Menu
Busca domingo, 22 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Dez dos doze estádios da Copa estouraram prazo inicial da Fifa

01 janeiro 2013 - 13h13

Com o final de 2012, é oficial: dez dos 12 estádios brasileiros para a Copa-2014 não foram concluídos no prazo inicial determinado pela Fifa. O caderno de encargos para o Mundial era claro ao dizer que todas as arenas deveriam estar prontas até o dia 31 de dezembro do ano passado.

###Detalhe:
O documento foi produzido em 2008, pouco depois de o Brasil ser escolhido sede do Mundial em 2007. O país teve cinco anos para escolher as cidades-sede e realizar as obras. Normalmente, um estádio demora para ficar pronto de dois a três anos. A questão é que os brasileiros demoraram para iniciar as construções e reformas.

As primeiras inaugurações ocorreram com o Castelão e o Mineirão, em cerimônias com a presença da presidente Dilma Roussef em dezembro. Mas nenhum dos dois estava plenamente pronto para a realização de uma partida de futebol: ainda faltam testes, treinamento de pessoal ou maturação do gramado. A primeira partida em estádio do Mundial deve ser em Fortaleza, no dia 27 de janeiro.

Um cenário bem melhor, no entanto, do que o de outras arenas como a de Natal. Pelo 4º balanço de obras do governo, a capital potiguar tem a Arena das Dunas com apenas 47% das obras realizadas até agora.

Os outros estádios que estão fora da Copa das Confederações estão um pouco mais avançados. As arenas de Manaus, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba e São Paulo têm percentuais de andamento entre 50% e 60%, segundo o documento do governo.

A previsão da maioria deles é de conclusão em dezembro de 2013, justamente o novo prazo máximo dado pela Fifa para receber os estádios para a Copa-2014. A entidade máxima do futebol deixou claro que não fará concessões nas datas-limites ao contrário do que ocorreu na Copa das Confederações.

Os outros quatro estádios envolvidos na competição deste ano têm prazos apertados para Copa das Confederações. O Maracanã, a Arena Pernambuco e o Mané Garrincha devem ficar prontos apenas em abril, alguns deles no final do mês. A Fonte Nova estima sua conclusão para fevereiro, mas é provável que precise de mais tempo para realizar jogos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
PMA de Dourados autua pecuarista em R$ 57 mil por desmatamento
EMPREGO
10 órgãos abrem inscrições para quase 600 vagas na segunda-feira
CAMPO GRANDE
Mulher fica gravemente ferida após ser lançada contra arame farpado
AMPLAVISÃO 1315
Nas pontes de Roma a lembrança de André
DOURADOS
Poste derrubado após roubo de veículos continua caído na Marcelino Pires
TRADIÇÃO CATÓLICA
27ª Festa a São Cristóvão leva caminhões às ruas de Dourados
EDUCAÇÃO
IFMS encerra nesta segunda inscrições para transferências
FÓRMULA 1
Hamilton vence após Vettel parar no muro no GP da Alemanha
SINOP
Adolescente é flagrando com maconha que seria comercializada no MT
DIRETRIZES
Período eleitoral impõe restrições na Comunicação da UFGD

Mais Lidas

ÁGUA BOA
Ferido com tiro durante comemorações na Copa é preso com drogas em Dourados
CAMPO DOURADO
Jovem nega tráfico e diz que pedido de carona o levou até casa com droga
DOURADOS
Índios invadem fazenda, torturam e fazem caseiro refém por 6h
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao bater carro na traseira de caminhão parado