Menu
Busca sábado, 24 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
CASSEMS

Com a chegada do inverno, hospital orienta no combate às doenças respiratórias

14 junho 2019 - 10h26Por Da Redação

A qualidade de vida de uma pessoa está diretamente associada à respiração e, no período de maio a agosto, há uma alta dos casos de doenças do aparelho respiratório. No Brasil, de acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), é estimado que 50 milhões de pessoas sofram com doenças respiratórias, nos mais diferentes níveis de gravidade. O grupo mais atingido destas patologias são crianças de zero e 4 anos e idosos.

Para prevenir os perigos da época, a Cassems oferece algumas orientações em cuidados básicos com a saúde que resultam em benefícios não apenas no sistema respiratório, mas para todo o corpo, em geral.

Beber líquido na quantidade correta é uma medida básica e com resultados positivos. Para saber a quantidade certa de água para consumir, é recomendado multiplicar o seu peso corporal por 0,03. O consumo de água limpa o organismo, contribui na absorção de vitaminas e aumenta a resistência física.

Lavar as mãos com frequência e, sempre que possível, utilizar o álcool gel. A higiene pode eliminar os microorganismos que causam graves problemas de saúde, como as doenças respiratórias. Como a mão está em frequente contato com superfícies possivelmente contaminadas, uma grande quantidade de organismos entram no corpo por meio dela. Também, é importante evitar, além de proteger crianças e bebês, o contato íntimo com pessoas já enfermas.

O consumo de vitamina C contribui para a cura e redução do risco de doenças como gripes, resfriados, pneumonias e infecções do sistema respiratório. Frutas como a acerola, laranja, morango, abacaxi e limão são ricos deste componente que traz benefícios para o organismo.

Manter as janelas de casa e dos demais ambientes sempre abertas, além de, sempre que possível, fugir dos espaços aglomerados, evitam a transmissão de vírus e proliferação de bactérias e fungos que causam as doenças respiratórias.

A limpeza da casa é importante em qualquer estação do ano. No entanto, durante o inverno, esse cuidado evita o acúmulo de partículas que desencadeiam uma crise alérgica. Também, lavar e deixar utensílios como tapetes, cortinas e carpetes secarem no sol ajudam a eliminar as infiltrações.

Além dos cuidados regulares com a saúde, vacinar a si mesmo e a sua família é fundamental neste período, por ser propício à transmissão de vírus. Na Cassems, o usuário já pode se prevenir para o próximo ano. O agendamento da campanha antigripe 2020 está aberto desde o dia 1 de junho, com acesso pelo portal do beneficiário.

Em casos de necessidade de atendimento médico, o beneficiário deve procurar a Clínica da Família ou a Unidade Cassems da sua região. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Encceja: candidatos com dificuldade de acesso podem ligar para 0800
BRASILEIRÃO
Bahia bate Galo em Minas na abertura da 16ª rodada
MOVIMENTO
Manifestantes vão à Praça Antônio João em ato contra queimadas
DOURADOS
Arraiá da Uems segue hoje na Praça Antônio João
PARQUE DOS JEQUITIBÁS
Homem é flagrado pela Guarda com cachimbo, crack e cocaína
JARDIM CARIOCA
Polícia identifica e prende acusado de atacar mulheres em bairro da Capital
LOTERIA
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões neste sábado
CAMPO GRANDE
Adolescente é apreendido após matar idoso a facadas
POLÍCIA
Mulheres são presas por tráfico em Dourados
FUTEBOL
Dois jogos abrem hoje a 16ª rodada do Brasileirão

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
VÍDEO: Guarda agride rapaz em abordagem na UPA e corregedoria abre inquérito para apuração
VALE QUANTO?
Peritos imobiliários avaliam Douradão para venda ou aluguel a pedido da prefeitura
VIOLÊNCIA
Bandidos encapuzados invadem casa no Santo André e agridem idoso a coronhadas