Menu
Busca quinta, 24 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
SANTA DULCE DOS POBRES

Irmã Dulce será canonizada neste domingo em cerimônia no Vaticano

12 outubro 2019 - 11h56Por A Tribuna

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, será a primeira santa brasileira canonizada. A cerimônia ocorrerá neste domingo, dia 13 de outubro e será presidida pelo papa Francisco, no Vaticano. Na região, a data será lembrada nas missas deste dia, e fiéis prestarão homenagens.

Dulce se tornará a primeira santa brasileira nata, pois Madre Paulina, apesar de ter feito história no Brasil, nasceu na Itália.

O primeiro milagre atribuído à baiana Irmã Dulce data de 2001. Foi quando uma mulher desenganada pelos médicos após uma hemorragia pós-parto se recuperou, mesmo com três cirurgias frustradas, após um padre pedir a intercessão dela.

Em 2010, quando um maestro voltou a enxergar após pedir a ela, a igreja teve o que faltava para a baiana ser beatificada, o que se deu um ano depois.

Depois da beatificação, a Assessoria de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) informou ter recebido milhares de casos de pessoas que relataram ter obtido graças por meio do anjo bom da Bahia.

Na Baixada Santista

O bispo diocesano de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, conta que toda canonização é uma honra para a Igreja Católica, mas a alegria é maior pelo reconhecimento da santidade de uma brasileira.

“Naturalmente, quando há a canonização de alguma pessoa mais próxima, há um significado maior para nós, porque é alguém do nosso meio. Alguém com a vida dedicada aos pobres”, declara.

Na Baixada Santista, não se prevê nenhuma igreja com o nome de Dulce, mas, na segunda-feira, às 19h30, será inaugurada a primeira capela da Diocese em homenagem a ela. Ficará na Fraternidade O Caminho, em São Vicente, vinculada à Paróquia São Vicente Mártir, na Rua Ipiranga, 5, no Centro.

O espaço é uma casa de acolhimento a mulheres em situação de rua, explica o bispo. “É um ato num espaço pequeno, mas simbólico”, afirma.

Famílias

Devotos também devem homenagear Irmã Dulce, como a família de Emerson Avelino Pereira, de 39 anos. O nome da filha do analista de sistemas é Dulce Maria Gonzalez Pereira A menina, de 4 meses, será batizada no dia da canonização.

Segundo os pais, a data foi escolhida em homenagem a Irmã Dulce, apesar de o nome da criança ter vindo de uma oração que chama de “doce Maria” a mãe de Jesus Cristo.

“Mas como esse será um dia muito esperado para nós, escolhemos o domingo por sentirmos no nosso coração o quanto é especial. Nossa filha vai ser batizada no dia em que a primeira santa 100% brasileira será canonizada. Para nós, isso representa um elo da igreja na terra e no céu”, diz o pai.

A igreja onde ocorrerá o batismo, a Paróquia do Imaculado Coração de Maria (Avenida Ana Costa, 74, na Vila Mathias, em Santos), vai transmitir em tempo real a cerimônia de canonização.

Efeito político

Senadores deverão ir ao Vaticano ver a canonização de Irmã Dulce. Isso deve atrasar o segundo turno de votação, na Casa, da reforma da Previdência, afirma o líder do PSL no Senado, Major Olímpio. Deputados também vão, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz que os trabalhos não atrasarão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
Comparsa de homicídio de adolescente é condenado a 8 anos
BALANÇO
TRE/MS realiza audiência para tratar da biometria em Terenos
CESSÃO ONEROSA
Congresso aprova projeto que garante R$ 34,6 bi à Petrobras
CAPITAL
Falso repórter engana treinador de futebol com entrevista e clona WhatsApp
UEMS
Mestrado em Ensino em Saúde prorroga período de inscrições
NOVA ALVORADA
Homem esfaqueou pastor porque ele ‘fomentava’ separação, diz polícia
REFORMA APROVADA
Ponto a ponto: saiba o que vai mudar nas aposentadorias
TRÊS LAGOAS
Homem atira para matar ex-mulher e acaba baleando dono de restaurante
MÚSICA
Livro sugere que Raul Seixas entregou Paulo Coelho à ditadura
MEIO AMBIENTE
PMA usa satélite e drone para autuar infrator por desmatamento

Mais Lidas

HAYEL BON FAKER
Homens são presos fazendo sexo em via pública em Dourados
DOURADOS
Três são presos após ‘batida’ em ‘boca de fumo’ no Jardim Pantanal
DOURADOS
“Se não pagar vocês não vão dormir, não vão ter paz”, ameaçou professora indígena presa por extorsão
TRÁFICO
Economista e corretor são presos com mais de 30kg de cocaína