Menu
Busca segunda, 19 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE&ESTÉTICA

Prevenção de varizes e vasinhos

06 setembro 2017 - 09h38

As varizes e os vasinhos são veias das pernas incapazes de retornar o sangue para o coração por incapacidade de suas válvulas ou paredes e que acabam dilatadas. Quando pequenas, são chamadas vasinhos, que têm baixo risco de complicações. Já as varizes podem gerar desconforto, com inchaço, dores, coceira, úlceras e formação de coágulos, que podem se desprender e parar no pulmão. Os sinais de alerta para cuidar das varizes são sangramentos, formação de hematoma, que podem indicar rompimento das varizes.

Entre os mitos sobre a causa de varizes estão, além do salto alto, a depilação com cera quente e roupas justas. A depilação não causa o problema, mas é contraindicada para quem tem risco de sangramentos. Já a roupa mais justa não comprime a pele ao ponto de interferir na circulação e afetar as veias.

Gravidez e obesidade trazem riscos de varizes. A obesidade cria pressão positiva que dificuldade ainda mais o retorno do sangue das pernas para o coração. No caso da gravidez, há a liberação de hormônios que fazem as veias ficarem mais dilatadas.

Onde descansar as pernas cansadas?


Apesar de muita gente usar pufe e cadeira para isso, as pernas descansam mesmo quando estão em posição acima do coração. Ou seja, na rede ou elevadas na cama ou no sofá. Essa também é a posição para descansar as pernas antes de colocar meias de compressão.

Trombose

O cardiologista e consultor Roberto Kalil falou sobre a trombose no programa. Inchaço, vermelhidão, dor nas pernas são sintomas clássicos. Entretanto, metade dos brasileiros que tem trombose não tem esses sintomas.

A trombose pode ser causada por estase, ou seja, quando a pessoa passa muito tempo sentada em um avião, ou fica muito tempo parada depois de uma cirurgia. Também pode ser causada por um fator hormonal - o anticoncepcional, a longo prazo, prejudica a parede das artérias. Ou pode ser causada por alguma trombofilia, como o Fator V de Leiden.



Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Andressa Ferreira exibe barriguinha ao lado de Thammy Miranda: "Felicidade"
LEVANTAMENTO
Brasil tem 45 milhões de desbancarizados, diz pesquisa
MS
Seleção para professor com salário de até R$ 6 mil encerra inscrição hoje
FAMOSOS
Luana Piovani comemora vida de solteira e causa com revelação
POLÍTICA
Bolsonaro avalia indicações para PGR
INTERNACIONAL
Ministro da Fazenda da Argentina deixa cargo
ESPORTES
Seleção Sub-17: convocados para amistosos na Inglaterra em setembro
MS
Veículo pega fogo e fica totalmente destruído em acidente, na MS-276
MS
Motorista embriagado abandona carro no meio da rua com celular e pistola dentro
CULTURA
III Festival da Canção da UEMS será neste domingo em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Homem tem residência visitada por bandido e carro furtado
POLÍCIA
Homem é executado por pistoleiros em Ponta Porã
ACIDENTE
Carro na contramão bate em van da banda Sampa Crew e deixa 1 morto e vários feridos
DOURADOS
Polícia investiga causas de acidente com morte na BR-163