Menu
Busca domingo, 21 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Evento debate qualificação de empreendimentos familiares para o mercado externo

04 dezembro 2012 - 18h45



Com ações que qualificam os produtos da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vem contribuindo para a inserção de empreendimentos da Sociobiodiversidade no mercado externo. Essas ações foram apresentadas esta semana, em Belém (PA), em Oficina de Sustentabilidade com foco na exportação de produtos brasileiros.

O Encontro com Especialistas em Sustentabilidade: Oportunidades e Tendências para Exportações Brasileiras foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e reuniu setor empresarial, agentes financeiros, além de representantes não governamentais e governamentais, entre eles, a Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, a Secretaria de Comércio do Pará e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) - Coordenação Geral de Articulação Internacional.

O MDA foi representado no evento por dois consultores do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), que apresentaram ações, em andamento na secretaria, voltadas para a organização e a execução de atividades para capacitação dos empreendimentos.

"Nosso foco é qualificar os empreendimentos que já estão acessando o mercado interno para que também possam escoar a produção para o mercado internacional. Muitos empreendimentos da agricultura familiar, tanto orgânicos quanto os que trabalham com os da sociobiodiversidade, já exportam", explica o diretor de Geração de Geração de Renda da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos. Ele destaca a participação efetiva dos produtos da agricultura familiar brasileira em eventos internacionais, como feiras de comercialização e negócios, missões e rodadas.

O diretor assinala que o MDA segue o critério da sustentabilidade como atributo de competitividade e diferencial dos produtos e serviços, articulado a iniciativas de promoção comercial. "Temos projetos de acesso ao mercado, como o Fomento a Projetos de Diversificação Econômica e Agregação de Valor na Agricultura Familiar, realizamos Chamada Pública de Sociobiodiversidade para a qualificação Sustentável dos Sistemas Produtivos", pondera ao citar algumas ações do MDA.

Desafios
Entre os desafios gerais das cooperativas de produtos da Sociobiodiversidade para conseguir a sustentabilidade de seus produtos estão: melhorar a capacidade de gestão dos empreendimentos da agricultura familiar; superar a deficiência da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) existentes, pouco desenvolvidas na gestão e comercialização; superar o isolamento (social e geográfico) dos empreendimentos, que dificulta o fornecimento de matéria-prima, agroindustrialização, logística de distribuição e comercialização dos produtos.

Para a exportação, os desafios a serem vencidos pelos empreendimentos da agricultura familiar estão ligados ao domínio de conhecimento sobre procedimentos administrativos e operacionais para comercializar, o que inclui a gestão comercial de cooperativas em regime de Parcerias com o Setor Empresarial (PSE), a aplicação da legislação de orgânicos, exigências legais de aplicação tributária, fiscal e sanitária.

No período 2012 a 2014, a meta da SAF/MDA é consolidar a metodologia Mais Gestão como referência de Ater para mercado. A meta é profissionalizar a gestão dos empreendimentos da Agricultura Familiar por meio de Chamada Pública que promoverá a qualificação para 800 empreendimentos - que já vendem seus produtos para o Pnae, Programa Nacional de Uso e Produção do Biodiesel, participam do Plano da Sociobiodiversidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Renata Kuerten desistiu da barriga trincada: "quero um corpinho violão"
FRONTEIRA
Homem tenta fugir, mas acaba preso com 392 quilos de maconha
AMEAÇA
Para fechar STF basta 'um soldado e um cabo', diz filho de Bolsonaro
RIO BRILHANTE
Morador de assentamento é encontrado morto e suspeita é latrocínio
DOURADOS
Mulher de 40 anos é assaltado quando desembarcava de ônibus
UEMS
Conselho de Ética abre inscrições para eleição de representantes
EMPREGO
Ao menos 7 órgãos abrem amanhã inscrições para mais de 100 vagas
FÁTIMA DO SUL
‘Tuzin’ morre após colidir motocicleta em rotatória
SHOWBIZ
Sabrina Sato coloca fim a mistério e revela nome pra lá de diferente da filha
INTOLERÂNCIA
UFGD divulga Nota de Repúdio sobre "Suástica" em painel

Mais Lidas

DOURADOS
Familiares e amigos dão adeus a empresário e filho mortos em acidente
DOURADOS
Bandidos atiram contra viatura e abandonam carro tomado em assalto
CANAÃ
Órgãos de segurança fecham festa organizada através do WhatsApp
RIO BRILHANTE
Caminhonete invade pista, bate em motocicleta e mata casal