Menu
Busca terça, 19 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Inverno e mudanças alimentares, por Fernanda Viana de Carvalho

01 junho 2015 - 06h34

Os dias frios podem aumentar o apetite, por isso é preciso cuidar da alimentação para não aumentar também o peso na balança. A chegada do inverno acaba sendo uma tortura para aqueles que se preocupam em manter o peso ou estão em processo de emagrecimento.

Mas por que ocorre o aumento do apetite no frio? A explicação para o aumento do apetite é simples. Durante os dias mais frios, o corpo precisa manter-se aquecido para garantir que o organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, o corpo acaba gastando mais energia. Dessa forma, as necessidades energéticas são aumentadas, fazendo com que a fome aumente também. Portanto, é normal sentir mais fome no inverno. Consequentemente, as baixas temperaturas também trazem um maior apreço aos alimentos calóricos, tais como preparações gordurosas, sendo exemplo a feijoada, cremes e sopas acrescidas de creme de leite, queijos gordurosos, excesso de massas, bebidas alcoólicas, doces e entre outros.

Mas a orientação nutricional segue justamente o caminho inverso. Os meses mais gelados são ideais para quem quer entrar em forma (já que o gasto calórico é maior) e, para isso, basta escolher alimentos que auxiliam na sensação de saciedade, que fornecem baixa ingestão calórica e equilibrados nutricionalmente, dessa forma fica fácil em driblar a fome persistente.

Nessa fase, é importante fazer lanches intermediários para evitar o aumento do da fome quando a refeição chegar. Há também uma diminuição no consumo de saladas frias no inverno, então, o ideal é consumir verduras e legumes refogados em pouco óleo. Eles aquecem, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo. Utilizar legumes e verduras nas sopas, com carnes magras ou peito de frango sem pele é uma excelente opção. Para engrossar pode acrescentar fibras como farelo de trigo ou de aveia, e atenção aos carboidratos, não esquecer que batata, macarrão, arroz e mandioquinha são todos do mesmo grupo alimentar, escolher apenas um para acrescentar na sopa é o melhor caminho para alcançar uma refeição equilibrada.

Além disso, é fundamental conciliar uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos. Ainda, a hidratação é de extrema importância neste período, apesar da maioria das pessoas não sentirem tanta sede como em épocas mais quentes, consumir líquidos também é fundamental, para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, incluindo as associadas às vias respiratórias, por exemplo.

Por fim, beber líquidos, realizar uma alimentação equilibrada e não abrir mão da atividade física impede o aumento do peso na época fria do ano, para mais, é claro que ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável no inverno.

Especialização em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia, especializanda em Nutrição Esportiva - CRN3 27940. Escreve todas as segundas para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com*


Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTE
Funed conclui elaboração de calendário anual de atividades esportivas
APOSENTADORIA
Bolsonaro fará pronunciamento na TV para defender reforma da Previdência
PROJETO
UFGD seleciona shows musicais para o projeto Celebração 2019
CAMPO GRANDE
Júri é suspenso após advogada chorar e ameaçar suicídio
NOVA ANDRADINA
Adolescente que sufocou a filha de 28 dias fará tratamento psiquiátrico
RIO
Justiça nega indenização a Bolsonaro por declarações de Jean Wyllys
UEMS
Estão abertas as inscrições para Intercâmbio Sanduíche no Canadá
CAPITAL
Dupla em moto atira contra carro de autoescola; motorista é atingido
POLÍTICA
Câmara suspende decreto presidencial sobre sigilo de dados públicos
CAMPO GRANDE
Usuária de droga entrega filha de 2 anos ao ex-patrão e desaparece

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore
NOVA ANDRADINA
Mãe de 16 anos mata filha de apenas 21 dias
DOURADOS
Um ano após pedido de demissão, ex-secretário de Délia retorna à prefeitura