Menu
Busca sexta, 16 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
PANTANAL MATO-GROSSENSE

Sustentabilidade inova Pousada Piuval

14 fevereiro 2018 - 10h17Por Da redação

Perto de comemorar 30 anos de existência, a Pousada Piuval, no Pantanal mato-grossense, pode dizer que nunca esteve tão bem quanto agora. Localizada a 110km de Cuiabá e a 10 de Poconé, no MT, a pousada pantaneira, inaugurada em 1989, teve um 2017 inesquecível. 

Ela foi vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 nas categorias Meio de Hospedagem e Top Sustentabilidade. A Piuval colhe os frutos das iniciativas adotadas nos últimos anos e comemora o reconhecimento.

“Ganhar o prêmio foi muito gratificante, a pousada está sendo muito mais valorizada”, celebra Eduardo Eubank, diretor do empreendimento. 

“Os turistas vêm até aqui, sabem que somos sustentáveis e isso faz com que eles escolham a gente. A sustentabilidade foi uma escolha muito certa. Receber esses prêmios foi maravilhoso e temos que continuar plantando essa semente para que todos façam igual”, menciona.

Caminhando pela pousada é fácil perceber algumas das iniciativas que acabaram rendendo os prêmios da Braztoa. O lixo é separado, as calhas captam a água da chuva e as placas solares instaladas no teto de um dos blocos captam energia para os chuveiros elétricos. Reconhecida pela norma 15401 da ABNT, em parceria com o MTur, como pousada sustentável desde o ano passado, a Piuval tem todo um sistema voltado para a preservação do meio ambiente. 

“Fazemos a coleta do lixo e levamos para os recicladores de Poconé; coletamos a água da chuva para reuso na jardinagem; reutilizamos as águas cinzas, do chuveiro, da pia e do ar condicionado, que são tratadas e voltam para o vaso sanitário; temos placas solares, bloqueadores de energia nos quartos e estamos implantando lâmpadas de LED”, enumera Eubank, que ainda instalou uma estação compacta de tratamento de esgoto na propriedade.

Todo o cuidado na parte estrutural é refletido na equipe responsável por administrar a pousada, toda composta por membros da comunidade local. Da recepção às camareiras, passando pelos guias e cozinheiros, todos os funcionários abraçam a causa e se preocupam com a sustentabilidade do negócio.

“Me sinto privilegiado por fazer parte dessa equipe. Com todo esse trabalho, respeitando o meio ambiente e a comunidade, além de desenvolver a sustentabilidade, estamos conseguindo provar que é possível conciliar o turismo sustentável com a atividade econômica”, destaca Cristiano da Silva, recepcionista da Piuval.

De acordo com Eduardo, turista, a pousada passou a ter mais aceitação e avaliações positivas dos hóspedes desde que passou a adotar iniciativas sustentáveis. Rodeada pelo Pantanal, a preocupação da Piuval em proporcionar passeios no meio da natureza e preservar o ambiente não passa despercebida por quem vai até lá em busca de diversão.

“Já passamos férias aqui umas oito vezes. É um lugar calmo, tranquilo. Sempre escolhemos o Pantanal para esses momentos de sossego”, destaca a advogada Luzinete Pagel, que saiu de Rondônia até Poconé e trata as atitudes sustentáveis da pousada como fundamentais. 

“Faz toda a diferença, inclusive para a gente. Preservar o ambiente e ter um local sustentável é super importante e pesa na hora de escolher”, defende.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Gracyanne Barbosa sensualiza com enxada e provoca: "cavando a cova das inimigas"
PREMIADO
Promoção da Sicredi Centro-Sul MS entrega carro 0km para associado de Itaquiraí
BRASIL
Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado
SEGURANÇA
Agência destaca importância do uso de cinto de segurança em ônibus
DOURADOS
Vacinação antirrábica segue até sábado na região do Ouro Verde
BRASIL
Novo prazo para aderir ao Refis Rural vai até 31 de dezembro
BRASIL
Cientistas sintetizam molécula que elimina vírus da hepatite C
AUDIÊNCIA
Grupo irá acompanhar processos criminais envolvendo indígenas de MS
TV
Pedro Bial dá selinho em Pabllo Vittar e dispara: "Estou meio Hebe hoje"
BATAGUASSU
Motorista sem CNH bate carro em poste de radar

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Empresário é executado e filho fica ferido em atentado
CAMPO GRANDE
Empresário executado na Capital era avalista em dívida de R$ 40 milhões
SUSTO
Veículo com placas de Dourados fica destruído ao ser atingido por vagões de trem
DOURADOS
Dupla armada rouba moto para assaltar empresa e levar R$ 3 mil