Menu
Busca domingo, 25 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
ESTÉTICA

Conheça o sabonete de limpeza ideal para cada tipo de pele

18 junho 2019 - 09h53Por Terra
Por conta dos fatores externos, como a poluição e a ação nociva dos raios ultravioleta, muitas pessoas carregam no nécessaire sabonetes de limpeza profunda que prometem deixar a pele hidratada e livre de impurezas por mais tempo. No entanto, para garantir que a ação deste famoso cosmético seja realmente eficaz é fundamental que ele seja específico para cada tipo de cútis e formulado com princípios ativos especiais.
 
Isso porque, apesar de ter como principal função a limpeza profunda do rosto, o item de beleza inadequado pode remover a camada de gordura e ainda causar irritações, aspereza e até desidratação. Por isso, antes de adquirir o cosmético para deixar sua pele com brilho natural, conheça os tipos de sabonetes disponíveis no mercado, específicos para cada derme.
 
Pele normal
 
Com textura fina e superfície macia, a pele normal é a mais invejada entre as pessoas vaidosas, graças ao pH equilibrado que dificulta o desenvolvimento de problemas  como acne e manchas. Por isso, quem tem a sorte de desfilar com este tipo de cútis deve abusar dos sabonetes mais perfumados, feitos à base de alantoína ou cânfora - substâncias responsáveis por manter a oleosidade sob controle.
 
“O recomendado é aplicar o produto duas vezes por dia e sempre hidratar a cútis após a higienização”, afirma Rafael Ferreira, cosmetólogo da Clinica de Estética I-Mezzo, de São Paulo.
 
Pele oleosa
 
Durante a estação mais quente do ano, as glândulas sudoríparas - responsáveis pela produção de suor - são mais estimuladas e deixam a cútis com aspecto oleoso. No entanto, uma forma de reverter o quadro é lavar a pele com sabonete específico e formulado com hamamélis e própolis (substâncias capazes de diminuir o excesso de gordura), apenas uma vez por dia, logo pela manhã.
 
“À noite, o indicado é passar uma loção tônica adstringente para remover todos os resíduos do rosto, pescoço e colo. No dia seguinte, a dica é lavar as áreas com o tipo de cosmético recomendado”, avalia Katleen Conceição, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
 
Além disso, é fundamental não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia para evitar o famoso efeito rebote, responsável por deixar a pele ainda mais engordurada e com aparência suja.
 
Pele seca
 
Causado pelo clima seco ou pelo excesso de banho quente, o ressecamento cutâneo envelhece a pele e ainda remove seu brilho natural. O problema, porém, pode ser amenizado com a utilização de sabonetes hidratantes, feitos com extrato de semente de uva, lanolina, manteiga de karité e óleo de amêndoas, que prometem manter a derme nutrida e com aspecto saudável. O produto de beleza deve ser aplicado apenas duas vezes por dia sobre as regiões mais afetadas pelos fatores ambientais.
 
Pele mista
 
Combinação nada agradável para homens e mulheres, a pele mista é uma mistura da cútis seca com a oleosa que pode causar confusão na hora de comprar o sabonete ideal. Por isso, para não errar, o indicado é adquirir somente produtos específicos para a cútis seca ou oleosa, além de sempre hidratá-la após a higienização.
 
“Quem tem a pele mista também pode aplicar um tônico facial adstringente na ‘zona T’ do rosto e, em seguida, usar o sabonete específico para a cútis seca. Desta forma, evita-se que a pele sofra durante as estações muito quentes ou frias”, recomenda Rafael.
Pele sensível
 
Considerada a mais frágil dentre todos os outros tipos de pele, a cútis sensível fica vermelha com frequência e pode até desenvolver dermatites (alergias), o que requer o uso somente de sabonetes específicos, feitos sem muitos ativos. Além disso, a cútis deve ser higienizada apenas duas vezes por dia e jamais lavada com outro tipo de produto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Idosa capota veículo em acidente na Capital
CAMPO GRANDE
Homem furta caminhão carregado de grama em viveiro de mudas
RIO BRILHANTE
Família encontra mulher morta após vítima passar mal durante a noite
FUTEBOL
Brasileirão promete fortes emoções neste domingo; confira os jogos
LUTO
Atriz e escritora Fernanda Young morre aos 49 anos
CAMPO GRANDE
Incêndio atinge 200 metros de mato em área ao lado do aterro sanitário
RURAL
País desenvolve tecnologia para lavouras mais resistentes ao calor
TRÊS LAGOAS
Carro dos Correios é furtado em MS enquanto motorista entregava provas do Encceja
DOURADOS
Adolescente pede socorro e leva Guardas até casa onde droga era comercializada
DOURADOS
Ladrão é preso após mulher denunciar furto em obra na região do Izidro Pedroso

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
Após “falsa corrida”, motorista de aplicativo tem carro levado por bandido que se envolve em acidente e é preso
HOSPITAL DA VIDA
Órgãos de jovem que morreu em acidente são captados e levados para quatro cidades
POLÍCIA
Mulheres são presas por tráfico em Dourados