quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
NEGÓCIOS & CIA

A Visual Informática te ajuda na escolha do seu próximo upgrade

14 outubro 2019 - 08h22Por Visual Informática

Embora a tecnologia dos HDs tenha evoluído nos últimos anos, os SSDs continuam sendo a forma mais rápida de se armazenar e ler dados no seu computador ou notebook. Mesmo que eles sejam consideravelmente mais caros que os HDs comuns, a diferença de velocidade entre os dois é fator determinante para valer o investimento.

Mas há um tipo de SSD ainda mais rápido do que os tradicionais Hard Disks de 2,5 polegadas que costumam ser usados em PCs. Eles são os SSDs M.2, que se ligam diretamente nos slots PCI-Express da placa-mãe e ao padrão NVMe para conferir performance até três vezes mais rápida que os SSDs tradicionais.

Entretanto, trocar o seu SSD por um SSD M.2 capaz de atingir tais velocidades não é tão simples assim. Por isso, é aconselhável que essa compra seja feita em empresa especializada  para que todo o processo não se torne uma dor de cabeça. A Visual informática se coloca a disposição para te ajudar nesse upgrade, mesmo porque, além do formato e da conexão diferentes, os SSDs mais rápidos também usam protocolos diferentes de transferências de dados fazendo com que a sua escolha não seja tão simples. A seguir, vamos falar um pouco sobre essa diferença que permite uma velocidade maior.

Um novo protocolo

Conforme os SSDs foram se tornando mais populares, ficou cada vez mais claro que eles não precisavam ser feitos naquele formato padrão de antes. E foi assim que surgiram os SSDs mSATA, que se encaixavam diretamente na placa-mãe. Eles são consideravelmente menores, medindo geralmente em torno de duas polegadas de comprimento por uma de largura.

Esse tamanho menor do dispositivo foi particularmente útil para fabricantes de notebooks, que conseguiam fazer dispositivos mais finos. Mas não foi só isso, e é aqui que entram os SSDs M.2. Os primeiros eram apenas SSDs SATA, e por isso eles tinham a mesma velocidade dos SSDs tradicionais. Mas com o tempo eles começaram também a aproveitar o protocolo PCI Express 2.0 x2 da placa-mãe, o que lhes permitia se comunicar de maneira mais rápida. E, atualmente, há SSDs M.2 que suportam até mesmo as interfaces PCI Express 2.0 x4 junto com uma tecnologia NVMe, o que lhes permite ir até três vezes mais rápido do que os SSDs SATA.

NVMe

A vantagem dessa tecnologia é que ela consegue explorar de maneira mais completa a arquitetura dos SSDs. Enquanto os HDs eram discos rígidos que precisavam ser lidos e gravados, o SSD é uma placa de células de memória que podem ser lidas e gravadas de maneira relativamente paralela. O NVMe consegue "entender" melhor essa arquitetura e, com isso, gravar e ler dados mais rapidamente em SSDs.

Mas como nem tudo são flores, o problema é que nem todos os drives com o formato M.2 são compatíveis com o protocolo PCI Express. Existem SSDs M.2 SATA, por exemplo, e eles não oferecem nenhum benefício de performance com relação aos SSDs de 2,5 polegadas tradicionais.

Fora isso, os drives M.2 têm tamanhos diferentes, e isso traz algumas complicações. Primeiro porque é necessário saber quanto espaço você tem no seu computador caso queira atualizá-lo. E segundo porque um SSD M.2 maior em tamanho não será, necessariamente, maior em capacidade. E como se isso tudo não fosse suficiente, ainda é necessário que a placa-mãe seja compatível com a tecnologia NVMe para que os SSDs que a tenham possam aproveitá-la.


Visual Informática

Mas fique tranquilo, na Visual Informática você encontra várias opções de SSds M.2, das grandes marcas como o modelo da Corsair (MP500 M.2 NvMe Pcie Gen.3 x4 ssd) e o modelo da Kingston A1000 (SA1000M8/240G A1000 240GB PCIe NVMe M.2) como também variedades em placas-mãe que suportam essa tecnologia.

Estamos localizados na Rua Joaquim Teixeira Alves, 2032 no centro de Dourados, na esquina com a Rua Hayel Bon Faker. Fornecemos soluções na área de automação comercial, segurança eletrônica e diversão.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as nossas promoções.

Entre em contato através do telefone 67 3037-4477 ou 67 99306-9310 (whatsApp).

  • Fonte: olhardigital.com.br / adrenaline.uol.com.br 

Leia Também

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados
POLÍCIA

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André
DOURADOS 

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29
FERIADÃO

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29

Brasil se destaca no controle da gripe aviária
RECONHECIMENTO

Brasil se destaca no controle da gripe aviária

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262
TRÊS LAGOAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262

58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta