Menu
Busca segunda, 20 de maio de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Saiba que benefícios o corpo sente quando você para de tomar refrigerante

24 abril 2019 - 09h59Por M de Mulher

De forma bem direta, sem enrolar: o refrigerante é uma bebida nutricionalmente vazia.  Segundo os especialistas  Mariellen Emidio Figueroa (nutricionista), Thiago Giaconi (médico nutrólogo) e Bruno Takatsu (médico nutrólogo) e eles foram unânimes: o refrigerante não acrescenta nada à nossa saúde – pelo contrário, traz prejuízos de leves a perigosos.

“Eles não contribuem para suprir as necessidades nutricionais metabólicas do indivíduo e estudos mostram que o consumo de bebidas açucaradas está associado ao aumento de peso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas”, afirma Mariellen.
A nutricionista prossegue: “Além disso, o ácido fosfórico presente em algumas dessas bebidas prejudica a absorção de nutrientes, principalmente do cálcio, que é indispensável para a saúde óssea. O benzoato de sódio, um conservante comum em refrigerantes, está relacionado a alergias, como urticária, angioedema e asma, e à hiperatividade na infância. Em alguns, de coloração mais acentuada, é encontrado o corante caramelo IV, considerado potencialmente cancerígeno. E os aditivos químicos, como conservantes e adoçantes artificiais, também contribuem para aumentar a inflamação no organismo.”


Benefícios de abandonar o refrigerante


Ufa! Quanta informação pesada… Então agora vamos para o lado bom: os benefícios para a sua saúde quando você consegue abandonar o refrigerante – ou bebê-lo apenas de vez em quando, em uma ocasião social aqui, outra ali.

– Redução do risco de desenvolver diabetes

É provado por estudos acadêmicos que o consumo exagerado de açúcar pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Cada lata de refrigerante (cerca de 350 ml) tem aproximadamente 35 gramas de açúcar – o equivalente a sete colheres de chá de açúcar. Já dá para ter uma ideia do estrago se o consumo for diário.

– Redução do risco de câncer

Como foi explicado acima, os refrigerantes possuem em suas composições elementos químicos como corantes, acidulantes e aditivos em geral que aumentam a inflamação e o risco de desenvolvimento de câncer. Para que dar essa sopa para a má sorte?

– Melhora no funcionamento do intestino

O excesso de açúcar e de substâncias químicas presentes no refrigerante prejudica a função das bactérias benéficas da flora intestinal, que facilitam a digestão e a eliminação de toxinas, e favorece o crescimento das bactérias ruins, que podem “trancar” o intestino e enfraquecer a imunidade, levando à facilidade de adoecer. Os sucos e a água funcionam de modo exatamente oposto. Já sabe qual é a melhor escolha, não sabe? 

– Prevenção do envelhecimento precoce da pele

As substâncias artificiais dos refrigerantes – ou seja, praticamente toda a sua composição – aumentam a formação de radicais livres, que roubam oxigênio das células e levam ao envelhecimento precoce da pele. Já a água e os sucos têm nutrientes que combatem os radicais livres e protegem a pele continuamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Governo está aberto a mudanças na reforma da Previdência, diz relator
AO VIVO
Câmara julga denúncia de quebra de decoro parlamentar contra Idenor Machado; assista
TRÁFICO
Morador em Rondônia é preso na BR-463 com mais de 600kg de maconha
CAMPO GRANDE
Servidor público é alvo de golpe e criminosos fazem empréstimo de R$ 77 mil
FAMOSOS
Após troca de farpas, Anitta diz: "Não tenho tempo para assistir Sonia Abrão"
EDUCAÇÃO
Em MS 95 mil estudantes se inscreveram para o Enem
DOURADOS
Brigada realizará Páscoa dos Militares com celebrações religiosas
RESSOCIALIZAÇÃO
Blocos de cimento fabricados em presídio vão garantir calçamento a bairros de Aquidauana
PRESSÃO
Bolsonaro diz que sem reforma, faltará dinheiro para salários em 2024
EDUCAÇÃO
IFMS abrirá 80 vagas para cursos de graduação no 2º semestre

Mais Lidas

DOURADOS
Mulheres são presas ao tentar levar droga para maridos na PED
RODOVIÁRIA
Mulher é presa em Dourados com maconha que seria entregue no RS
DOURADOS
Guarda flagra adolescentes bebendo vodka durante a madrugada no Centro
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira