Menu
Busca sábado, 17 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
SAÚDE

Inhame: bons motivos para incluí-lo na alimentação

25 setembro 2017 - 06h45

O inhame é energético, sendo importante fonte de carboidrato, devido a isso pode ser substituto do carboidrato das refeições principais (almoço ou jantar), além de ser usado na preparação de sopas, suco ou ainda, consumido como um aperitivo (chips assado) saudável e gostoso. E o melhor de tudo: é um alimento que pode oferecer muitos benefícios à saúde. Confira!

Esse tubérculo é fonte de vitaminas do complexo B, essenciais para a geração de energia pelo corpo; e manganês, mineral fundamental para a saúde de ossos e dentes, o inhame é rico também em magnésio, essencial para o funcionamento adequado dos músculos; e vitamina C, que reforça o sistema de defesas do corpo e tem ação antioxidante.

Alem disso, um estudo da realizado com o alimento, verificou que o consumo regular de inhame contribui com a ingestão de compostos fenólicos, importantes antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres produzidos pelo corpo humano em situação de estresse, que podem levar a danos à saúde. Ainda, podem apresentar ação cardioprotetora, auxiliar na diminuição dos riscos celulares, além de estimular a circulação sanguínea e o sistema de defesa do corpo.

Então a dica é: consuma inhame! Para a sua aquisição, no momento da compra, o mesmo deve estar firme. Se algumas partes dele estiverem amolecidas, ou com pequenos "brotos", provavelmente ele já não esta bom para o consumo. Deve ser mantido em local seco e arejado (não necessariamente na geladeira), pois altera o paladar e dura até 10 semanas se armazenado corretamente.

Para o seu preparo, ele cru, fica ótimo na forma de salada, ralado, temperado com azeite, limão e pouco sal. Pode também ser adicionado em sucos de frutas (ralar ou picar, e depois bater no liquidificador). Já na forma cozido, em sopas, carnes, purês, pães, bolos, tortas, patê. Tem ainda quem use a farinha de inhame, feita com a casca e tudo, em substituição à farinha comum, para fazer pães por exemplo.

Portanto, com criatividade, o consumo do inhame pode aumentar o sabor das preparações, a energia do dia a dia e ajudar na manutenção da saúde. Inclua o inhame na próxima lista de compras e experimente este tubérculo!

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com*

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Tatiele Poliana exibe tanquinho trincado em clique de biquíni
MARACAJU
Jovem é presa na MS-164 tentando levar droga para o Mato Grosso
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
CORUMBÁ
Casamento comunitário terá casais homoafetivos pela primeira vez
CRESCIMENTO
Colheita de cana-de-açúcar soma 2,2 milhões de toneladas em outubro
RURAL
Pequenos produtores de Itaporã aderem à agricultura de precisão
LEICEMIA
Criança de 1 ano precisa de doação de sangue e plaquetas
ODEBRECHT
PGR pede prorrogação de inquérito contra Aécio Neves no Supremo
UFGD
Estudantes estrangeiros podem concorrer a bolsas pelo projeto Milton Santos
ECONOMIA
Estudantes poderão renovar contratos do Fies até o dia 23

Mais Lidas

DOURADOS
Carro fica submerso em túnel alagado e homem precisa quebrar o vidro para sair
DOURADOS
Chuva forte deixa ruas e até rodoviária alagada
DOURADOS
Guarda encontra pé de maconha cultivado por usuários em mata
TRÁFICO
Mulher é presa em Dourados com maconha e haxixe escondidos em painel de carro blindado