Menu
Busca quinta, 19 de abril de 2018
(67) 9860-3221
BANNER CRA

Evento debate qualificação de empreendimentos familiares para o mercado externo

04 dezembro 2012 - 18h45



Com ações que qualificam os produtos da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vem contribuindo para a inserção de empreendimentos da Sociobiodiversidade no mercado externo. Essas ações foram apresentadas esta semana, em Belém (PA), em Oficina de Sustentabilidade com foco na exportação de produtos brasileiros.

O Encontro com Especialistas em Sustentabilidade: Oportunidades e Tendências para Exportações Brasileiras foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e reuniu setor empresarial, agentes financeiros, além de representantes não governamentais e governamentais, entre eles, a Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, a Secretaria de Comércio do Pará e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) - Coordenação Geral de Articulação Internacional.

O MDA foi representado no evento por dois consultores do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), que apresentaram ações, em andamento na secretaria, voltadas para a organização e a execução de atividades para capacitação dos empreendimentos.

"Nosso foco é qualificar os empreendimentos que já estão acessando o mercado interno para que também possam escoar a produção para o mercado internacional. Muitos empreendimentos da agricultura familiar, tanto orgânicos quanto os que trabalham com os da sociobiodiversidade, já exportam", explica o diretor de Geração de Geração de Renda da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos. Ele destaca a participação efetiva dos produtos da agricultura familiar brasileira em eventos internacionais, como feiras de comercialização e negócios, missões e rodadas.

O diretor assinala que o MDA segue o critério da sustentabilidade como atributo de competitividade e diferencial dos produtos e serviços, articulado a iniciativas de promoção comercial. "Temos projetos de acesso ao mercado, como o Fomento a Projetos de Diversificação Econômica e Agregação de Valor na Agricultura Familiar, realizamos Chamada Pública de Sociobiodiversidade para a qualificação Sustentável dos Sistemas Produtivos", pondera ao citar algumas ações do MDA.

Desafios
Entre os desafios gerais das cooperativas de produtos da Sociobiodiversidade para conseguir a sustentabilidade de seus produtos estão: melhorar a capacidade de gestão dos empreendimentos da agricultura familiar; superar a deficiência da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) existentes, pouco desenvolvidas na gestão e comercialização; superar o isolamento (social e geográfico) dos empreendimentos, que dificulta o fornecimento de matéria-prima, agroindustrialização, logística de distribuição e comercialização dos produtos.

Para a exportação, os desafios a serem vencidos pelos empreendimentos da agricultura familiar estão ligados ao domínio de conhecimento sobre procedimentos administrativos e operacionais para comercializar, o que inclui a gestão comercial de cooperativas em regime de Parcerias com o Setor Empresarial (PSE), a aplicação da legislação de orgânicos, exigências legais de aplicação tributária, fiscal e sanitária.

No período 2012 a 2014, a meta da SAF/MDA é consolidar a metodologia Mais Gestão como referência de Ater para mercado. A meta é profissionalizar a gestão dos empreendimentos da Agricultura Familiar por meio de Chamada Pública que promoverá a qualificação para 800 empreendimentos - que já vendem seus produtos para o Pnae, Programa Nacional de Uso e Produção do Biodiesel, participam do Plano da Sociobiodiversidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MALHA VIÁRIA
Investimento na MS-156 diminui tempo da viagem pela metade
MINAS GERAIS
Brumadinho guarda uma das maiores preciosidades cultural e natural do país
TRANSPORTE AÉREO
Demanda por voos domésticos tem melhor 1º trimestre desde 2015
MODA
Inverno 2018 aposta em roupas com veludo
SAUDÁVEL
Receita de panqueca leva banana, pasta de amendoim e calda de cacau
MAIOR RIGOR
Entra em vigor pena maior para motorista bêbado que mata em acidente
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Prêmio Nacional de Educação Fiscal abre inscrições a partir de hoje
DOURADOS
PM realiza operação no trânsito, apreende 13 veículos e oito motocicletas
CINEMA
Cineclube UFGD inicia sessões de gratuitas no sábado
DOURADOS
No Dia do Exército, solenidade homenageia personalidades na 4ª Brigada

Mais Lidas

ITAPORÃ
Mortos em troca de tiros após assalto eram de Dourados
SEGURANÇA PÚBLICA
Em comunicado, PCC convoca integrantes para “alerta geral”
TENSÃO EM MS
Presos tentam impedir pente-fino na PED, mas agentes fazem ‘limpa’
DOURADOS
Após invadir Ceim, dupla ameaça vigia de morte e rouba equipamentos