segunda, 18 de março de 2024
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SEGURANÇA

Agepen discute em Brasília integração entre sistemas de informações prisionais do país

Agepen discute em Brasília integração entre sistemas de informações prisionais do país

23 janeiro 2018 - 19h05Por Governo de MS

Com o objetivo de viabilizar e operacionalizar a integração de dados dos sistemas de informações existentes no Sistema Prisional Brasileiro, o Ministério da Justiça está realizando esta semana, em Brasília, um seminário sobre o tema, com a participação de representantes de vários estados e instituições ligadas ao assunto.

Pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), quem participa do encontro nacional é o agente Alexandre Oliveira de Albuquerque, um dos responsáveis pelo desenvolvimento e pela gestão atual do Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), software que administra as informações referentes às rotinas dos estabelecimentos prisionais do Estado.

Segundo o agente Albuquerque, além de diagnosticar as tecnologias de informação utilizadas atualmente, o evento busca realizar o estreitamento da comunicação entre os estados e a obtenção de informações qualificadas para auxiliar as tomadas de decisão.

O I Seminário de Integração e Interoperabilidade dos Sistemas de Informações Penitenciárias tem como base central o banco de dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen).

De acordo com o diretor-geral do Depen, Carlos Alencastro, o objetivo do encontro, que acontece no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, é integrar os sistemas estaduais para consolidar a base de mais de 700 mil cadastros que possibilitarão o acompanhamento em tempo real da pena de cada pessoa inserida no sistema prisional.

“Com o uso do Sisdepen será possível acompanhar o cumprimento da pena, o local onde se encontra a pessoa privada de liberdade e a situação do estabelecimento prisional, por exemplo”, explicou o diretor-geral do Depen .

As informações vão subsidiar a formulação de políticas públicas e, em princípio, serão disponibilizadas através de integração do SisDepen com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), do Ministério da Justiça, e o Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), do Conselho Nacional de Justiça.

A missão principal do seminário é fomentar amplo debate para a efetiva interoperabilidade entre os mais variados sistemas, por meio do Módulo Integrador dos Sistemas Penitenciários (MISP), desenvolvido pelos servidores do Depen, ou por meio de integração direta com o webservice, disponibilizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Ministério da Fazenda.

O  evento teve início nessa segunda-feira (22.1) e segue até sexta-feira (26.1). A ação conta com a participação de representantes das Secretarias de Administração Penitenciária, Defensoria Pública, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal de Contas da União, Ministério da Transparência, Controladoria-Geral da União, entre outros órgãos.

Siapen

De maneira on line e dentro das normas de segurança estabelecidas, o Siapen possibilita controlar e inserir o registro das atividades realizadas com o reeducando dentro e fora da unidade carcerária, permitindo, ainda, a interação dos diversos setores da unidade.

também faz o controle de entrada e saída de visitantes, de atendimentos oferecidos aos detentos, possui módulos específicos para o gerenciamento de patrimônio, armamento e setor de inteligência; além de disponibilizar a visualização de diversos tipos de relatórios, conforme a necessidade do usuário, fornecendo informações para análise e tomadas de decisão.

O software foi desenvolvido por dois servidores de carreira da Agepen: agente Albuquerque – que participa esta semana do seminário nacional – e Wagner Faria França. O Siapen é utilizado gratuitamente em presídios do estado desde 2006, e foi cedido oficialmente pelos dois servidores à administração penitenciária em abril de 2015. O sistema é protegido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), do Governo do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá