Menu
Busca domingo, 21 de julho de 2019
(67) 9860-3221
RURAL

Número de cabeça de equídeos sobe em MS

01 abril 2019 - 16h35Por Da Redação

Em Mato Grosso do Sul, o efetivo de equídeos fechou o ano de 2018 com 443,4 mil cabeças. Os dados são da Iagro - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e revelam um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior. 

A cadeia produtiva da equideocultura é o destaque do Mercado Agropecuário que mostrará, ao longo dessa semana, as ações do Sistema Famasul e um case do sucesso do Senar/MS.

O estado ocupa a 9ª posição no ranking nacional no rebanho de equinos, de acordo com as últimas informações do IBGE – Instituto Brasileira de Geografia e Estatísticas. “Os municípios onde a pecuária é a principal atividade desenvolvida são os que mais têm efetivo de equídeos, considerando que a utilização da tropa é fundamental na lida diária”, afirma o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito.

Saito exemplifica: “O rebanho bovino do Pantanal chega a 4,7 milhões de cabeças de gado. Na planície reconhecida como região produtora de bezerros, onde a pecuária é sinônimo de sustentabilidade, os equídeos são indispensáveis para a lida diária”.

Segundo o consultor técnico do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, a  equideocultura é uma atividade importante que gera emprego e renda. “Dentre os equídeos, os equinos e muares representam o maior rebanho. São criados em diferentes sistemas e destinados ao esporte (provas de laço, tambor, baliza, hipismo), lazer (passeio, cavalgada), trabalho (manejo com o gado nas propriedades rurais, comitiva, tração), terapia (equoterapia) ou reprodução”.

Sobre as raças, Tinoco explica que a escolha é pessoal e depende da finalidade. “Cada raça tem suas particularidades (pelagem, resistência, velocidade, docilidade) e funcionalidades. Dentre as principais raças e seus cruzamentos, temos no estado: Árabe, Brasileiro de Hipismo, Crioulo, Manga Larga, Manga Larga Marchador, Pantaneiro, Puro Sangue Inglês e Quarto de Milha, além de possuir também asininos e pôneis”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem é morto a facada e testemunha presa por não pagar pensão
BRASIL
Estudo revela que 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares
RIO BRILHANTE
Dupla é flagrada com mais de 100 quilos de maconha em veículo
FUTEBOL
Comercial sai atrás, mas arranca empate do Cena pelo Estadual sub-17
MUNDO NOVO
Homem morre no Hospital da Vida após cair de telhado
CRIME AMBIENTAL
Pescador é preso com carne de porco silvestre e pescado em ônibus
AMAZÔNIA
Diretor do Inpe rebate Bolsonaro, reafirma desmatamento e não deixa cargo
FRONTEIRA
Motociclista é arremessada e morre ao bater cabeça no meio-fio
SORTE
Aposta única acerta as seis dezenas e fatura R$ 21 milhões na Mega-Sena
SAÚDE
Ministro vem à MS liberar R$ 166 milhões para habilitar serviços do SUS

Mais Lidas

TRÂNSITO
Mulher morre após acidente entre carro e moto
DOURADOS
Guarda flagra rapaz empurrando moto e descobre que veículo era furtado
LAGUNA CARAPÃ
Homem chega alterado em casa, bate na mãe e é preso
DOURADOS
Jovem é preso por tráfico internacional na rodoviária