Menu
Busca terça, 19 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
PANTANAL MATO-GROSSENSE

Sustentabilidade inova Pousada Piuval

14 fevereiro 2018 - 10h17Por Da redação

Perto de comemorar 30 anos de existência, a Pousada Piuval, no Pantanal mato-grossense, pode dizer que nunca esteve tão bem quanto agora. Localizada a 110km de Cuiabá e a 10 de Poconé, no MT, a pousada pantaneira, inaugurada em 1989, teve um 2017 inesquecível. 

Ela foi vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 nas categorias Meio de Hospedagem e Top Sustentabilidade. A Piuval colhe os frutos das iniciativas adotadas nos últimos anos e comemora o reconhecimento.

“Ganhar o prêmio foi muito gratificante, a pousada está sendo muito mais valorizada”, celebra Eduardo Eubank, diretor do empreendimento. 

“Os turistas vêm até aqui, sabem que somos sustentáveis e isso faz com que eles escolham a gente. A sustentabilidade foi uma escolha muito certa. Receber esses prêmios foi maravilhoso e temos que continuar plantando essa semente para que todos façam igual”, menciona.

Caminhando pela pousada é fácil perceber algumas das iniciativas que acabaram rendendo os prêmios da Braztoa. O lixo é separado, as calhas captam a água da chuva e as placas solares instaladas no teto de um dos blocos captam energia para os chuveiros elétricos. Reconhecida pela norma 15401 da ABNT, em parceria com o MTur, como pousada sustentável desde o ano passado, a Piuval tem todo um sistema voltado para a preservação do meio ambiente. 

“Fazemos a coleta do lixo e levamos para os recicladores de Poconé; coletamos a água da chuva para reuso na jardinagem; reutilizamos as águas cinzas, do chuveiro, da pia e do ar condicionado, que são tratadas e voltam para o vaso sanitário; temos placas solares, bloqueadores de energia nos quartos e estamos implantando lâmpadas de LED”, enumera Eubank, que ainda instalou uma estação compacta de tratamento de esgoto na propriedade.

Todo o cuidado na parte estrutural é refletido na equipe responsável por administrar a pousada, toda composta por membros da comunidade local. Da recepção às camareiras, passando pelos guias e cozinheiros, todos os funcionários abraçam a causa e se preocupam com a sustentabilidade do negócio.

“Me sinto privilegiado por fazer parte dessa equipe. Com todo esse trabalho, respeitando o meio ambiente e a comunidade, além de desenvolver a sustentabilidade, estamos conseguindo provar que é possível conciliar o turismo sustentável com a atividade econômica”, destaca Cristiano da Silva, recepcionista da Piuval.

De acordo com Eduardo, turista, a pousada passou a ter mais aceitação e avaliações positivas dos hóspedes desde que passou a adotar iniciativas sustentáveis. Rodeada pelo Pantanal, a preocupação da Piuval em proporcionar passeios no meio da natureza e preservar o ambiente não passa despercebida por quem vai até lá em busca de diversão.

“Já passamos férias aqui umas oito vezes. É um lugar calmo, tranquilo. Sempre escolhemos o Pantanal para esses momentos de sossego”, destaca a advogada Luzinete Pagel, que saiu de Rondônia até Poconé e trata as atitudes sustentáveis da pousada como fundamentais. 

“Faz toda a diferença, inclusive para a gente. Preservar o ambiente e ter um local sustentável é super importante e pesa na hora de escolher”, defende.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CHEIRO DE POLÊMICA?!
Zé Loreto é criticado por suposto caso com Marina Ruy Barbosa
DOURADOS
Promotores vão à Câmara entregar documentos de investigação contra vereadores
CORONEL SAPUCAIA
Ação conjunta prende dupla e apreende menor suspeito de roubo
DOURADOS
"Lata de sardinha": universitários sofrem com ônibus lotados para chegar até Universidades
AÇÃO DA PF
Apresentação realizada na Capital deu nome à Operação da PF
ARTIGO
A difícil arte de ser honesto
PREVENÇÃO
SES ressalta sobre cuidados para prevenir dengue
CRIME EM 10 DE FEVEREIRO
Acusados de matar jovem a facadas em Dourados se apresentam à polícia
DOURADOS
Clínica Veterinária Unigran é a única que atende animais silvestres na região da Grande Dourados
GERAL
PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore
NOVA ANDRADINA
Mãe de 16 anos mata filha de apenas 21 dias
DOURADOS
Um ano após pedido de demissão, ex-secretário de Délia retorna à prefeitura