Menu
Busca Terça, 16 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Corpal - Dezembro 2017

Filtro solar capilar é 1º passo para proteger os cabelos no verão

26 Dezembro 2012 - 15h15

Está decretada a temporada de sol, mar, praia e piscina. E junto com essas tentações, vem a necessidade de proteger os cabelos dos raios solares, cloro e sal – fatores que levam embora o brilho e a vitalidade dos fios. Para amenizar esses efeitos, foram ouvidos três especialistas – a médica dermatologista e tricologista Cristiane Braga, de São Paulo, o cabeleireiro Bruno di Maglio, do Loft Hair Boutique Cidade Jardim, também de São Paulo, e o cabeleireiro Célio Faria, do Instituto de Beleza que leva seu nome, em Belo Horizonte.

A seguir, os três profissionais esclarecem as principais dúvidas sobre manutenção da cor, como proteger os fios e manter as pontas saudáveis e, claro, entregam dicas preciosas sobre hidratação.

###Como preservar a cor
A exposição ao sol por muitas horas já é um fator que compromete os fios tingidos. Soma-se a isso, as lavagens regulares, nem sempre com produtos específicos para manutenção da cor e ainda a oxidação dos fios por conta do contato constante com cloro ou sal. Para o cabeleireiro Bruno di Maglio, a melhor prevenção é aplicar um leave-in protetor após lavar os cabelos. "Na praia ou na piscina, após o mergulho, indico a reaplicação do produto, mas antes é bom enxaguar com água pura, sem cloro. No dia a dia o ideal é conciliar produtos com alto poder de emoliência e uma vez por semana fazer uma reposição de queratina, com produtos à base desse ativo. E sempre que possível fazer a reposição de queratina, em nanomolécula, no salão", sugere. "Para manter a cor não tem outro caminho, é preciso usar regularmente produtos específicos para reter os pigmentos da cor no fio. O mercado dispõe de excelentes opções nesse sentido", resume Célio Faria.

###Nada de fios embaraçados
Cabelos ressecados e pouco condicionados tendem a embaraçar mesmo, não tem jeito. E a luta com o pente e a escova só piora o problema, deixando os fios fragilizados, por isso é importante evitar que o "ninho" se forme, mantendo a emoliência dos fios. "Cabelos embaraçados correm mais risco de serem quebrados e sofrem mais com o efeito frizz", resume a tricologista Cristiane Braga, que recomenda leave-in para condicionar e hidratar o fio, evitando tamanho desgaste.

###Proteção contra o sol e outros agressores do verão
Algumas marcas já têm protetor solar capilar, mas o leave-in com filtro ainda é o campeão na missão de proteger os fios do sol. O segredo é utilizar produtos finalizadores com proteção ultravioleta, já que eles não são enxaguados e garantem mais eficácia. Xampu e condicionadores com filtro não têm a mesma eficácia, já que parte dos ativos vão embora na hora do enxágue. "O leave-in é muito importante, principalmente os que possuem proteção solar, pois eles criam uma película protetora também contra outros efeitos agressivos do verão. Os que protegem do calor do secador e da chapinha também são eficientes e essencial para quem usa esses aparelhos", lembra Célio Faria, de Belo Horizonte. "Nessa época que antecede o alto verão é bom conversar com um profissional de confiança para poder preparar e fortalecer os cabelos contra os danos clássicos – sol, vento, cloro e sal – e hidratar profundamente", ressalta Bruno di Maglio.

###Atenção, loiras!
Todo cabelo tingido sofre com o desbotamento no verão, mas nos fios mais claros os danos vão além e podem deixar os cabelos esverdeados. "Um dos motivos é o sulfato de cobre, usado para tratar a água das piscinas, que é depositado na queratina dos fios, camada superficial, dando aquele tom esverdeado. O leave-in com protetor solar previne esse efeito", explica Cristiane Braga. "Tratar para reduzir a porosidade e equilibrar o pH também pode amenizar esse problema. Uma dica caseira que funciona também é aplicar vinagre vermelho nos fios e deixar agir até tirar o esverdeado, mas esse truque só deve ser feito em cabelos saudáveis", alerta Di Maglio.

###Xampu anti-resíduos
Apesar de ser uma época em que se aplica muito produto nos fios – protetores, leave-in, máscaras, seruns etc – os xampus de limpeza profunda devem ser evitados no verão. O cabeleireiro Bruno di Maglio explica por quê: "São extremamente alcalinos. O uso frequente pode deixar as cutículas elevadas e também levar embora os nutrientes. Com isso surge o aspecto ressecado e poroso", diz. "No verão, basta usar xampu e condicionador com alto poder de hidratação", completa Célio Faria.

###Pontas saudáveis
Por serem a parte mais envelhecida dos cabelos, as pontas tender a ser mais ressecadas e fragilizadas. O segredo é manter a hidratação com condicionadores, leave-in e reparador de pontas. "Cortar com frequência também ajuda, a cada dois ou três meses é o ideal", sugere Di Maglio.

###Hidratação "power"
Como já foi dito, diversos fatores levam ao ressecamento dos fios, mas algumas dicas podem controlar esse risco, como evitar o uso de chapinhas e secador, não deixar de aplicar um finalizador adequado ao tipo de fio, evitar o uso de xampu anti-resíduos. Portanto, hidratar é preciso. Um meio eficaz é a utilização de produtos hidratantes, cremosos (evite os transparentes), máscaras de hidratação intensa (no banho) e nos casos mais críticos, tratamentos em salão. "As máscaras com óleos vegetais, como argan, macadâmia e abacate, por exemplo, trazem excelentes resultados para uma melhora imediata, além das cauterizações de queratina, feitas em salão, que formam uma película protetora, mantendo a hidratação por mais tempo", esclarece a médica Cristiane Braga. "Tratamentos de nutrição e hidratação profunda dão um up nos cabelos e trazem de volta a luminosidade, melhora da densidade do fio e emoliência, deixando os cabelos mais protegidos", conclui Célio Faria.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRAZO
Inscrições ao concurso para Promotor de Justiça Substituto vão até fevereiro
FUTEBOL
Federação muda estréa do Sete de Setembro para o estádio Douradão
SHOWBIZ
Cauã Reymond e Mariana Goldfarb não dividem mais o mesmo teto
ÁGUA CLARA
Acidente entre caminhão e micro-ônibus deixa dois feridos na BR-262
AGENDA
Governadora Rose participa da passagem de comando dos Bombeiros
BOATE
Jovem diz ter sido ameaçado com arma na boca por policial federal
JUSTIÇA
TJ/MS nega recurso a condenado por estupro de vulnerável
EDUCAÇÃO
UFGD oferece cursos gratuitos de informática em bairros de Dourados
RIO BRILHANTE
Geraldo e Donato garantem ações nas áreas de saúde e infraestrutura
FUTEBOL
Sete treina sob chuva para montar o time que enfrenta o Urso

Mais Lidas

TRÊS LAGOAS
Mulher é morta pelo marido com tiro nas costas na frente da filha
OUSADIA
Polícia e agentes abatem drone que sobrevoava penitenciária em Dourados
POLÍCIA
Operações da Polícia Militar levam 29 pessoas às delegacias de Dourados
ARAL MOREIRA
Jovem de 21 anos é assassinado com tiros de escopeta na fronteira