Menu
Busca domingo, 23 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
SAÚDE

Consumo de sal x doenças, por Fernanda Viana de Carvalho

06 julho 2015 - 06h34

O sal (cloreto de sódio) é o componente essencial para dar sabor aos alimentos, e contribui para a regulação osmótica dos fluidos, atuando na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Mas, apesar de ter papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, o consumo abusivo do sal de cozinha pode trazer problemas à saúde. A recomendação de consumo máximo diário de sal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de cinco gramas por pessoa/dia. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado.

O excesso de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. Uma pessoa com níveis elevados de sódio ou baixos de potássio pode desenvolver pressão alta, fator que aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.

Atualmente quase todos os produtos, possuem sal em sua composição, os alimentos processados e industrializados são os que contêm maior quantidade, não só pela adição de sódio, mas também pela adição de diversos conservantes necessários à modificação de suas propriedades.

A quantidade de sódio presente nos alimentos está descrita no rótulo, porém, muitas vezes essa informação não se dá de forma clara, o que dificulta a compreensão de que a quantidade informada de sódio corresponde a uma porção do produto, descrita em medida caseira.

Uma das maneiras mais práticas de diminuir o consumo de sódio é observar as informações nutricionais no verso das embalagens ao comprar alimentos industrializados. Se a quantidade for superior a 400mg em 100g do alimento, é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde. É recomendável sempre escolher aquele que apresentar menos sódio.

Recomenda-se também reduzir a quantidade de sal no preparo da comida, pode-se substituí-lo por outros condimentos, sendo melhor utilizar ervas aromáticas, alho, cebola, pimenta, limão, vinagre e azeite para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos. O uso de temperos industrializados também deve ser evitado, pois contém alto ter de sódio, dicas como retirar o saleiro da mesa, experimentar os alimentos antes de adicionar mais sal e priorizar os alimentos naturais funcionam quando a intenção é reduzir o sódio dos alimentos.

Engana-se quem pensa que os alimentos ficarão sem graça e sem sabor quando se reduz o sal. O paladar adapta-se facilmente e o que parecia sem sal ou sem sabor passa a ter novos sabores até então desconhecidos. Assim, o sabor do próprio alimento acaba sendo descoberto e valorizado.

A dica é: para prevenir futuras doenças, reduza o consumo de alimentos industrializados, diminua a adição do de sal de cozinha nos alimentos e aumente o consumo de alimentos naturais e frescos.

Especialização em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia, especializanda em Nutrição Esportiva - CRN3 27940. Escreve todas as segundas para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com*


Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa por tráfico e por alterar a cena do crime
POLÍTICA
Bolsonaro recebe alta de UTI semi-intensiva em hospital de São Paulo
ESPORTES
Cena e Seduc decidem neste domingo o Estadual Sub-17
BRASIL
Celulares irregulares serão notificados a partir deste domingo
LOTERIA
Aposta única de Itaguara (MG) acerta as seis dezenas e fatura R$ 21,7 milhões
UAU
Mariana Rios amostra corpo sequinho de biquíni em dia de piscina
UFGD
Com mais de 1.200 trabalhos inscritos, Enepex começa terça-feira
FRONTEIRA
Polícia apreende mais de R$ 300 mil em eletrônicos em para-choque
ELEIÇÕES 2018
Campanha de Delcídio divulga Nota sobre impugnação de candidatura
CAMPO GRANDE
Mulher é presa com carregador e 20 chips nas partes intimas em presídio

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem foi espancada até a morte no Pelicano
DOURADOS
Jovem é encontrada morta no Jardim Pelicano
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação conjunta prende cinco Policiais Rodoviários Federais em MS
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de contrabando