Menu
Busca terça, 18 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Aplicativo permite dividir a Wi-Fi usando conta do Facebook

04 janeiro 2013 - 13h47

Compartilhar a Wi-Fi com um amigo parece algo banal, mas quando se lembra de que é preciso compartilhar a senha da rede também, aí talvez a situação fique um pouco embaraçosa. Mas para essas situações agora existe a possibilidade de usar a aplicativo Instabridge.

O app para Android usa a conta do Facebook para permitir que amigos específicos usem uma determinada internet sem fio. A partir do Facebook Connect, que permite o login em outros serviços com usuário e senha da rede social, o usuário loga e pode dizer quais amigos têm direito a acessar sua Wi-Fi.

Esses amigos também precisam baixar o app. Quando o Instabridge percebe que o usuário está ao alcance de uma conexão autorizada, ele envia a senha da Wi-Fi, criptografada, para o aparelho amigo, e abre a conexão. Quando o dispositivo sai do alcance da internet sem fio, a conexão é fechada e a senha é deletada do aparelho convidado.

O dono da Wi-Fi só precisa digitar a senha da rede uma vez, em sua conta, e o código é encriptado e armazenado pelo app. A qualquer momento, o dono da conexão pode bloquear outros usuários de se conectarem a sua rede, caso mude de ideia, por exemplo.

O Instabridge, aplicativo da empresa sueca de mesmo nome, pretende ganhar dinheiro ajudando as operadoras e "desafogar" duas conexões via ar, estimulando os donos de smartphones e tablets a se conectarem a linhas fixas quando possível. O CEO da companhia, Niklas Agevik - ex-engenheiro da Ericsson -, diz que também há possibilidade de trabalhar com fabricantes de aparelho.

A Samsung, por exemplo, contratou a start-up sueca para desenvolver uma versão do aplicativo que funcione com NFC - a conexão por proximidade de campo. Agevik destaca, ainda, que o usuário que tem um plano de dados limitado também se beneficia por poder deixar o 3G e se conectar à Wi-Fi, quando disponível.

O app, além de permitir a conexão, também dispõe de um mapa, em que é possível ver qual o Wi-Fi mais perto do aparelho, e uma próxima versão do aplicativo vai permitir adicionar amigos a partir dos contatos da agenda de telefone, além de outras redes sociais, como Twitter e LinkedIn. O serviço também pretende expandir para os Estados Unidos neste ano - hoje, cerca de 2 mil pessoas usam o aplicativo na Suécia, Dinamarca, Estônia, Noruega e Islândia.

E o consumo de bateria? A empresa desenvolvedora diz que quase não gasta, já que o Instabridge, embora rode o tempo todo ao fundo, só se ativa quando percebe que o scanner de redes sem fio identificou uma conexão da base de dados.



Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Mulher flagra vizinho a olhando trocar de roupa e caso vai parar na delegacia
PALESTRA
Ministro do STF vem a MS e fala sobre 30 anos da Constituição Cidadã
SANTA CATARINA
Confira cinco dicas do que fazer em Praia Grande
PRAZO
Agricultores familiares têm até quinta-feira para enviar projetos à Aeronáutica
HOMENS
Modelos de blazer masculino: tudo o que você precisa saber!
INTERNACIONAL
Temer participa em Montevidéu da Cúpula do Mercosul
PESQUISA ANP
Preço médio da gasolina volta a cair em Dourados
COMER BEM
Quibe de forno, recheado rende 12 porções e fica pronto em 40 minutos
DOURADOS
Com quase R$ 3,5 milhões arrecadados, prazo para adesão ao Refis termina na sexta
DÉCOR DO DIA
Quarto infantil tem parede bicolor e ganha painel de madeira

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem faz desabafo sobre a morte do pai em confronto: “lamento por você ter escolhido esse caminho”
DOURADOS
“Batida” acaba com festa lotada de menores e regada a bebida alcoólica
DOURADOS
Délia exonera cinco secretários de uma só vez e inicia reforma administrativa
POLÍCIA
Jovem é baleada em tentativa de assalto em Dourados