Menu
Busca terça, 15 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Saiba que benefícios o corpo sente quando você para de tomar refrigerante

24 abril 2019 - 09h59Por M de Mulher

De forma bem direta, sem enrolar: o refrigerante é uma bebida nutricionalmente vazia.  Segundo os especialistas  Mariellen Emidio Figueroa (nutricionista), Thiago Giaconi (médico nutrólogo) e Bruno Takatsu (médico nutrólogo) e eles foram unânimes: o refrigerante não acrescenta nada à nossa saúde – pelo contrário, traz prejuízos de leves a perigosos.

“Eles não contribuem para suprir as necessidades nutricionais metabólicas do indivíduo e estudos mostram que o consumo de bebidas açucaradas está associado ao aumento de peso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas”, afirma Mariellen.
A nutricionista prossegue: “Além disso, o ácido fosfórico presente em algumas dessas bebidas prejudica a absorção de nutrientes, principalmente do cálcio, que é indispensável para a saúde óssea. O benzoato de sódio, um conservante comum em refrigerantes, está relacionado a alergias, como urticária, angioedema e asma, e à hiperatividade na infância. Em alguns, de coloração mais acentuada, é encontrado o corante caramelo IV, considerado potencialmente cancerígeno. E os aditivos químicos, como conservantes e adoçantes artificiais, também contribuem para aumentar a inflamação no organismo.”


Benefícios de abandonar o refrigerante


Ufa! Quanta informação pesada… Então agora vamos para o lado bom: os benefícios para a sua saúde quando você consegue abandonar o refrigerante – ou bebê-lo apenas de vez em quando, em uma ocasião social aqui, outra ali.

– Redução do risco de desenvolver diabetes

É provado por estudos acadêmicos que o consumo exagerado de açúcar pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Cada lata de refrigerante (cerca de 350 ml) tem aproximadamente 35 gramas de açúcar – o equivalente a sete colheres de chá de açúcar. Já dá para ter uma ideia do estrago se o consumo for diário.

– Redução do risco de câncer

Como foi explicado acima, os refrigerantes possuem em suas composições elementos químicos como corantes, acidulantes e aditivos em geral que aumentam a inflamação e o risco de desenvolvimento de câncer. Para que dar essa sopa para a má sorte?

– Melhora no funcionamento do intestino

O excesso de açúcar e de substâncias químicas presentes no refrigerante prejudica a função das bactérias benéficas da flora intestinal, que facilitam a digestão e a eliminação de toxinas, e favorece o crescimento das bactérias ruins, que podem “trancar” o intestino e enfraquecer a imunidade, levando à facilidade de adoecer. Os sucos e a água funcionam de modo exatamente oposto. Já sabe qual é a melhor escolha, não sabe? 

– Prevenção do envelhecimento precoce da pele

As substâncias artificiais dos refrigerantes – ou seja, praticamente toda a sua composição – aumentam a formação de radicais livres, que roubam oxigênio das células e levam ao envelhecimento precoce da pele. Já a água e os sucos têm nutrientes que combatem os radicais livres e protegem a pele continuamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDESTRIANISMO
Cidade Universitária será palco da corrida do servidor em Dourados
BRASIL
Banco Pan, BMG e Bradesco lideram ranking de reclamações ao BC
FUTEBOL AMADOR
Duas equipes buscam ‘milagre’ na rodada de domingo do Interdistrital
IRREGULARIDADES
Polícia fecha abatedouros clandestinos e multa homens por crime ambiental
TRAGÉDIA
Prédio residencial desaba em bairro de classe média no Nordeste
AGRONEGÓCIO
Com estrutura diferenciada, evento reúne produtores para dia de palestras e negócios
FUTEBOL
Sete jogos fecham hoje 29ª rodada da Série B do Brasileirão
DOURADOS
Festival Douradense de Música tem "viagem" por ritmos brasileiros nesta terça
TRÁFICO
Paraguaios são presos após polícia encontrar cocaína em fundo falso de veículo
DOURADOS
Saúde e Educação devem ficar com mais de 50% do orçamento bilionário de 2020

Mais Lidas

DOURADOS
Comandante da Guarda manda recolher modelos de espingardas que causaram morte de homem
CORUMBÁ
Corpos de trabalhadores mortos em fazenda são levados para Guia Lopes
DOURADOS
Homem é espancado por grupo no Centro durante roubo
PEDRO JUAN
Motorista de aplicativo é morto com 15 tiros na fronteira