Menu
Busca domingo, 19 de agosto de 2018
(67) 9860-3221

Assembleia Legislativa enfoca UEMS e deputados garantem apoio

13 maio 2011 - 06h14

A principal pauta de discussão política da Assembleia Legislativa continuou sendo a UEMS na sessão desta quarta-feira (11). A maior parte dos deputados presentes não só manifestaram a intenção de investir na Universidade parte de suas emendas pessoais, como também se comprometeram a defender os projetos universitários junto aos demais órgãos e agentes da esfera política estadual.

O presidente da Comissão de Educação, dep. Diogo Tita, enfatizou que nenhuma universidade em MS conta com um percentual tão grande de estudantes sul-mato-grossenses quanto a UEMS, "é uma Universidade que abriga a população de nosso Estado".

Baseado nesse argumento, a dep. Mara Caseiro convocou os deputados para, juntos, investirem na Universidade uma emenda coletiva para ser empregada na aquisição de livros e atualização dos laboratórios de informática. Apoiando a proposição de Mara, o dep. Rinaldo lembrou o escritor Monteiro Lobato e parafraseou: "Um país se faz com homens e livros".


Responsabilidade social

O dep. Laerte Tetila chamou a atenção para a vocação social da Universidade. Lembrou de cursos como o de Agroecologia, de Glória de Dourados, oferecido com foco em capacitar pequenos agricultores da região. "Muito se faz no meio acadêmico pelo topo da pirâmide social, pelo grande negócio, mas é necessário que se dê uma maior atenção para a base dessa pirâmide", disse Tetila parabenizando a UEMS pelo curso voltado para o trabalhador do campo que, segundo ele, carece de qualificação especializada como a que vem sendo oferecida pela Universidade.

Adilson Crepalde, vice-reitor, destacou que todos os cursos mantidos pela Universidade têm o objetivo direto de contribuir para o desenvolvimento do Estado. "Quando nossos pesquisadores realizam projetos, não o fazem a partir do nada, mas o fazem pensando em atender a uma necessidade do Estado ajudando-o a se desenvolver", disse Crepalde.

Para o dep. Pedro Kemp, a UEMS precisa ser vista como uma instituição estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e para isso, incentivou que seus colegas parlamentares a se mobilizarem em favor da educação superior estadual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUUU!!
De lingerie, Ana Hickmann faz a temperatura subir com ensaio picante
LEGISLATIVO
Audiências públicas sobre esporte e educação são destaques da semana
BRASIL
OEA enviará observadores que devem acompanhar eleições de outubro
IVINHEMA
Polícia prende bêbado dirigindo em alta velocidade e flagra menor empinando moto
SELVÍRIA
Mulher é baleada no rosto após briga com o marido
CAMPO GRANDE
Denúncia leva polícia a prender comerciante armado
TV
Faustão relembra sua história no 'Linha do Tempo' e revela: 'Sou tímido, ou era'
PREOCUPAÇÃO
Venezuela pede que Brasil proteja os seus cidadãos
DOURADOS
Caminhonete é furtada durante a madrugada no Residencial Pelicano
DOURADOS
Ladrão é preso ao furtar capacete para trocar por droga

Mais Lidas

BR-463
Acidente mata motociclista que tentava atravessar rodovia em Dourados
DOURADOS
Traficante é preso e ponto de drogas era mantido em frente a escola
TRÁFICO DE DROGAS
Traficante é preso com skunk na rodoviária de Dourados
FRONTEIRA
Dois são executados a tiros de pistola e fuzil