Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Consumo de sal x doenças, por Fernanda Viana de Carvalho

06 julho 2015 - 06h34

O sal (cloreto de sódio) é o componente essencial para dar sabor aos alimentos, e contribui para a regulação osmótica dos fluidos, atuando na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Mas, apesar de ter papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, o consumo abusivo do sal de cozinha pode trazer problemas à saúde. A recomendação de consumo máximo diário de sal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de cinco gramas por pessoa/dia. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado.

O excesso de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. Uma pessoa com níveis elevados de sódio ou baixos de potássio pode desenvolver pressão alta, fator que aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.

Atualmente quase todos os produtos, possuem sal em sua composição, os alimentos processados e industrializados são os que contêm maior quantidade, não só pela adição de sódio, mas também pela adição de diversos conservantes necessários à modificação de suas propriedades.

A quantidade de sódio presente nos alimentos está descrita no rótulo, porém, muitas vezes essa informação não se dá de forma clara, o que dificulta a compreensão de que a quantidade informada de sódio corresponde a uma porção do produto, descrita em medida caseira.

Uma das maneiras mais práticas de diminuir o consumo de sódio é observar as informações nutricionais no verso das embalagens ao comprar alimentos industrializados. Se a quantidade for superior a 400mg em 100g do alimento, é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde. É recomendável sempre escolher aquele que apresentar menos sódio.

Recomenda-se também reduzir a quantidade de sal no preparo da comida, pode-se substituí-lo por outros condimentos, sendo melhor utilizar ervas aromáticas, alho, cebola, pimenta, limão, vinagre e azeite para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos. O uso de temperos industrializados também deve ser evitado, pois contém alto ter de sódio, dicas como retirar o saleiro da mesa, experimentar os alimentos antes de adicionar mais sal e priorizar os alimentos naturais funcionam quando a intenção é reduzir o sódio dos alimentos.

Engana-se quem pensa que os alimentos ficarão sem graça e sem sabor quando se reduz o sal. O paladar adapta-se facilmente e o que parecia sem sal ou sem sabor passa a ter novos sabores até então desconhecidos. Assim, o sabor do próprio alimento acaba sendo descoberto e valorizado.

A dica é: para prevenir futuras doenças, reduza o consumo de alimentos industrializados, diminua a adição do de sal de cozinha nos alimentos e aumente o consumo de alimentos naturais e frescos.

Especialização em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia, especializanda em Nutrição Esportiva - CRN3 27940. Escreve todas as segundas para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com*


Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Prefeitura sanciona lei que autoriza gestão associada do serviço de saneamento básico entre Município e Estado
CAMPO GRANDE
Jovem que matou cão a facadas recebe ameaças de morte
RESGATE
Iguana é capturada em residência no centro de Coxim; veja o vídeo
BENEFÍCIOS
Projeto “MP - Social” é lançado em Dourados
CRIME AMBIENTAL
Produtor é multado em R$ 135 mil por desmatamento e exploração de madeira
BRASIL
Gustavo Montezano toma posse na presidência do BNDES
CONSUMIDOR
Preço da gasolina se mantém estável em Dourados
A DONA DO PEDAÇO
Camilo ameaça Vivi e ela joga sucesso na sua cara
ATENDIMENTO MÉDICO
Dourados e mais duas cidades recebem ‘Cassems Itinerante’ nos próximos dias
BRASIL
Toffoli suspende processos que contêm dados sem autorização judicial

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano