Menu
Busca sexta, 21 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
ESTÉTICA

Como escolher a maquiagem ideal para a pele sensível

01 junho 2015 - 12h52

Vogue

A rotina de skincare é importante: ela não só prepara a pele para a maquiagem, mas também mantém a cútis bem cuidada e hidratada. Porém, antes de se perder nas prateleiras com tônicos, adstringentes e secativos, é importante conhecer a sua pele. No caso da pele sensível, o cuidado é redobrado. Conversamos com especialistas sobre o assunto e eles revelaram dicas valiosas. Confira!

COMO IDENTIFICAR?

Segundo a dermatologista Maria Bussade, as peles sensíveis são mais comuns em pacientes atópicos, que têm rinite, bronquite e alergias desde a infância. “Este tipo de pele tende a ser hiper-reativa, ficando avermelhada ou descamada com muita facilidade, além de não tolerar extremos de temperatura e alterações de umidade”, explica.

COMO ESCOLHER A MAQUIAGEM

Sem fragrâncias e sem conservantes

O cosmetólogo Maurício Pupo sugere escolher maquiagens hipoalergênicas, livres de fragrâncias e parabenos, um tipo de conservante geralmente responsável por 40% da composição dos cosméticos. Além disso, o produto deve ser novo.

“Por mais que ele esteja dentro do prazo de validade, olhe a data de fabricação. Não recomendo estar muito distante dela, já que alguma substância pode ter sofrido uma mudança química durante esse tempo e pode provocar uma reação na pele sensível”, explica.

Testados dermatologicamente

Todos os produtos cosméticos devem ser dermatologicamente testados, o que significa que 60 voluntários ficaram em observação com o produto e ninguém teve reação. “Se apenas uma pessoa mostrar qualquer tipo de reação, o produto não pode ir para o mercado”, reforça o cosmetólogo.

Maquiagens à base de óleo vegetal

As maquiagens tradicionais são feitas com base de óleos mineiras, derivados do petróleo, e são mais difíceis de remover. “Por conter contaminantes, estes produtos costumam ser de longa duração ou à prova d'água, o que não é indicado para a pele sensível”, conta. “Já as makes com óleo vegetal em sua composição, contam com propriedades suavizantes, capazes de tranquilizar a pele”.
Líquida ou em pó?

As maquiagens em pó são mais sequinhas e tendem a dar mais certo para as peles sensíveis. “A composição de um pó compacto é muito mais simples do que um cosmético líquido que leva muito componentes, inclusive os óleos.”, explica Pupo.

CUIDADOS COM A PELE


O preparo

Antes de aplicar a maquiagem, lave o rosto com água em temperatura ambiente - nem quente, e nem fria demais - e hidrate a pele. “Dê preferência para o uso de tônicos neutros ou águas termais, deixando o rosto secar sozinho”, sugere a dra. Maria Bussade.

Limpe pincéis e esponjas

Fique atenta com seus pincéis e esponjas, eles devem ser limpos toda vez que for aplicar uma maquiagem no rosto. “Ao reaplicar um pó na esponja e passar novamente no rosto,ela pode estar contaminada ou conter resíduos de pele, que levam a irritações”, alerta a dermatologista.

Demaquilante sem álcool

Maurício Pupo chama a atenção para a escolha do demaquilante: "Muitas vezes, são eles os maiores vilões para a pele sensível". Estes produtos são feitos para remover substâncias da rosto, portanto possuem uma composição mais forte, com substâncias detergentes. Opte por os que não tenham álcool.

“O álcool é, de fato, mais suave do que o sulfato de sódio (que está no sabote e no shampoo), mas, em uma pele sensível, irá provocar ressacamento e formigamento”, completa. Os adstringentes não são indicados também, muitos contém ácido na fórmula.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TV
Fátima Bernardes nega boatos de ter reformado casa do agressor de Jair Bolsonaro
BRASIL
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
FRONTEIRA SEGURA
Ação conjunta apreende 40kg de maconha em Ponta Porã
AMISTOSOS
Tite convoca seleção com quatro novidades para próximos compromissos
ELEIÇÕES 2018
Instituto Ranking: Reinaldo 21,33%; Odilon 18,48% e Mochi 10,33%
ESTADO
Edital do Pnae para compra de hortifruti em Dourados é aberto
APÓS INCÊNDIO
MEC libera R$ 8,9 milhões para obras emergenciais no Museu Nacional
FUTEBOL
Trio de MS apita duelo da Série B nesta sexta
ARTIGO
Perdoar, sim
FRONTEIRA SEGURA
Exército e órgãos de segurança colocam 700 homens para combater crimes na fronteira de MS

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia fecha entreposto de drogas e prende três no Jardim Colibri
DOURADOS
Esquema começou há 1 ano e maconha era armazenada em pneus
DOURADOS
PF apreende mais de 150 quilos de cocaína na Guaicurus
IVINHEMA
Mecânico morre ao ficar preso em cardan de caminhão