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73% dos consumidores vão presentear nesta Páscoa

23 março 2005 - 17h52

 Pesquisa realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) mostra que 73% dos consumidores da região metropolitana de São Paulo pretendem comprar presentes na Páscoa deste ano. O percentual é menor do que o verificado na mesma ocasião do ano passado (81%). Mesmo assim a Fecomercio considera que a demanda por produtos voltados para a Páscoa ainda é elevada. Na avaliação da assessoria econômica da Fecomercio, a diferença entre a disposição de presentear neste ano e a verificada em 2004 deve-se à maior cautela do consumidor na hora de gastar. Essa cautela reflete o acúmulo de dívidas contraídas neste primeiro trimestre. Entre os que pretendem presentear, o valor médio do presente será de R$ 19, praticamente igual ao apurado em 2004. Só 7% dos entrevistados pretendem realizar compras acima de R$ 40. Na Páscoa anterior, 12% tinham essa intenção. Outros dados deste ano confirmam a disposição do consumidor de controlar as compras: 62% estimam gastar menos ou a mesma quantia do ano passado; e 76% têm a intenção de presentear igual ou menor número de pessoas na Páscoa deste ano. A maior parte dos consumidores (39%) vai dar de presente ovos da Páscoa entre 250 g e 500 g. Os ovos acima de meio quilo deverão ser adquiridos por 21% dos entrevistados. O varejo Os empresários do comércio estimam alta de 2,7% nas vendas de produtos para a Páscoa deste ano, em relação a igual período de 2004, segundo a Fecomercio. A pesquisa mostrou que 46,9% dos entrevistados estão com estoques maiores que os preparados para a data no ano passado. De acordo com o levantamento, 56,5% dos empresários estão realizando algum tipo de promoção, entre sorteio, ofertas especiais, descontos e vendas parceladas sem juros. Para esta Páscoa, 66,7% dos empresários do comércio esperam que o cartão de crédito seja a forma de pagamento mais utilizada pelo consumidor. O dinheiro, o cheque e o cartão de débito serão as principais formas de pagamento para outros 13% dos entrevistados.

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