Menu
Busca quinta, 14 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE E ESTÉTICA

Você sabe o que é melasma?

23 agosto 2019 - 09h51Por Esteticista Ariane V. Cavalcante
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.
 
Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). Pode ocorrer também o melasma extrafacial, com aparecimento das manchas escuras nos braços, pescoço e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo piora importante das manchas.   
 
 
Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings, microagulhamento, aplicações de luzes ou lasers. É importante lembrar, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Afinal, o melasma não tem cura, e sim, tratamento.
 
 
O ponto de partida para que o tratamento tenha efeito é a proteção contra os raios solares. As pessoas acometidas por melasma devem aplicar um filtro solar potente, físico e químico, com FPS alto nas regiões afetadas. Em especial, procurar por filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O conceito atual do tratamento de melasma considera que o uso de filtros ajuda a estabilizar os benefícios obtidos através dos tratamentos.
 
Com a orientação de um profissional qualificado e uma boa avaliação, pode-se tratar o melasma com cremes tópicos que contenham ativos específicos como clareadores, despigmentantes, inibidores da melanina, entre outros. Também pode-se associar o uso de nutricosméticos (cosméticos em cápsulas) com ativos clareadores que agem no melasma. Para potencializar esse tratamento e se obter resultados mais rápidos, o profissional pode fazer o uso de peelings químicos, peeling rose de mer,  microagulhamento ou lasers. 
 
Assim como todo tratamento, as sessões necessárias variam, de acordo com cada tipo de pele e a profundidade do melasma na estrtura da pele. O tratamento para melasma requer tempo e muita disciplina do paciente, para que se obtenha um resultado positivo e satisfatório. 
 
 
A maior prevenção para o melasma é a proteção solar. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível. Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.
 
Agende sua avaliação e tenha um protocolo personalizado para o seu tratamento (67)99830-8763.
 
Rua João Rosa Góes,710. Sala 04. Vila Progresso. CEP:79804-020. Dourados-MS
 
Instagram e Facebook 
 
 

Ariane Vincensi Simões Cavalcante 

Graduada em Estética e Cosmetologia, pela UNIDERP - Campo Grande/MS 
Pós Graduada em Saúde Estética, pela UNIGRAN – Dourados/MS 
Micropigmentadora, por Vânia Machado Centro de Beleza - São José/SC
Colorimetrista e Pigmentologista por Vânia Machado Centro de Beleza – São José/SC

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Trio suspeito de envolvimento em assaltos é preso com arsenal de guerra
POLÍTICA
Senador Nelsinho consegue R$ 4,5 milhões de recursos federais para MS
GAMELEIRA
Integrantes do PCC fazem motim e ameaçam ataques na Capital
ESPORTES
Divulgada a lista dos representantes de MS nas Paralimpíadas Escolares
Comerciante é condenado a prestar serviços comunitários por atirar em cliente
DOURADOS
Mesa redonda e encontro de mães marcam o Dia da Prematuridade no HU
BR-262
Polícia encontra dois corpos em carro incendiado às margens de rodovia
FERIADO
Coleta de lixo será suspensa no dia da Proclamação da República
Traficante brasileiro que liderava facção é expulso pelo Paraguai
CINEMA
Fernanda Montenegro descarta papel no filme 'Animais Fantásticos'

Mais Lidas

DOURADOS
Encontrado morto na PED dividia cela com 18 internos em ala comandada por facção
TRÂNSITO
Bêbado invade preferencial e deixa família ferida em Dourados
ENCOMENDADA
Quadrilha desarticulada tinha ordem de facção para roubar seis motos em Dourados
PURIFICAÇÃO
Preso, ex-secretário de Saúde é exonerado do cargo de coordenador do Samu