quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
IGREJA CATÓLICA

Arcebispo de Belo Horizonte é eleito novo presidente da CNBB

07 maio 2019 - 06h57Por G 1

“Juntamente com outros bispos, cristãos, todos os homens e todas as mulheres de boa vontade, assumo nesta enorme tarefa de construir uma sociedade mais justa e solidária”, disse Dom Walmor Oliveira de Azevedo, logo após ser eleito presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), nesta segunda-feira, dia 06 de maio. A eleição foi realizada na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.

O arcebispo de Belo Horizonte e novo presidente da CNBB enfatizou que é preciso abrir o olhar para as periferias, para os mais pobres e necessitados. E que a igreja precisa de um diálogo solidário e de respeito mútuo com líderes do governo.

“Ser eleito presidente da CNBB significa fortalecer e confirmar sentido da minha consagração. Sou padre, filho de Deus e estou na igreja para servir”, disse.

Dom Walmor disse assumir o cargo com “humildade, com temor, e à luz da fé”. A primeira grande tarefa, enfatizou Dom Walmor, é procurar cuidar do que ele chamou de “tesouro da fé”. “Não é um cuidado conceitual ou intelectual, mas experiencial. E, portanto, da experiência de sermos todos discípulos de Cristo”.

Ele ressaltou os desafios de se assumir a função em uma sociedade mundial e brasileira que vive constantes mudanças culturais e com relativizações de valores.

A cerimônia de posse vai ser na próxima sexta-feira (10), em Aparecida.

Dom Walmor

Dom Walmor nasceu em Cocos, interior da Bahia. Filho de João Augusto de Azevedo e Maria Conceição Oliveira de Azevedo, ele teve quatro irmãos. Ainda criança, aprendeu, em família, os fundamentos da fé cristã. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG); fez mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália) e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália)

Em 1998, Dom Walmor foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, por João Paulo II. Seis anos depois, dom Walmor foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte por São João Paulo II. Iniciou seu ministério na capital mineira no dia 26 de março de 2004.

Em outubro de 2008, foi escolhido para ser um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma.

Seis anos mais tarde, foi nomeado pelo Papa Francisco para integrar a Congregação para as Igrejas orientais, se tornando um referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental no Brasil e desprovidos de ordinário do próprio rito.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Arcebispo presidiu a Comissão para a Doutrina da Fé durante os exercícios 2003 a 2007 e de 2007 a 2011, com importante contribuição na nova tradução da Bíblia da CNBB. Também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB – Minas Gerais e Espírito Santo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo