Menu
Busca segunda, 15 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Assembleia Legislativa enfoca UEMS e deputados garantem apoio

13 maio 2011 - 06h14

A principal pauta de discussão política da Assembleia Legislativa continuou sendo a UEMS na sessão desta quarta-feira (11). A maior parte dos deputados presentes não só manifestaram a intenção de investir na Universidade parte de suas emendas pessoais, como também se comprometeram a defender os projetos universitários junto aos demais órgãos e agentes da esfera política estadual.

O presidente da Comissão de Educação, dep. Diogo Tita, enfatizou que nenhuma universidade em MS conta com um percentual tão grande de estudantes sul-mato-grossenses quanto a UEMS, "é uma Universidade que abriga a população de nosso Estado".

Baseado nesse argumento, a dep. Mara Caseiro convocou os deputados para, juntos, investirem na Universidade uma emenda coletiva para ser empregada na aquisição de livros e atualização dos laboratórios de informática. Apoiando a proposição de Mara, o dep. Rinaldo lembrou o escritor Monteiro Lobato e parafraseou: "Um país se faz com homens e livros".


Responsabilidade social

O dep. Laerte Tetila chamou a atenção para a vocação social da Universidade. Lembrou de cursos como o de Agroecologia, de Glória de Dourados, oferecido com foco em capacitar pequenos agricultores da região. "Muito se faz no meio acadêmico pelo topo da pirâmide social, pelo grande negócio, mas é necessário que se dê uma maior atenção para a base dessa pirâmide", disse Tetila parabenizando a UEMS pelo curso voltado para o trabalhador do campo que, segundo ele, carece de qualificação especializada como a que vem sendo oferecida pela Universidade.

Adilson Crepalde, vice-reitor, destacou que todos os cursos mantidos pela Universidade têm o objetivo direto de contribuir para o desenvolvimento do Estado. "Quando nossos pesquisadores realizam projetos, não o fazem a partir do nada, mas o fazem pensando em atender a uma necessidade do Estado ajudando-o a se desenvolver", disse Crepalde.

Para o dep. Pedro Kemp, a UEMS precisa ser vista como uma instituição estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e para isso, incentivou que seus colegas parlamentares a se mobilizarem em favor da educação superior estadual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES 2018
Deputados federais eleitos em MS gastaram de R$ 0,02 a R$ 33 por voto
ELEIÇÕES 2018
Bolsonaro afirma que vai resgatar o respeito em sala de aula
GERAL
Ganhadora de carro 0km do Grupo ABV é de Dourados
DOURADOS
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será nas aldeias Bororó e Jaguapiru
RURAL
MS inicia outubro com quase 90% da safra 2017/18 de soja comercializada
DOURADOS
Família busca notícias de mulher que abandonou carro e embarcou na rodoviária
EDUCAÇÃO
Último dia de pagamento da taxa de inscrição de concurso público do IFMS
DIA DO PROFESSOR
Brasil tem mais de 2,5 milhões de professores
FRONTEIRA
Motociclista morre atropelado ao tentar ultrapassar carreta pela direita
JARDIM MONTE LÍBANO
Policiais douradenses são presos por assalto a família

Mais Lidas

DOURADOS
Ciclista sofre atropelamento e fica em estado gravíssimo
DOURADOS
Traficante que atuava com “disk drogas” é preso
TRAGÉDIA
Douradense morre em acidente no RS
DOURADOS
Dois são presos por promover festa para menores de idade “regada” com bebida alcoólica