Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Inverno e mudanças alimentares, por Fernanda Viana de Carvalho

01 junho 2015 - 06h34

Os dias frios podem aumentar o apetite, por isso é preciso cuidar da alimentação para não aumentar também o peso na balança. A chegada do inverno acaba sendo uma tortura para aqueles que se preocupam em manter o peso ou estão em processo de emagrecimento.

Mas por que ocorre o aumento do apetite no frio? A explicação para o aumento do apetite é simples. Durante os dias mais frios, o corpo precisa manter-se aquecido para garantir que o organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, o corpo acaba gastando mais energia. Dessa forma, as necessidades energéticas são aumentadas, fazendo com que a fome aumente também. Portanto, é normal sentir mais fome no inverno. Consequentemente, as baixas temperaturas também trazem um maior apreço aos alimentos calóricos, tais como preparações gordurosas, sendo exemplo a feijoada, cremes e sopas acrescidas de creme de leite, queijos gordurosos, excesso de massas, bebidas alcoólicas, doces e entre outros.

Mas a orientação nutricional segue justamente o caminho inverso. Os meses mais gelados são ideais para quem quer entrar em forma (já que o gasto calórico é maior) e, para isso, basta escolher alimentos que auxiliam na sensação de saciedade, que fornecem baixa ingestão calórica e equilibrados nutricionalmente, dessa forma fica fácil em driblar a fome persistente.

Nessa fase, é importante fazer lanches intermediários para evitar o aumento do da fome quando a refeição chegar. Há também uma diminuição no consumo de saladas frias no inverno, então, o ideal é consumir verduras e legumes refogados em pouco óleo. Eles aquecem, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo. Utilizar legumes e verduras nas sopas, com carnes magras ou peito de frango sem pele é uma excelente opção. Para engrossar pode acrescentar fibras como farelo de trigo ou de aveia, e atenção aos carboidratos, não esquecer que batata, macarrão, arroz e mandioquinha são todos do mesmo grupo alimentar, escolher apenas um para acrescentar na sopa é o melhor caminho para alcançar uma refeição equilibrada.

Além disso, é fundamental conciliar uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos. Ainda, a hidratação é de extrema importância neste período, apesar da maioria das pessoas não sentirem tanta sede como em épocas mais quentes, consumir líquidos também é fundamental, para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, incluindo as associadas às vias respiratórias, por exemplo.

Por fim, beber líquidos, realizar uma alimentação equilibrada e não abrir mão da atividade física impede o aumento do peso na época fria do ano, para mais, é claro que ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável no inverno.

Especialização em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia, especializanda em Nutrição Esportiva - CRN3 27940. Escreve todas as segundas para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com*


Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Prefeitura sanciona lei que autoriza gestão associada do serviço de saneamento básico entre Município e Estado
CAMPO GRANDE
Jovem que matou cão a facadas recebe ameaças de morte
RESGATE
Iguana é capturada em residência no centro de Coxim; veja o vídeo
BENEFÍCIOS
Projeto “MP - Social” é lançado em Dourados
CRIME AMBIENTAL
Produtor é multado em R$ 135 mil por desmatamento e exploração de madeira
BRASIL
Gustavo Montezano toma posse na presidência do BNDES
CONSUMIDOR
Preço da gasolina se mantém estável em Dourados
A DONA DO PEDAÇO
Camilo ameaça Vivi e ela joga sucesso na sua cara
ATENDIMENTO MÉDICO
Dourados e mais duas cidades recebem ‘Cassems Itinerante’ nos próximos dias
BRASIL
Toffoli suspende processos que contêm dados sem autorização judicial

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano