Menu
Busca Quarta, 17 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Bigolin

Aplicativo permite dividir a Wi-Fi usando conta do Facebook

04 Janeiro 2013 - 13h47

Compartilhar a Wi-Fi com um amigo parece algo banal, mas quando se lembra de que é preciso compartilhar a senha da rede também, aí talvez a situação fique um pouco embaraçosa. Mas para essas situações agora existe a possibilidade de usar a aplicativo Instabridge.

O app para Android usa a conta do Facebook para permitir que amigos específicos usem uma determinada internet sem fio. A partir do Facebook Connect, que permite o login em outros serviços com usuário e senha da rede social, o usuário loga e pode dizer quais amigos têm direito a acessar sua Wi-Fi.

Esses amigos também precisam baixar o app. Quando o Instabridge percebe que o usuário está ao alcance de uma conexão autorizada, ele envia a senha da Wi-Fi, criptografada, para o aparelho amigo, e abre a conexão. Quando o dispositivo sai do alcance da internet sem fio, a conexão é fechada e a senha é deletada do aparelho convidado.

O dono da Wi-Fi só precisa digitar a senha da rede uma vez, em sua conta, e o código é encriptado e armazenado pelo app. A qualquer momento, o dono da conexão pode bloquear outros usuários de se conectarem a sua rede, caso mude de ideia, por exemplo.

O Instabridge, aplicativo da empresa sueca de mesmo nome, pretende ganhar dinheiro ajudando as operadoras e "desafogar" duas conexões via ar, estimulando os donos de smartphones e tablets a se conectarem a linhas fixas quando possível. O CEO da companhia, Niklas Agevik - ex-engenheiro da Ericsson -, diz que também há possibilidade de trabalhar com fabricantes de aparelho.

A Samsung, por exemplo, contratou a start-up sueca para desenvolver uma versão do aplicativo que funcione com NFC - a conexão por proximidade de campo. Agevik destaca, ainda, que o usuário que tem um plano de dados limitado também se beneficia por poder deixar o 3G e se conectar à Wi-Fi, quando disponível.

O app, além de permitir a conexão, também dispõe de um mapa, em que é possível ver qual o Wi-Fi mais perto do aparelho, e uma próxima versão do aplicativo vai permitir adicionar amigos a partir dos contatos da agenda de telefone, além de outras redes sociais, como Twitter e LinkedIn. O serviço também pretende expandir para os Estados Unidos neste ano - hoje, cerca de 2 mil pessoas usam o aplicativo na Suécia, Dinamarca, Estônia, Noruega e Islândia.

E o consumo de bateria? A empresa desenvolvedora diz que quase não gasta, já que o Instabridge, embora rode o tempo todo ao fundo, só se ativa quando percebe que o scanner de redes sem fio identificou uma conexão da base de dados.



Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL
Ministério Público libera Douradão e Arthur Marinho mas veta Morenão
TELEVISÃO
Thais Fersoza deixa a Record após 12 anos: "novos caminhos"
NOTAS
Resultado do Enem 2017 deve sair às 11 horas desta quinta, diz Inep
POLÍTICA
Se Previdência não for votada em fevereiro, não será mais, diz Maia
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 12 milhões nesta quarta-feira
NOVA ALVORADA
Homem é assassinado com cinco tiros enquanto caminhava
EDUCAÇÃO
Está aberto o processo de Avaliação Socioeconômica 2018 da UFGD
EDUCAÇÃO
Processo seletivo do Vale Universidade vai oferecer 550 vagas
MS-395
Caminhão com tijolos capota após motorista desviar de tamanduá
ECONOMIA
Tarifa de energia deve permanecer na bandeira verde até março

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é derrubado de moto em roubo e fica desacordado
Homem é derrubado de moto em roubo e fica desacordado
POLÍCIA
Quatro motos são furtadas em poucas horas em Dourados
EDUCAÇÃO
UFGD divulga resultado do Vestibular 2018
DOURADOS
Rapaz é sequestrado enquanto esperava esposa em frente a hospital