Menu
Busca Segunda, 22 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Escola Sesc - Janeiro 2018

Evento debate qualificação de empreendimentos familiares para o mercado externo

04 Dezembro 2012 - 18h45



Com ações que qualificam os produtos da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vem contribuindo para a inserção de empreendimentos da Sociobiodiversidade no mercado externo. Essas ações foram apresentadas esta semana, em Belém (PA), em Oficina de Sustentabilidade com foco na exportação de produtos brasileiros.

O Encontro com Especialistas em Sustentabilidade: Oportunidades e Tendências para Exportações Brasileiras foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e reuniu setor empresarial, agentes financeiros, além de representantes não governamentais e governamentais, entre eles, a Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, a Secretaria de Comércio do Pará e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) - Coordenação Geral de Articulação Internacional.

O MDA foi representado no evento por dois consultores do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), que apresentaram ações, em andamento na secretaria, voltadas para a organização e a execução de atividades para capacitação dos empreendimentos.

"Nosso foco é qualificar os empreendimentos que já estão acessando o mercado interno para que também possam escoar a produção para o mercado internacional. Muitos empreendimentos da agricultura familiar, tanto orgânicos quanto os que trabalham com os da sociobiodiversidade, já exportam", explica o diretor de Geração de Geração de Renda da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos. Ele destaca a participação efetiva dos produtos da agricultura familiar brasileira em eventos internacionais, como feiras de comercialização e negócios, missões e rodadas.

O diretor assinala que o MDA segue o critério da sustentabilidade como atributo de competitividade e diferencial dos produtos e serviços, articulado a iniciativas de promoção comercial. "Temos projetos de acesso ao mercado, como o Fomento a Projetos de Diversificação Econômica e Agregação de Valor na Agricultura Familiar, realizamos Chamada Pública de Sociobiodiversidade para a qualificação Sustentável dos Sistemas Produtivos", pondera ao citar algumas ações do MDA.

Desafios
Entre os desafios gerais das cooperativas de produtos da Sociobiodiversidade para conseguir a sustentabilidade de seus produtos estão: melhorar a capacidade de gestão dos empreendimentos da agricultura familiar; superar a deficiência da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) existentes, pouco desenvolvidas na gestão e comercialização; superar o isolamento (social e geográfico) dos empreendimentos, que dificulta o fornecimento de matéria-prima, agroindustrialização, logística de distribuição e comercialização dos produtos.

Para a exportação, os desafios a serem vencidos pelos empreendimentos da agricultura familiar estão ligados ao domínio de conhecimento sobre procedimentos administrativos e operacionais para comercializar, o que inclui a gestão comercial de cooperativas em regime de Parcerias com o Setor Empresarial (PSE), a aplicação da legislação de orgânicos, exigências legais de aplicação tributária, fiscal e sanitária.

No período 2012 a 2014, a meta da SAF/MDA é consolidar a metodologia Mais Gestão como referência de Ater para mercado. A meta é profissionalizar a gestão dos empreendimentos da Agricultura Familiar por meio de Chamada Pública que promoverá a qualificação para 800 empreendimentos - que já vendem seus produtos para o Pnae, Programa Nacional de Uso e Produção do Biodiesel, participam do Plano da Sociobiodiversidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos realiza exames gratuitos
TRÁFICO
PRF, Receita Federal e Polícia Militar apreendem mais de meia tonelada de maconha
BATAGUASSU
Motoristas são presos por direção perigosa e falta de documento
SELEÇÃO
Comarca de Três Lagoas abre processo seletivo para estagiários
FUTEBOL
Clube da Turquia anuncia "princípio de acordo" com atacante Robinho
CORUMBÁ
Moto colide em tubo de concreto e condutor morre após queda
RESULTADO
Leitores do Dourados News afirmam ser favoráveis à vacinação em farmácias e drogarias
ALBINO TORRACA
Garota perde motocicleta ao estacionar no centro de Dourados
IMPOSTO
IPVA 2018: pagamento à vista segue até 31 de janeiro com 15% de desconto
BRASILÂNDIA
Jovem de 23 anos morre após cair com moto em buraco aberto na BR-158

Mais Lidas

DOURADOS
Homem morre após veículo bater em árvore na Hayel
PONTA PORÃ
Veículo furtado no centro de Dourados capota na BR-463
BR-463
Após perseguição, homem é preso com 700 quilos de maconha
WEIMAR
Mineiro perde veículo ao estacionar no centro de Dourados