Menu
Busca Quarta, 17 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Bigolin

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até hoje

30 Novembro 2012 - 08h54

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta sexta-feira, dia 30 de novembro. Se, depois de reduzir ou quitar dívidas e guardar dinheiro para as despesas dos próximos meses (presentes, festas, matrícula escolar, IPVA e IPTU), ainda sobrar uma parte do 13º salário, o poupador tem várias opções de investimento.

Para aplicações de curto prazo, que podem sofrer saques num período de um ano, o conselho básico dos especialistas é aplicar na poupança.

A aplicação mais popular do país tem a vantagem de ser livre de impostos e taxas de administração, como outros produtos oferecidos por bancos.

“Dependendo da taxa de administração dos fundos de investimento, a poupança é melhor que muitos deles disponíveis nos bancos. Se não for inferior a 1% ou 1,5%, é melhor ir para a poupança mesmo”, diz o administrador de investimentos Fábio Colombo.

Produtos como CDBs ou fundos DIs, como regra geral, são mais indicados para o investidor que tiver a intenção de deixar o dinheiro guardado por mais de 12 meses, pelo menos. O mesmo vale para os títulos do programa Tesouro Direto.

Quanto maior o tempo da aplicação, mais suave vai ser a mordida do Imposto de Renda, cobrado no saque.

Outra regra também vale para CDBs e fundos: quanto mais dinheiro o investidor tiver para aplicar, melhor tende a ser o retorno oferecido.

A razão é simples: bancos cobram taxas menores para aplicações mais “caras”, isto é, que exigem um investimento inicial maior.

“O investidor pode começar aplicando na poupança, acumular uma certa quantia, e depois, se quiser, pode migrar para produtos mais competitivos”, sugere Fábio Colombo.

Também por causa do Imposto de Renda, é desaconselhável que o investidor troque de aplicações a todo momento.

“Eu vejo muito isso: o investidor tentando perseguir o ganho da aplicação que rendeu mais no mês passado. Para mim, a mudança no meio do caminho é o que de pior pode acontecer”, diz o consultor de finanças Mauro Calil.

Produtos mais arriscados, como fundos de ações, dizem os especialistas, são indicados para poupadores de olho em prazos mais longos, de preferência, acima de dois ou cinco anos.

E mesmo assim, com cautela. “Investidores muito conservadores (que não suportam variações em seus ganhos) deveriam ficar totalmente afastados [da Bolsa de Valores]. E quem possui alguma resistência, deve destinar somente 20%, ou no máximo 30%, do total de seus investimentos”, diz Fábio Colombo (teste aqui seu perfil de investidor).

###Como os juros podem influenciar seu investimento?
O governo manteve a taxa básica de juros do país em 7,25% ao ano, nesta quarta-feira. Essa taxa influencia diretamente o ganho das aplicações mais procuradas pelos investidores.

Quando essa taxa sobe, os fundos DI e os CDBs pós-fixados ganham mais. Quando essa taxa cai, os fundos de renda fixa e os CDBs pré-fixados rendem melhor. Em compensação, a poupança perde, por conta das novas regras.

Não há uma opinião unânime entre os especialistas se o governo vai manter, elevar ou reduzir os juros básicos em 2013.

A intenção oficial é reduzir os juros, porque essa medida ajuda a economia a crescer --o custo do dinheiro fica mais baixo, o que estimula empresas a investir, e os consumidores, a comprar.

“Em 2013, se realmente ocorrer uma queda dos juros, não vai ser do mesmo jeito que já vimos nos anos anteriores, quando chegou a cinco pontos percentuais”, diz o assessor econômico da Fecomercio-SP, Altamiro Carvalho, refletindo uma opinião corrente entre muitos economistas.

Há preocupações com um possível aumento da inflação, principalmente no final do ano que vem. Tudo somado, significa que o governo deve ser bem mais cauteloso na hora de mexer na taxa básica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPÍTULO IDÊNTICO
Novamente Justiça nega recurso e posse de Cristiane Brasil continua suspensa
EDUCAÇÃO
Como recuperar a senha do Enem 2017
Como recuperar a senha do Enem 2017
'BALA PERDIDA'
Menor atinge vizinho enquanto 'brincava' com arma de chumbinho
A vítima foi socorrida por uma equipe do Samu; o estado de saúde é considerado grave
OPINIÃO
As estatais e o Estado à espera de reforma
ECONOMIA
Dólar segue exterior, abandona alta e cai a R$ 3,21
Dólar segue exterior, abandona alta e cai a R$ 3,21
REGIÃO
Colisão entre Kombi e Fox na MS- 276 deixa feridos
JUSTIÇA
Beira-Mar deve permanecer no regime disciplinar diferenciado
PROJETO
Relatorias em comissões do Senado podem passar a ser definidas por meio de sorteio
Relatorias em comissões do Senado podem passar a ser definidas por meio de sorteio
CAPITAL
Deputado de MS cai de escada e passará por cirurgia
Deputado de MS cai de escada e passará por cirurgia
OPORTUNIDADE
Centro Cultural lança edital para seleção de instrutores de cursos de artes

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é derrubado de moto em roubo e fica desacordado
Homem é derrubado de moto em roubo e fica desacordado
BIOMETRIA DIGITAL
Eleitores “correm” por cadastro biométrico e cartório reafirma sobre prazo
POLÍCIA
Quatro motos são furtadas em poucas horas em Dourados
EDUCAÇÃO
UFGD divulga resultado do Vestibular 2018