Menu
Busca sábado, 22 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221

Assunção, um passeio pela rica cultura paraguaia

18 março 2005 - 13h14

O Paraguai, um dos países que mais valorizam as artes, especialmente a música, está se dedicando a um processo de afirmação e resgate da sua história e cultura. Visitar os monumentos que exaltam feitos heróicos do seu povo e construções seculares em Assunção, é um verdadeiro passeio pela rica cultura paraguaia.
O “Panteão Nacional dos Heróis”, a Casa da Independência e o seu Museu, a Estação Postal Central, a Catedral Metropolitana, o antigo Ajuntamento, o Palácio de Governo, a velha e a nova sede do Congresso, a antiga Estação do Trem, com uma das primeiras locomotivas de vapor da América do Sul, o Porto, a “Recova” (mercado de artesanato), o cêrro Lambaré, os principais bairros residenciais, e a residência oficial do Presidente da Nação “Mburuvicha Roga” (A casa do chefe) são as principais atrações e que dão noção da rica história da nação guaraní.
Fundada em 15 de agosto de 1537 - dezessete anos antes de José de Anchieta fundar São Paulo, quase nada sobrou dos tempos coloniais de Assunção. Mas o que restou está sendo restaurado e chama a atenção dos turistas que em número cada vez maior chegam à “Mãe das Cidades”. A depredação do patrimônio histórico foi involuntária.
A guerra mantida durante cinco anos com Brasil, Argentina e Uruguai no século 19 contribuiu para que muito da arquitetura se desfigurasse. Restam ainda a Casa da Independência, uma construção baixa, erguida em 1772 para os irmãos Martinez Sáenz, ligados ao movimento que conspirava pelo fim do domínio espanhol.
A casa era um dos endereços freqüentes do pai da independência paraguaia, o capitão Pedro Juan Caballero, autor do golpe militar que, em 1811, instaurou a república, onze anos antes do grito de d. Pedro I e 78 anos antes da proclamação do Marechal Deodoro.
O passeio por Assunção pode começar pelo centro histórico, mesclado por modernas edificações e shopping-centers bem cuidados. No Centro de Artes Visuais Museu de Barro há um grande acervo com curiosas peças de barro, imagens religiosas e artesanato, misturados às obras de artistas contemporâneos. Assunção é uma cidade espalhada, mas com bairros charmosos e elegantíssimos, como Herrera, Recoleta e Villa Morra.
Outra maneira de voltar no tempo e resgatar um país que prometia crescer bastante é entrar no Expresso Tata Piriri, um trem turístico que sai da Estação Porto Botânico, em Assunção, e chega em noventa minutos a Areguá e Luque, cidade do artesanato de ouro e prata. A viagem de maria-fumaça homenageia os tempos dos pioneiros de 1857, ano da inauguração das ferrovias paraguaias (o Paraguai foi um dos primeiros países a ter linha de trem, pouco depois do Brasil, em 1854).
Em Areguá podem se ver palacetes históricos e caminhar pelas ruas calmas, lotadas de lojas com artigos de cerâmica, com grande número de anões e brancas de neve nas portas das lojas. Próximo de Areguá, fica Itauguá, ponto de encontro das mulheres rendeiras, que passam horas produzindo exemplares de ñanduti.
Além de Itagua - povoado símbolo das rendeiras, especialmente a famosa

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Cuidadora é presa após assalto que terminou em morte de médico de 93 anos
TST
Petroleiros fecham acordo com a Petrobras e encerram greve de 20 dias
JARDIM
Armado, homem ameaçava enteada de 8 anos para estuprá-la
UEMS
Mestrado Profissional em Ensino em Saúde abre inscrições em Dourados
ECONOMIA
Associações pedem que Reinaldo revogue aumento do ICMS da gasolina
CAMPO GRANDE
Mulher é presa após xingar idoso e bater na vizinha com mangueira
BATAYPORÃ
Chuva de 90 milímetros coloca cidade de MS em situação de emergência
FOLGA
Bolsonaro passa o carnaval em unidade do Exército no Guarujá
CAPITAL
Major da PM que matou ex-namorado foi agredida e ficou em cárcere
ECONOMIA
Projeto Maracujá Agroecológico começa a dar resultado a produtores

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher ameaça se jogar de torre no Jardim Guaicurus
DOURADOS
Fechamento e promoções levam multidão a fazer fila em hipermercado
DOURADOS
Após negociação, mulher é resgatada de torre no Guaicurus
DOURADOS
Bombeiro usou técnica de rapel para resgatar mulher em torre