Menu
Busca sexta, 18 de outubro de 2019
(67) 9860-3221

Só 37% dos brasileiros preferem a democracia

18 agosto 2002 - 09h21

O Brasil é o país com o menor índice de apoio à democracia, de acordo com pesquisa da organização chilena Corporación Latinobarómetro, realizada em 17 países da América Latina e divulgada em São Paulo. Apenas 37% dos brasileiros consideram a democracia preferível a outras formas de governo, numa queda de 13 pontos percentuais em relação a 1996.
A economista Marta Lagos, 50 anos, responsável pelo levantamento, considera esse dado um de seus principais enigmas: "Não consigo encontrar explicações lógicas para que o apoio à democracia no Brasil seja tão baixo". Para o cientista político Jairo Nicolau, professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), o resultado pode ser conseqüência da abstração do conceito de democracia: "É uma idéia um pouco vaga, inclusive para os estudiosos, quanto mais para a população em geral", disse.
Ele considera que perguntas mais diretas, como "você prefere um governo eleito diretamente ou indiretamente", trariam outro resultado. "Se 63% da população estivesse insatisfeita com a democracia, por que as taxas de votos nulos e brancos e as abstenções caíram nas últimas eleições?", questiona.
A pesquisa da Latinobarómetro mostra ainda uma tendência da população de se autodefinir como centrista no espectro ideológico. Numa escala entre zero (mais à esquerda) e 10 (mais à direita), a maioria dos países está entre cinco e sete. Honduras (7,8) é o país mais à direita, e México (4,8), o mais à esquerda.
O segundo país mais à direita, a Colômbia (6,9), vive uma guerra civil envolvendo guerrilhas de extrema-esquerda e paramilitares de extrema-direita e acaba de empossar um presidente direitista, Alvaro Uribe, eleito no primeiro turno, em maio, prometendo pulso firme contra esses grupos.
Apesar de os dados da pesquisa indicarem uma pequena variação à direita em 11 dos 17 países pesquisados, Marta considera equivocada a visão de que a região está se "direitizando".

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTADO
MS sobe duas posições no Ranking da Competitividade e é 2º em crescimento no cenário nacional
UNICEF
Uma a cada três crianças menores de 5 anos não cresce adequadamente
APOSTAS
Loterias vão sortear R$ 30 milhões até amanhã
PONTA PORÃ
Polícia apreende carro abarrotado de cigarros contrabandeados
FUTEBOL
Série B do Brasileirão tem dois jogos nesta sexta
DOURADOS
Feira da Empregabilidade terá palestras e entrevistas de emprego neste sábado
JUSTIÇA
CNJ fará atendimento ao público durante inspeção de rotina no TJMS
BRASIL
Projeto de privatização da Eletrobras chega ao Congresso em novembro
BR-163
Carga de cigarro que saiu de Dourados é apreendida no Paraná
AGENDA
Visita de ministro causa ‘euforia’ de políticos da região

Mais Lidas

BNH IV PLANO
Polícia investiga morte de bebê logo após parto em Dourados
DOURADOS
Com fim de contrato, empresa começa a retirar lombadas eletrônicas
DOURADOS
Pente-fino teve ‘bate-grade’ e apreendeu drogas, celulares e facas artesanais
DOURADOS
Ladrões invadem e fazem “limpa” em casas