Menu
Busca terça, 18 de junho de 2019
(67) 9860-3221
CASSEMS

Com a chegada do inverno, hospital orienta no combate às doenças respiratórias

14 junho 2019 - 10h26Por Da Redação

A qualidade de vida de uma pessoa está diretamente associada à respiração e, no período de maio a agosto, há uma alta dos casos de doenças do aparelho respiratório. No Brasil, de acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), é estimado que 50 milhões de pessoas sofram com doenças respiratórias, nos mais diferentes níveis de gravidade. O grupo mais atingido destas patologias são crianças de zero e 4 anos e idosos.

Para prevenir os perigos da época, a Cassems oferece algumas orientações em cuidados básicos com a saúde que resultam em benefícios não apenas no sistema respiratório, mas para todo o corpo, em geral.

Beber líquido na quantidade correta é uma medida básica e com resultados positivos. Para saber a quantidade certa de água para consumir, é recomendado multiplicar o seu peso corporal por 0,03. O consumo de água limpa o organismo, contribui na absorção de vitaminas e aumenta a resistência física.

Lavar as mãos com frequência e, sempre que possível, utilizar o álcool gel. A higiene pode eliminar os microorganismos que causam graves problemas de saúde, como as doenças respiratórias. Como a mão está em frequente contato com superfícies possivelmente contaminadas, uma grande quantidade de organismos entram no corpo por meio dela. Também, é importante evitar, além de proteger crianças e bebês, o contato íntimo com pessoas já enfermas.

O consumo de vitamina C contribui para a cura e redução do risco de doenças como gripes, resfriados, pneumonias e infecções do sistema respiratório. Frutas como a acerola, laranja, morango, abacaxi e limão são ricos deste componente que traz benefícios para o organismo.

Manter as janelas de casa e dos demais ambientes sempre abertas, além de, sempre que possível, fugir dos espaços aglomerados, evitam a transmissão de vírus e proliferação de bactérias e fungos que causam as doenças respiratórias.

A limpeza da casa é importante em qualquer estação do ano. No entanto, durante o inverno, esse cuidado evita o acúmulo de partículas que desencadeiam uma crise alérgica. Também, lavar e deixar utensílios como tapetes, cortinas e carpetes secarem no sol ajudam a eliminar as infiltrações.

Além dos cuidados regulares com a saúde, vacinar a si mesmo e a sua família é fundamental neste período, por ser propício à transmissão de vírus. Na Cassems, o usuário já pode se prevenir para o próximo ano. O agendamento da campanha antigripe 2020 está aberto desde o dia 1 de junho, com acesso pelo portal do beneficiário.

Em casos de necessidade de atendimento médico, o beneficiário deve procurar a Clínica da Família ou a Unidade Cassems da sua região. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Adolescente volta a ser apreendido por tráfico em Dourados
RODA DE CONVERSA
Encontro reúne pessoas com ideias inovadoras hoje em Dourados
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 125 milhões amanhã
ECONOMIA
Exportações industriais de MS ultrapassam US$ 1,5 bilhão em cinco meses
COPA AMÉRICA
Brasil encara Venezuela por vaga nas quartas de final
INFLUENZA
Com 22 mortes no ano, Saúde alerta população sobre a gripe
DOURADOS
Perseguição na Coronel Ponciano termina com homem preso e apreensão de mais de 700kg de maconha
POLÍCIA
Ex-presidente da UEFA Michel Platini é detido na França por corrupção
SHOWBIZZ
Piovani quis se separar de Scooby para ficar com ator, diz colunista
EDUCAÇÃO
ProUni deve divulgar hoje resultado de primeira chamada

Mais Lidas

AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
MASSACRE EM SAN PEDRO
Ministro paraguaio promete expulsar membros do PCC após motim com 10 mortos
PONTA PORÃ
Mulher grávida é assassinada com 4 tiros na região de fronteira