Menu
Busca terça, 19 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
TÊNIS

Ao lado de Dodig, Melo conquista título inédito para o Brasil nas duplas em Roland Garros

06 junho 2015 - 16h00

O Brasil conseguiu um título inédito em Roland Garros. Na tarde deste sábado (6), Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig venceram os norte-americanos Bob e Mike Bryan e ficaram com o título nas duplas masculinas no saibro francês. O mineiro é o primeiro brasileiro a conquistar o título de duplas na França.

A dupla do brasileiro, nº 3 do ranking, conseguiu virar a partida com parciais de 6-7 (7-5) e 7/6 (7-5) e 7/5. Além de impedir o tricampeonato dos estadunidenses, Melo conquistou seu primeiro título de Major da carreira. Os dois irmãos são a dupla mais vencedora da história, com 16 títulos de Grand Slam.

A vitória pode ser considerada uma espécie de vingança, já que na final de Wimbledon, em 2013, a dupla hoje campeã acabou derrotada pela dos Estados Unidos. No mesmo ano, outro brasileiro, Bruno Soares, chegou à final do US Open ao lado de Alexander Peya e também acabou batido.

Sob olhares de Gustavo Kuerten, último brasileiro a ganhar Roland Garros, Melo e Dodig jogaram bem e começaram a partida sem a menor diferença técnica em relação aos considerados melhores do mundo. O equilíbrio permaneceu até o tie-break, quando Bob e Mike conseguiram abrir diferença e fecharam a parcial.

Já o segundo set foi completamente diferente. Os norte-americanos conseguiram uma quebra logo de cara e confirmaram a vantagem. Brasileiro e croata reagiram, voltaram para o jogo e forçaram um novo tie-break. No desempate Melo e Dodig devolveram o mesmo placar da primeira parcial.

O terceiro set segui exatamente igual. As duas duplas jogavam bem e a quebra parecia longe de acontecer. Marcelo Melo levantou a torcida quando fez uma linda devolução, pegando uma bola entre as pernas com a raquete, mas nada mudasse o panorama da partida. A quebra veio nos momento decisivo, quando estava 5 a 5, e depois fecharam com o sétimo game.

Visivelmente emocionados, Melo e Dodig pareciam não acreditar na conquista. Enquanto Guga filmava os campeões, os dois eram saudados pelas arquibancadas, inclusive o tricampeão de Roland Garros.

Após a emoção passar, e a ficha cair, Marcelo falou sobre a emoção e a pressão de ter uma lenda como o compatriota na torcida: "Não foi fácil com o Guga na arquibancada me assistindo", desabafou.

Ele reconheceu a dificuldade de conseguir a virada diante dos melhores do mundo. "Quando passam na frente é difícil, colocam de um lado para o outro, mas a energia melhorou naquele ponto que invertemos. Aí quebramos no segundo set e conseguimos o break com o apoio da torcida, que foi o mais importante".

"A gente sabia que a tática era buscar mais as paralelas, ser sólido, o principal momento da nossa tática foi entrar para cima. Jogamos da mesma maneira, precisamos estar 150% para ganhar deles, pois não dão chance. É entrar, acreditar e ir para as bolas"

Por fim, o brasileiro reconheceu que vai aproveitar um pouco o momento de glória, e depois focar na principal torneio na grama. "Desde o início falamos que o objetivo era ganhar Wimbledon. Vou para casa, fico dois dias no Brasil e vou ligar para o parceiro que combinei de jogar essa semana um 500 e ficar em casa, né? Acho que eu mereço", disse ao canal BandSports.

Veja a lista de todos os títulos brasileiros em Grand Slams:

Maria Esther Bueno
Simples: Wimbledon (1959, 1960, 1964) e US Open (1959, 1963, 1964, 1966)
Duplas femininas: Australian Open (1960), Roland Garros (1960), Wimbledon (1958, 1960, 1963, 1965, 1966) e US Open (1960, 1962, 1966, 1968)
Duplas mistas: Roland Garros (1960)

Thomas Koch
Duplas mistas: Roland Garros (1975)

Gustavo Kuerten
Simples: Roland Garros (1997, 2000, 2001)

Bruno Soares
Duplas mistas: (2012, 2014)

Marcelo Melo
Duplas masculinas: (2015)

Deixe seu Comentário

Leia Também

COXIM
Idosa de 80 anos é agredida a pauladas por jovem que invadiu casa
ESPORTE
Funed conclui elaboração de calendário anual de atividades esportivas
APOSENTADORIA
Bolsonaro fará pronunciamento na TV para defender reforma da Previdência
PROJETO
UFGD seleciona shows musicais para o projeto Celebração 2019
CAMPO GRANDE
Júri é suspenso após advogada chorar e ameaçar suicídio
NOVA ANDRADINA
Adolescente que sufocou a filha de 28 dias fará tratamento psiquiátrico
RIO
Justiça nega indenização a Bolsonaro por declarações de Jean Wyllys
UEMS
Estão abertas as inscrições para Intercâmbio Sanduíche no Canadá
CAPITAL
Dupla em moto atira contra carro de autoescola; motorista é atingido
POLÍTICA
Câmara suspende decreto presidencial sobre sigilo de dados públicos

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore
NOVA ANDRADINA
Mãe de 16 anos mata filha de apenas 21 dias
DOURADOS
Um ano após pedido de demissão, ex-secretário de Délia retorna à prefeitura