Menu
Busca segunda, 26 de agosto de 2019
(67) 9860-3221

Aplicativo permite dividir a Wi-Fi usando conta do Facebook

04 janeiro 2013 - 13h47

Compartilhar a Wi-Fi com um amigo parece algo banal, mas quando se lembra de que é preciso compartilhar a senha da rede também, aí talvez a situação fique um pouco embaraçosa. Mas para essas situações agora existe a possibilidade de usar a aplicativo Instabridge.

O app para Android usa a conta do Facebook para permitir que amigos específicos usem uma determinada internet sem fio. A partir do Facebook Connect, que permite o login em outros serviços com usuário e senha da rede social, o usuário loga e pode dizer quais amigos têm direito a acessar sua Wi-Fi.

Esses amigos também precisam baixar o app. Quando o Instabridge percebe que o usuário está ao alcance de uma conexão autorizada, ele envia a senha da Wi-Fi, criptografada, para o aparelho amigo, e abre a conexão. Quando o dispositivo sai do alcance da internet sem fio, a conexão é fechada e a senha é deletada do aparelho convidado.

O dono da Wi-Fi só precisa digitar a senha da rede uma vez, em sua conta, e o código é encriptado e armazenado pelo app. A qualquer momento, o dono da conexão pode bloquear outros usuários de se conectarem a sua rede, caso mude de ideia, por exemplo.

O Instabridge, aplicativo da empresa sueca de mesmo nome, pretende ganhar dinheiro ajudando as operadoras e "desafogar" duas conexões via ar, estimulando os donos de smartphones e tablets a se conectarem a linhas fixas quando possível. O CEO da companhia, Niklas Agevik - ex-engenheiro da Ericsson -, diz que também há possibilidade de trabalhar com fabricantes de aparelho.

A Samsung, por exemplo, contratou a start-up sueca para desenvolver uma versão do aplicativo que funcione com NFC - a conexão por proximidade de campo. Agevik destaca, ainda, que o usuário que tem um plano de dados limitado também se beneficia por poder deixar o 3G e se conectar à Wi-Fi, quando disponível.

O app, além de permitir a conexão, também dispõe de um mapa, em que é possível ver qual o Wi-Fi mais perto do aparelho, e uma próxima versão do aplicativo vai permitir adicionar amigos a partir dos contatos da agenda de telefone, além de outras redes sociais, como Twitter e LinkedIn. O serviço também pretende expandir para os Estados Unidos neste ano - hoje, cerca de 2 mil pessoas usam o aplicativo na Suécia, Dinamarca, Estônia, Noruega e Islândia.

E o consumo de bateria? A empresa desenvolvedora diz que quase não gasta, já que o Instabridge, embora rode o tempo todo ao fundo, só se ativa quando percebe que o scanner de redes sem fio identificou uma conexão da base de dados.



Deixe seu Comentário

Leia Também

TELEVISÃO
Glória Maria relembra encontro com Silvio Santos: ‘Melhor do que sonhei’
POLÍTICA
PF vai investigar grupo que teria planejado atear fogo em floresta
CORUMBÁ
Bombeiros combatem incêndio próximo a pousadas no Pantanal
ESPORTES
Brasil fecha individual do tênis de mesa com 19 medalhas; 5 ouros
SAÚDE
Uso de celular com cabeça inclinada pode causar lesão na cervical
CAPITAL
Homem deixa caminhonete na frente de casa e pela manhã descobre furto
LAGUNA CARAPÃ
Homem é preso e comparsas fogem após transportar fardos de maconha em motos por 130 km
AJUDA INTERNACIONAL
Repasses alemães para projetos ambientais equivalem em 1 ano a 4 vezes o orçamento do Ibama
TRÂNSITO
Idosa capota veículo em acidente na Capital
CAMPO GRANDE
Homem furta caminhão carregado de grama em viveiro de mudas

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Família encontra mulher morta após vítima passar mal durante a noite
ATOR
Caio Castro capota carro no Rally dos Sertões e é encaminhado a hospital na Capital
DOURADOS
Adolescente pede socorro e leva Guardas até casa onde droga era comercializada
DOURADOS
Mulher é presa e comparsa foge durante furto a supermercado no Água Boa