Menu
Busca domingo, 05 de julho de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Agricultura tamanho família será exibido hoje no Cineclube

09 novembro 2019 - 10h00Por Da Redação

Agricultura Tamanho Família (2014) e O Fio da Meada (2019), ambos do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, fazem parte da programação da 8ª Mostra Ecofalante, no Cineclube UFGD. As exibições ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). 

Agricultura Tamanho Família (2014), que será apresentado neste sábado (09), é o terceiro filme da Trilogia da Terra, composta por O Veneno Está na Mesa (2011) e O Veneno Está na Mesa II (2014).

O filme mostra as diversas formas de agricultura familiar e o quanto ela cria e impulsiona a cultura, a produção, as relações sociais e os afetos no interior brasileiro. O documentário revela que o agronegócio não é a única modalidade de produção existente no campo, nem é o mais importante para o abastecimento interno e a garantia da segurança e soberania alimentar do povo brasileiro.

Já O Fio da Meada mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denuncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

Os filmes estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A entrada é franca e todos os interessados pela temática podem participar, sem a necessidade de inscrição prévia. Haverá debate após a exibição de cada filme.

No Cineclube UFGD, a 8ª Mostra Ecofalante prossegue ao longo de novembro e contemplará ainda a apresentação de Amazônia: o despertar da Florestania (Christiane Torloni & Miguel Przewodowski, Brasil, 2018) e O Amigo do Rei (André D’Elia, Brasil, 2019). 

MOSTRA ECOFALANTE

Esta é a primeira vez que a Mostra Ecofalante está em Mato Grosso do Sul. A Mostra é um evento anual, está em sua 8ª edição e acontece desde 2012, sempre no primeiro semestre.

Ao longo do ano, a ONG Ecofalante realiza exibições com parceiros educacionais e institucionais, democratizando o acesso às obras excepcionais de que fizeram curadoria, com propósito de levar cultura e informação, com filmes e debates, para cada vez mais lugares.

Na UFGD, o evento começou em 24 de outubro dentro das atividades do Encontro de Direito e Relações Ambientais Internacionais. Além do Cineclube, outras sessões serão realizadas na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA).

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Moradores da Capital realizam ação solidária e arregacam 1t de alimentos
ESPORTES
Flamengo vence com tranquilidade e se aproxima do título estadual
DOURADOS
Ex-funcionário suspeito de matar secretário em Dourados acaba preso em barreira sanitária
LUTO
Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre em Niterói, no Rio de Janeiro
PANDEMIA
Brasil chega a 1,6 milhão de casos confirmados de coronavírus
ECONOMIA
Pesquisa mostra potencial para a expansão do home office
FUTEBOL
Fluminense e Botafogo empatam sem gols no Nilton Santos
PANDEMIA
Estado de São Paulo passa de 16 mil óbitos por coronavírus
JUSTIÇA
Blogueiro preso em Campo Grande tem prisão revogada por ministro do STF
REGIÃO
Carga de cerveja tombada é liberada para populares em Nova Andradina

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta