Menu
Busca domingo, 26 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221

Brasileiras estão entre as mais empreendedoras do mundo

07 agosto 2006 - 10h10

Uma pesquisa realizada em 2005 pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revela que as mulheres brasileiras ocupam a sétima colocação ente as mais empreendedoras do mundo, ficando atrás da Venezuela, Tailândia, Jamaica, Nova Zelândia e China, com uma taxa de 10,8%. A cada dia que passa os brasileiros estão se tornando mais empreendedores, são mais de 18 milhões de pessoas ganhando a vida como empresários.

Seguindo esta tendência de empreendedorismo, as mulheres estão deixando de lado as tarefas domésticas e avançando no campo dos negócios. De acordo com os dados estatísticos, 30% dos novos empresários no mundo, são formados por mulheres, sendo que no Brasil elas representam 40 % deste total.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a pesquisa de imagem do Sebrae, realizada pelo Instituto Vox Populi, as mulheres representam 45% do mercado formal e 48% do mercado informal. Entre os fatores que destacam a presença das mulheres no mercado de trabalho esta a facilidade que elas têm de se relacionar com as pessoas, facilitando o trabalho em equipe.

Essa facilidade de relacionamento foi o que motivou as acadêmicas do sexto semestre do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Isabela Marques de Oliveira, Nibia Queiroz de Paula, e Marcela de Andrade Gonçalves a participarem do jogo virtual de empreendedorismo para jovens, Desafio Sebrae. “Cada dia que passa as mulheres estão conquistando o seu espaço no mercado de trabalho, e esse jogo é muito importante, pois traz uma vivência real do mercado”, afirma a acadêmica Isabela.

A acadêmica explica que a equipe “As Garotas” é composta somente por mulheres, porque elas já fazem juntas os trabalhos da faculdade, e isso facilita muito na hora de tomar decisões, devido ao grau de afinidades do grupo. “Nós achamos muito interessante essa possibilidade de participar de uma competição, e ainda poder aprender na prática, um pouco do que vemos na teoria em sala de aula, como por exemplo, o planejamento das ações”, finaliza.
O Desafio Sebrae tem início nesta terça-feira, 08 de agosto, ao meio dia (horário de Brasília). Em Mato Grosso do Sul, 1002 estudantes universitários se inscreveram no jogo. Destes 354 são mulheres, que vão ter como desafio administrar uma empresa virtual do ramo de móveis e madeiras.

A interlocutora do Desafio Sebrae no Estado, Marli Sanches, afirma que atualmente as jovens estão mais inquietas com relação ao próprio futuro. Com iniciativa, coragem e perseverança rumam cada vez mais intensamente na busca do espírito empreendedor. Neste ponto fica claro que idade não é sinônimo de inexperiência, explica.

“Hoje quase a metade dos universitários são mulheres, o que as incentiva a ver a vida empresarial como algo mais independente e lucrativo. A universidade assume, então, um papel fundamental nesse processo, pois garante o acesso à informação, às metodologias e às técnicas que ajudam o comportamento empreendedor a se difundir”, ressalta Marli.

A oportunidade de administrar uma empresa e ainda obter conhecimento de mercado foi o que motivou as acadêmicas da equipe Orquídeas do Futuro, também do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Costa Rica (FECRA), Juscélia Melo Lemos, Solange Martins Horácio, Leidyane Gonçalves Rodrigues e Leiliane Garcia Borges, a entrarem no jogo. “É a segunda vez que estamos participando da competição. Independente de conseguir ganhar o jogo, queremos adquir experiência, pois a nossa área exige. A amizade que existe entre o nosso grupo facilitará muito a tomada de decisões”, conclui a acadêmica Juscélia.


Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Taxista boliviano é preso em MS com cocaína que entregaria em São Paulo
BATAYPORÃ
Vereador denuncia reforma de carro particular em oficina municipal
CRIME AMBIENTAL
Homem é multado em R$ 11 mil por desmatamento de vegetação nativa
COURO
Feira da Indústria de Calçados começa com projeções positivas
LUTO NO ESPORTE
Kobe Bryant, astro da NBA, morre aos 41 anos em acidente de helicóptero
CONCURSOS
Ao menos 15 órgãos abrem inscrições nesta segunda para mais de 600 vagas
COSTA RICA
Polícia prende suspeito de matar homem com tiros pelas costas em bar
DESLIZAMENTOS
Defesa Civil confirma 37 mortes por causa da chuva em Minas Gerais
BATAYPORÃ
Mulher de 22 anos é multada em R$ 1 mil por maus-tratos a cachorro
ECONOMIA
Dourados recebe palestra com técnicas para fugir da rotina na empresa

Mais Lidas

DOAÇÃO
Órgãos captados em Dourados vão salvar vidas em três Estados
DOURADOS
Motociclista bate em caminhão da coleta de lixo e fica em estado gravíssimo
MS
Homem é acusado de colocar sedativo no leite para abusar de enteada
DOURADOS
Designação para escolas e Ceim’s acontece neste sábado