Menu
Busca sábado, 22 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

Aplicativo permite dividir a Wi-Fi usando conta do Facebook

04 janeiro 2013 - 13h47

Compartilhar a Wi-Fi com um amigo parece algo banal, mas quando se lembra de que é preciso compartilhar a senha da rede também, aí talvez a situação fique um pouco embaraçosa. Mas para essas situações agora existe a possibilidade de usar a aplicativo Instabridge.

O app para Android usa a conta do Facebook para permitir que amigos específicos usem uma determinada internet sem fio. A partir do Facebook Connect, que permite o login em outros serviços com usuário e senha da rede social, o usuário loga e pode dizer quais amigos têm direito a acessar sua Wi-Fi.

Esses amigos também precisam baixar o app. Quando o Instabridge percebe que o usuário está ao alcance de uma conexão autorizada, ele envia a senha da Wi-Fi, criptografada, para o aparelho amigo, e abre a conexão. Quando o dispositivo sai do alcance da internet sem fio, a conexão é fechada e a senha é deletada do aparelho convidado.

O dono da Wi-Fi só precisa digitar a senha da rede uma vez, em sua conta, e o código é encriptado e armazenado pelo app. A qualquer momento, o dono da conexão pode bloquear outros usuários de se conectarem a sua rede, caso mude de ideia, por exemplo.

O Instabridge, aplicativo da empresa sueca de mesmo nome, pretende ganhar dinheiro ajudando as operadoras e "desafogar" duas conexões via ar, estimulando os donos de smartphones e tablets a se conectarem a linhas fixas quando possível. O CEO da companhia, Niklas Agevik - ex-engenheiro da Ericsson -, diz que também há possibilidade de trabalhar com fabricantes de aparelho.

A Samsung, por exemplo, contratou a start-up sueca para desenvolver uma versão do aplicativo que funcione com NFC - a conexão por proximidade de campo. Agevik destaca, ainda, que o usuário que tem um plano de dados limitado também se beneficia por poder deixar o 3G e se conectar à Wi-Fi, quando disponível.

O app, além de permitir a conexão, também dispõe de um mapa, em que é possível ver qual o Wi-Fi mais perto do aparelho, e uma próxima versão do aplicativo vai permitir adicionar amigos a partir dos contatos da agenda de telefone, além de outras redes sociais, como Twitter e LinkedIn. O serviço também pretende expandir para os Estados Unidos neste ano - hoje, cerca de 2 mil pessoas usam o aplicativo na Suécia, Dinamarca, Estônia, Noruega e Islândia.

E o consumo de bateria? A empresa desenvolvedora diz que quase não gasta, já que o Instabridge, embora rode o tempo todo ao fundo, só se ativa quando percebe que o scanner de redes sem fio identificou uma conexão da base de dados.



Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Mariana Rios amostra corpo sequinho de biquíni em dia de piscina
UFGD
Com mais de 1.200 trabalhos inscritos, Enepex começa terça-feira
FRONTEIRA
Polícia apreende mais de R$ 300 mil em eletrônicos em para-choque
ELEIÇÕES 2018
Campanha de Delcídio divulga Nota sobre impugnação de candidatura
CAMPO GRANDE
Mulher é presa com carregador e 20 chips nas partes intimas em presídio
TEMPO
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
MEIO AMBIENTE
Mineradora é autuada e fechada por extração ilegal de areia
ELEIÇÕES 2018
A partir de hoje, candidatos só podem ser presos em flagrante
CORUMBÁ
Cavalos em rodovia causam acidente e deixam duas pessoa mortas
EMPREGO
20 empresa estão com inscrições abertas para trainee; veja lista

Mais Lidas

DIOCLÉCIO ARTUZI
Polícia divulga imagens de criança de 1 ano desaparecida em Dourados
DOURADOS
Jovem foi espancada até a morte no Pelicano
DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
DOURADOS
Jovem é encontrada morta no Jardim Pelicano