toda a máquina de guerra instalada no Afeganistão. A Al Qaeda usa campos de treinamento nas zonas tribais e preparou nestes locais os terroristas que cometeram atentados (ou tentaram atacar) nos EUA e na Europa, como os de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, Londres em 2005, Madri em 2004 e Nova York em 2010. Era nessa região fronteiriça e com montanhas que os especialistas achavam que bin Laden estava escondido. Ele estava, na verdade, na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A DONA DO PEDAÇO
Camilo ameaça Vivi e ela joga sucesso na sua cara
ATENDIMENTO MÉDICO
Dourados e mais duas cidades recebem ‘Cassems Itinerante’ nos próximos dias
CONSUMIDOR
Preço da gasolina se mantem estável em Dourados
BRASIL
Toffoli suspende processos que contêm dados sem autorização judicial
DOURADOS
Upiran entrega carta de demissão a Délia e aguarda substituto para deixar Educação
DOURADOS
Prestes a renovar concessão, prefeitura cria Conselho de Saneamento Básico
VIOLÊNCIA
Dourados já registrou 13 casos de maus-tratos a crianças em 2019
AQUIDAUANA
Delegado preso após sumiço de cocaína é suspeito de fazer "ponte" entre facções
MUZEMA
Operação prende 11 acusados de construir imóveis que desabaram no RJ
ESTADO
Policiais civis têm até 2 de agosto para retirar carteiras funcionais

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano